sábado, agosto 25, 2007

Mãe e filho se unem em prol da ONG Viver e Sorrir


A apresentadora Ana Maria Braga e Pedro José Maffei se uniram em apoio ao jantar beneficente em prol da ONG Viver e Sorrir, que acontece na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 19 horas, no Espaço Rosa Rosarum. Juntos, mãe e filho, produziram o vídeo institucional da ONG, que será apresentado durante o jantar. Toda renda arrecadada com a venda dos convites será revertida integralmente para a entidade.

A ONG Viver e Sorrir é um grupo de apoio ao prematuro carente, que este ano completa três anos de trabalho junto aos recém-nascidos do Hospital São Paulo, Hospital Vereador José Storopolli e Hospital Estadual Diadema.

Os convites do jantar estão à venda pelo telefone (11) 5571-9277.

Reebok e São Paulo inauguram maior loja em estádio na América Latina

A Reebok e o São Paulo inauguram no estádio do Morumbi, a “Rbk Concept Store”. A construção da mega-loja marca um momento histórico da parceria entre a marca esportiva e o clube. A abertura oficial da loja contará com a participação de jogadores, ex-atletas, diretores e conselheiros. O público poderá conhecer a loja a partir do dia 28 de agosto. Todos os sócio-torcedores com as mensalidades em dia tÊm 10% de desconto nas compras.

Com 700m2, a mega-loja é a maior sediada em um estádio na América Latina. Este é, também, o primeiro passo do projeto “Morumbi Concept Hall”, que deve transformar o setor térreo do Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, no local nobre do estádio.

Além de loja, a Rbk Concept Store é também um camarote VIP com 101 poltronas e visão privilegiada do campo. Os convidados vão assistir os jogos do São Paulo com o conforto de um camarote e a emoção da arquibancada. O espaço é adaptado para atender as necessidades de portadores de deficiências físicas: são quatro lugares para cadeirantes, além das adaptações nos banheiros e provadores.

Todos os detalhes da loja foram cuidadosamente pensados. Importados da Bélgica, os vidros que cercam o camarote são temperados, anti-reflexo e foram instalados de forma que “acompanhem” o movimento das arquibancadas do estádio, com sistema de amortecimento.

“A inauguração desta megaloja é a realização de um antigo sonho tricolor, que nós da Reebok temos orgulho de fazer parte. É, sem dúvida, mais um grande degrau que subimos neste relacionamento que grandes frutos têm trazido para ambas as partes”, comemorou Tullio Form icola Filho, diretor de Marketing e Vendas da Reebok.

Os torcedores encontram na Rbk Concept Store toda a coleção do São Paulo produzida pela Reebok, os últimos lançamentos da marca esportiva em vestuário e calçados, produtos licenciados do time, além dos lançamentos da parceria com a Warner Bros, incluindo produtos exclusivos para a megaloja do Morumbi.

“O ‘Morumbi Concept Hall’ é o novo espaço que está sendo disponibilizado para empresários que desejam investir em serviços, entretenimento e lazer. Através de outras parcerias que o clube já formalizou, em breve, serão construídos o Bar Temático e outros espaços que levarão público ao Morumbi fora dos dias de jogos”, explica Julio Casares, diretor de Marketing do São Paulo.

Serviço
A entrada da loja é pelo portão 2 e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 18h. Domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Em dias de clássicos, a loja será fechada duas horas antes do início da partida.

Especialistas alertam: auto-exame não reduz mortalidade por câncer de mama

Temido pelas mulheres - por colocar em risco a vida, alterar a identidade corporal e impactar a sexualidade - o câncer de mama atingiu 48.930 pacientes em 2006, de acordo com o Inca. "Trata-se do tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil", descreve Dr. João Nunes, que chefia o Serviço de Oncologia Clínica e Coordenador de Residência em Oncologia do Hospital Universitário de Brasília. Para completar, as estatísticas mostram aumento da freqüência, especialmente acima dos 35 anos.

Evitar a doença ainda é impossível. "Embora adotemos a terminologia 'exame preventivo do câncer de mama', o que fazemos é detecção precoce", explica o especialista. Isso já é muito, quando avaliados os resultados. "A patologia tem acima de 90% de chance de cura quando detectada em estágio inicial", destaca Dr. Nunes. Por outro lado, quando em estágio metastático - com comprometimento de outras partes do organismo - torna-se incurável.

Precoce

Apesar da importância do auto-exame, dados do Inca comprovam que ele não é eficiente para o rastreamento da doença e não contribui para a redução da mortalidade. "Quando a mulher detecta um nódulo, por conta própria, a chance da doença estar instalada há muito tempo é considerável", esclarece Dr. Nunes. Em todo caso, o oncologista Murilo Buso, diretor do Cettro, explica que é necessário reconhecer o valor do auto-exame em países em desenvolvimento. "No Brasil, muitas pacientes chegam ao consultório com tumores visíveis. Se elas realizassem o auto-exame, poderiam ter detectado o nódulo com cerca de 1cm", complementa.

O protocolo do Inca - consenso baseado em evidências científicas - preconiza condutas específicas para diferentes faixas etárias. Mulheres a partir dos 40 anos e que não possuam casos da doença na família devem realizar anualmente o exame clínico da mamas - feito por médico ou enfermeiro devidamente habilitados. "A partir dos 50 anos, indicamos a realização adicional de mamografia a cada dois anos", descreve Dr. Nunes.

Já as mulheres que se enquadram no grupo de risco elevado devem dar início à avaliação clínica a partir dos 35 anos. "Essas são aquelas com um ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de mama antes dos 50 anos; um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama bilateral ou câncer de ovário; história familiar de câncer de mama masculina; lesão mamária proliferativa com atipia comprovada em biópsia", especifica o médico.

Para as mais atentas, Dr. Nunes dá uma informação adicional. "A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, também é identificada como fator de risco. As chances de desenvolver a doença cresce de 40% a 70% com o consumo de dois drinques por dia", conclui Dr. Nunes.

Novas Perspectivas

Dentro de 2 a 5 anos, espera-se que o tratamento do câncer de mama no Brasil já tenha incorporado duas das promessas da ciência. A primeira delas consiste na análise genética do tumor, o que possibilita tratamento mais assertivo.

A outra tendência é a adoção de novas drogas desenvolvidas a partir da biologia molecular, os chamados anticorpos monoclonais. Elas atuam como mísseis teleguiados, atingindo determinado ponto da célula doente. Pesquisas mundiais mostraram bons resultados com medicamento inibidor da torisinoquinase, enzima presente no esquema de preservação da célula doente.