terça-feira, novembro 02, 2010

Católica lança dicionário científico de língua gestual

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) está a desenvolver um dicionário de termos científicos de língua gestual portuguesa, que tem lançamento previsto para Janeiro do próximo ano.

Esta iniciativa adveio da necessidade que os alunos surdos do curso de Língua Gestual Portuguesa da mesma universidade têm em dar resposta às dificuldades de comunicação. Ana Mineiro, explicadora e coordenadora desta licenciatura, afirma que “houve a necessidade de criar novas palavras”, gestos lógicos que representam os conceitos utilizados na área de formação do curso: Ciências da Linguagem, Neurociências e Ciências da Educação.

O lançamento do segundo volume também já tem dada marcada para Junho de 2011 e compilará termos técnicos das Neurociências, Biologia e Ciências da Educação.

Fonte: Diário de Notícias

Caça ao Tesouro: Dentro da Mente do Novo Consumidor

O que leva os consumidores a gastarem para além das suas posses em artigos de luxo? O fenômeno foi investigado durante anos por Michael J. Silverstein, que em 2004 apresentou as suas conclusões no revolucionário best-seller Trading Up - o autor explicava as razões que levavam a essas compras aparentemente irracionais, e previa o crescimento do setor, o que de fato se concretizou, mesmo num cenário de crise global, a venda de produtos 'Premium' continua em expansão.

Na sequencia desse trabalho, e de milhares de entrevistas e contatos com consumidores, o autor apercebeu-se de um fenômeno paralelo. As mesmas pessoas que se endividavam para comprar um relógio de marca, passavam horas à procura de pechinchas em lojas que teoricamente não atraíam a classe média. A essa procura incessante do bom e barato, na prática o ‘trading down’, o autor preferiu chamar Caça ao Tesouro – porque o comprador tem que sentir que está a fazer um bom negócio. A proliferação das cadeias de supermercados baratas, ou de “lojas dos 300”, refletem essa transformação, motivada ainda pelo crescente peso das mulheres na economia doméstica. Nesta paisagem em mutação, o autor procura as melhores estratégias para seduzir os novos viciados em pechinchas. Apresenta diferentes ‘case studies’, que vão da indústria automóvel à hotelaria, da restauração ao pequeno retalho, sempre com um pensamento de fundo: só quem conhece a mente do novo consumidor é que conseguirá descobrir o tesouro.

Marketing de Peso

Numa altura em que mais de metade dos portugueses mudou de tamanho, o livro Marketing de Peso assume-se como uma ferramenta essencial para chegar a um novo mercado. Da autoria deTiago Silvério Marques, 'blended marketing consultant', a obra defende que as marcas têm de aprender a lidar com as necessidades dos novos consumidores ou correm o risco de perder vendas. “Como comunicar com este novo mercado?”; “Como lidar com tem medo de engordar?”; “Ou com a obesidade infantil?” são algumas das questões a que Marketing de Peso responde.

Green Target - As novas tendências do Marketing

O triunfo da civilização Ocidental através da visão de que a economia seria o pressuposto para a libertação do Homem da Natureza surgiu acompanhado de sequelas ecológicas imprevisíveis. O resultado foi a emergência de um quadro perturbador no qual a degradação das condições ambientais surge como um dos problemas mais sérios e importantes com que nos debatemos no nosso dia-a-dia.

Muitos consumidores, conscientes da crescente preocupação com o ambiente a que se tem assistido, têm vindo a questionar-se sobre os produtos que compram e a quem compram, levando a uma mudança de atitude e tendências ao nível do marketing.

Vários estudos e pesquisas internacionais apontam para uma tendência verde ao nível do marketing e da economia com o aparecimento de uma nova classe de consumidores que consome e prefere produtos ambientalmente correctos e cujas exigências e alterações nos padrões de consumo têm levado com que as organizações repensem as suas estratégias e posicionamento para passar a incluir a componente de sustentabilidade nas suas decisões.

Mas afinal o que é exatamente o marketing verde? Quem são estes novos consumidores? Qual o seu perfil sócio-demográfico e psicográfico? Por que valores se pautam? Quais os diferentes segmentos verdes existentes? O que são produtos verdes? Qual o seu ciclo de vida? Que alterações têm sido registados nos padrões e hábitos de consumo?

A finalidade deste livro de Carolina Afonso, directora de marketing da ASUS Portugal é contribuir para uma melhor compreensão das novas tendências do marketing que envolvem o consumo de produtos verdes, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de marketing mais adequadas para atingir este novo segmento de mercado. Isto porque, do ponto de vista de marketing, cabe aos "marketers" conceber uma oferta diferenciadora que seja capaz de satisfazer a procura de um mercado crescente e que atribui maior valor a produtos “amigos do ambiente”.

Publicis Dialog assina nova campanha do Minipreço

A Publicis Dialog lançou, ontem, a nova campanha publicitária da marca Minipreço. Os filmes têm a duração de 20 segundos e até ao final do ano vão passar 16 spots publicitários na TV.

A campanha foi criada pela Publicis Dialog. A produtora é Sync, o acompanhamento de produção da agência é feito por Estela Rocha e o processo criativo é da autoria de Pedro Oliveira, Ricardo Ferreira e Tiago Caldeira.

Mais em www.briefing.pt/content/view/7269/1/

III Encontro Nacional da REDESAP

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), por meio da Coordenação Geral do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), realizará em Roraima (RR) entre os dias 3 e 5 de novembro o III Encontro Nacional da Rede de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (REDESAP).

O projeto tem como objetivo fomentar a articulação da Rede, dos atores, segmentos e instituições envolvidas para discutir as ações e buscar a efetiva integração em âmbito nacional.

Serão discutidos durante o encontro:

- Coletar informações e contribuições para a Estruturação da REDESAP no território Nacional;

- Estruturar e afirmar um espaço periódico e qualificado para promover o debate e a troca de experiências entre os membros da rede;

- Qualificar e aperfeiçoar o fluxo de atuação e comunicação;

- Promover discussões e trocas de experiências entre os atores responsáveis de forma a gerar aportes para a formulação de políticas públicas voltadas para a prevenção e o enfrentamento da questão do desaparecimento;

- Avaliar a atuação da REDESAP e analisar os avanços e desafios na/para a atuação da mesma;

- Contribuir para disseminar informações sobre o fenômeno do desaparecimento e para mobilizar atores e instituições estratégicas;

- Potencializar canais de divulgação possibilitando uma maior visibilidade da atuação da Rede.

O público alvo do encontro é: Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Policia Rodoviária Federal, Policia Civil, administradores estaduais do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), SOS Crianças Desaparecidas, Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Defensorias Públicas, Ministério Público e o Fórum Colegiado Nacional de Conselhos Tutelares.

Fonte: Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente