quinta-feira, setembro 18, 2008

Instituto Bola Pra Frente realiza o 7º Meeting de Responsabilidade Social

Evento acontece na sede do Instituto e promove palestras com especialistas em temas como Esporte Social, Tecnologia Social, avaliação de impacto e incentivos fiscais.

Para atender à crescente demanda por informações atualizadas sobre Responsabilidade Social e Terceiro Setor, o Instituto Bola Pra Frente criou há sete anos e organiza anualmente o Meeting de Responsabilidade Social. O evento terá a sua sétima edição na sede do Instituto, em Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro, nos dias 17, 18 e 20 de setembro de 2008 - respectivamente quarta, quinta e sábado.

O Meeting de Responsabilidade Social reúne diariamente 200 representantes de empresas de grande e médio portes, de diversos segmentos do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil, para debater questões como Esporte Social, Tecnologia Social, cidadania empresarial, marketing ligado a causas, casos de sucesso, incentivos fiscais e avaliação de resultados e impacto social.

No dia 17 de setembro, o Meeting trará palestras sobre Tecnologia Social (reaplicação de programas sociais bem-sucedidos) e avaliação de impacto social, contando com especialistas como Irma Passoni, do Instituto da Tecnologia Social; Fernando Tenório, da Fundação Getulio Vargas; Sergio Tavares, do Instituto Muda Mundo; Maria Cecília Prates, consultora em avaliação de projetos sociais, dentre outros. No dia 18 de setembro, para debater o tema Esporte Social e incentivos fiscais, o evento terá palestras de Alcides José Scaglia, da Universidade do Futebol; Alcino Reis Rocha, presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte; Luiz Fernando Rodrigues, da Chevron, dentre outros.

Além das palestras, o Meeting traz apresentações artísticas dos educandos do Bola Pra Frente, com a participação especial de atletas profissionais, jornalistas e artistas. O tema anual do Instituto, que permeará todo o evento é “Pelo direito de competir. Pelo dever de se superar”, uma reflexão sobre direitos e deveres, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, que tem os Jogos Olímpicos de Pequim como eixo condutor.

Nas edições anteriores, o Meeting de Responsabilidade Social do Instituto Bola Pra Frente teve palestrantes como Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Cristóbal Jóry, assessor especial da ONU em Esporte para o Desenvolvimento e a Paz na América Latina e Caribe; o diretor regional para América Latina e Caribe do UNICEF, Nils Kastberg; os jornalistas Pedro Bial, Fátima Bernardes, Paulo Henrique Amorim e Amélia Gonzalez, editora do caderno Razão Social, do jornal O Globo; além de representantes de instituições como UNESCO, Instituto Ethos, GIFE, CONFEF, FIRJAN, Instituto Ayrton Senna, Fundação Getulio Vargas, UERJ, entre outras.

Programação do 7º Meeting de Responsabilidade Social:

Dia 17 de setembro (quarta-feira, das 8 às 17 horas)
Tema: Tecnologia Social
Palestras, painel de debates e Oficina de Avaliação de Resultados e Impacto Social

Dia 18 de setembro (quinta-feira, de 8h às 17h)
Tema: Esporte Social
Palestras, painel de debates e Oficina de Incentivos Fiscais

Dia 20 de setembro (sábado, de 9h às 13h)
Tema: Palestra especial sobre Cidadania Corporativa e painel experiências de empresas

Inscrições gratuitas e limitadas.

Local do evento
Av. Sargento Isanor de Campos, 401 - Guadalupe
21670-220 - Rio de Janeiro - RJ
Tels: (55 21) 3018-5858 2458-0106 9345-4444 2458-0114
Telefax: (55 21) 3359-5586

Transfer e alimentação incluídos.

Entrada: dois cadernos e uma resma de papel A4 reciclado.
Inscrições:
www.bolaprafrente.org.br/meeting

Mobiliário produzido por educandos é sensação no Núcleo de Cidade Alta

Jovens do projeto Fazendo Arte, patrocinado pela Shell, expõem o mobiliário urbano “Tijolo Vivo” na entrada do núcleo de Cidade Alta da ACB/RJ. Projetado pelo educador Pablo Alves, a instalação se aproveita do espaço e une a pintura tradicional sobre uma superfície do tijolo como escultura. Praticamente todas as pessoas que visitam o campus comentam sobre o trabalho que pode ser visto na entrada do Prédio I.

O mobiliário “Tijolo Vivo” se baseia na idéia de uma exposição flexível, para uma escola ou o campus, diferente da tradicional de quadros, que exigiria uma preparação do espaço.

- Levando em consideração a irreverência do jovem, imaginei uma exposição-intervenção aproveitando os espaços e seu potencial, independente de qual seja – explica Pablo Alves educador do projeto.

A escolha do tijolo como suporte para as atividades se deu pela necessidade de uma forma que não exigisse grande preparo na construção de um espaço expositivo. Por ser um elemento muito comum, se destacando em comunidades o tijolo é tratado apenas como matéria a ser utilizada.

Jairo Cabral Rodrigues, educando do Projeto Fazendo Arte produziu algumas peças que integram o mobiliário. “Foi bom fazer este trabalho! Meu tijolo é uma onda em verde e azul. Acho legal saber que as pessoas estão elogiando meu trabalho” comentou o educando.

Para Rogério Máximo, coordenador do núcleo de Cidade Alta, a instalação vem de encontro ao planejamento do projeto Fazendo Arte que, em breve, vai produzir telas relatando o cotidiano das comunidades do Rio de Janeiro para a exposição “Mostra de Arte da Comunidade”.

- Incentivamos o trabalho criativo dos jovens e com este projeto a exposição foi facilitada. Reconhecemos o aumento da auto-estima de cada um ao ver seus trabalhos expostos sendo elogiados - explica o Coordenador do Núcleo de Cidade Alta, Rogério Máximo.

Como manter-se jovem e mais feliz - porque feliz todos nós já somos!

1. Experimente de tudo duas vezes.
Na lápide de Madams (de 'Whelan's and Madam') ela diz que gostaria de ter o seguinte epitáfio: Experimentei de tudo em dobro... amei as duas vezes!

2. Mantenha apenas os amigos alegres.
Os tristes te deprimem. (tenha isso em mente e certifique-se que você não é um desses depressivos;)

3. Continue aprendendo: aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, qualquer coisa. Nunca deixe o cérebro desocupado. 'Uma mente vazia é o ambiente propício para instalação do mal.'
E o nome desse mal é Alzheimer!

4. Curta as coisas simples.

5. Ria com freqüência, em alto e bom som. Ria até perder o fôlego. E se você tiver um amigo que te faça rir, procure estar bastante tempo na companhia dele/dela.

6. Se vierem lágrimas: Resista, recupere-se e siga em frente. A única pessoa que está com você a tua vida inteira é você mesmo.
VIVA enquanto estiver vivo!

7. Cerque-se de coisas que você ama: não importa se é sua família, seus amigos, seus animais de estimação, música, plantas, hobbies, o que quer que seja.
Sua casa é seu refúgio!

8. Cuide da sua saúde: se ela está bem, preserve-a. Se está instável, melhore-a.
Se está além das tuas possibilidades fazê-la melhor, procure ajuda.

9. Não vá a lugares onde não se sinta bem. Saia para ir ao shopping, mesmo que seja num outro bairro, numa outra cidade, mas NÃO vá a lugares que te deprimam.

10. Às pessoas que você ama, diga que as ama, sempre que tiver oportunidade.

11. Perdoe aqueles que te fizeram chorar. Você pode não ter uma segunda chance para fazer isso.

E se você não passar isto para pelo menos 4 pessoas... quem se importa?
Mas seria legal você compartilhar isto com alguém . O tempo perdido nunca mais poderá ser encontrado!

Xingu volta a respirar com campanha de reflorestamento

Com o sucesso da campanha de cidadania - 'Y Ikatu Xingu, iniciada em outubro 2007 pela rede Yázigi de idiomas em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), a região beneficiada começa a colher frutos. Mas ainda há muita coisa a ser feita! Afinal, as devastações causaram sérios danos ao longo dos anos e o desmatamento ainda é existente.

O objetivo é conscientizar e sensibilizar os alunos e a sociedade sobre a questão do aquecimento global e suas conseqüências. No decorrer da mobilização, foram arrecadadas mais de 31000 mudas de árvores, plantadas nas áreas devastadas das cidades próximas à cabeceira do rio, para recuperar as nascentes e as matas da beira do Xingu.

A iniciativa da campanha surgiu após o monitoramento da região indicar o avanço em grande velocidade do desmatamento. A depredação da natureza atingia também a margem do rio, poluindo, gerando corrosão, diminuindo a profundidade das áreas mais profundas, matando os animais, alterando o curso e até mesmo secando áreas antes bem irrigadas.

A campanha de cidadania - 'Y Ikatu Xingu mobilizou a rede Yázigi de idiomas em todo o Brasil, que somou esforços com o ISA. O grande foco foi sensibilizar a sociedade numa ação concreta de mudança de atitude.

O diretor-geral da rede Yázigi de idiomas, Alexandre Gambirásio Silva, enfatiza: "A participação ativa de nossos alunos foi fundamental para consolidar a proposta educacional da Rede, que visa à formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. Por isso, toda a campanha passou primeiramente pela sala de aula".

Sobre o Yázigi Internexus
Com 4,5 mil funcionários e 380 escolas por todo o Brasil, o Yázigi Internexus ensina inglês e espanhol para mais de 160 mil alunos anualmente. Primeiro sistema de franquia de serviços do país, com 57 anos de atuação, a empresa possui 16 Selos de Qualidade ABF (Associação Brasileira de Franchising) e conquistou o selo de qualidade da International Franchising Association (IFA).
Desde 2004, o Yázigi é premiado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e, em 2006, foi eleita a "Melhor Franquia do Brasil", entre todas as categorias participantes. Com tradição no desenvolvimento de projetos de cunho social e cultural a empresa desenvolveu nos últimos anos projetos em parceria com instituições como: SOS Mata Atlântica, Fundação Abrinq, Instituto Akatu, Fundação Ford, Ashoka Empreendedores Sociais, Transparência Brasil e Instituto Ethos.

Sobre o ISA
O Instituto Socioambiental (ISA) é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
Fundado em 1994 para propôr soluções integradas a questões sociais e ambientais, o ISA tem como objetivo defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. A organização privilegia ações que articulem projetos de caráter demonstrativo, campanhas e programas de trabalho e parceria, combinando diversas modalidades e níveis de atuação, desde o local, ao regional, ao nacional e ao global. Atua em todo o Brasil, em especial na região do Rio Negro (AM), no Xingu (MT), no Vale do Ribeira (SP) e na questão dos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo.

Santos e Fluminense irão aderir à Campanha de Acessibilidade

Os clubes brasileiros continuam "seguindo essa idéia". A exemplo do Botafogo de Futebol e Regatas, agora é a vez do Santos Futebol Clube e do Fluminense Futebol Clube aderirem à Campanha da Acessibilidade. A adesão será no dia 11 de setembro, às 18:30 horas, na sede do Santos.

No domingo, 14 de setembro, às 18:10 horas, na Vila Belmiro, dois times entrarão em campo para a partida Santos X Fluminense, acompanhados de crianças, adolescentes e jovens com deficiência e juntos exibirão a faixa "Acessibilidade: siga essa idéia!"

A Campanha da Acessibilidade é uma campanha de sensibilização, conscientização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida em sociedade.

De acordo com Alexandre Baroni, presidente do CONADE, a adesão dos clubes de futebol está possibilitando a propagação da temática “acessibilidade” de forma natural e envolvente, atuando como elemento provocador da mudança de paradigma e do despertar de uma nova consciência quanto aos direitos das pessoas com deficiência. Paulo Victor, ex-goleiro da Seleção Brasileira, engajado como “embaixador” da Campanha na área dos esportes está confiante de que muitos outros parceiros poderão aliar-se ao CONADE para reduzir as desigualdades sociais.

Já aderiram a Campanha da Acessibilidade: Supremo Tribunal Federal, Ministério Público Federal, Governo do Distrito Federal, Governo do Estado do Piauí, Governo do Estado do Maranhão, Governo do Estado de Goiás, Governo do Estado de Alagoas, Ministério Público da Bahia, Ministério Público do Mato Grosso, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional da Juventude – CONJUVE, Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID, Confederação Nacional do Comércio – CNC, Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos – ONEDEF, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil – APABB, Instituto Marista de Solidariedade, União Brasileira de Cegos – UBC, Editora Microlins Brasil LTDA, o ator Marcos Frota, a atriz da Rede Globo Mareliz Rodrigues, o ex-goleiro da Seleção Brasileira Paulo Victor Barbosa de Carvalho, Roberto Dinamite (presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama), Jairzinho (ex-jogador da Copa de 70), o clube Botafogo de Futebol e Regatas e Zico.