quarta-feira, abril 12, 2006

Jornal do Brasil adota formato tablóide

Estréia nesta quinta-feira, dia 13, a campanha assinada pela Salles Chemistry (Grupo Publicis) para anunciar mudanças no Jornal do Brasil, que no domingo completa 115 anos. A principal novidade é que o periódico passará a circular com dois formatos, o tablóide berliner (parecido com o formato da edição impressa de Meio & Mensagem) para os exemplares vendidos em banca, e standard (o formato tradicional) para aqueles enviados aos assinantes.

O objetivo é aumentar a audiência do jornal, hoje na casa dos 60 mil exemplares durante a semana (90 mil aos domingos), mantendo o foco no público classe A, num confronto direto com o concorrente O Globo. O JB também vai ampliar a cobertura dos assuntos locais, para reforçar seu posicionamento no Rio de Janeiro. As novidades foram apresentadas nesta segunda-feira, dia 10, ao mercado publicitário paulista.

O projeto, criado pela equipe do próprio jornal, inclui mudanças também no site JBonline, com o lançamento de blogs e ampliação da participação dos leitores, bem como a criação de uma webTV (canal de TV na internet). Além disso, foram fechados dois acordos para distribuição do conteúdo para telefones celulares.

O novo JB que chega às bancas no domingo é produto de um processo que, ao longo dos últimos meses, promoveu a reestruturação da empresa, incluindo mudança da sede (agora no centro do Rio de Janeiro) e da gráfica (antes era impresso na gráfica do grupo O Dia). O jornal está há cinco anos sob o comando da Editora JB, que controla ainda o diário econômico Gazeta Mercantil e a revista de negócios Forbes, além do site InvestNews.

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