sábado, julho 15, 2006

"Mutirões da Saúde" realizados pela Samcil ganham o Top Social 2006

A empresa é a única do setor de planos de saúde a receber pelo terceiro ano consecutivo o prêmio concedido pela ADVB

Desde sua criação no início da década de 60, ao oferecer uma alternativa acessível de atendimento médico à população com o lançamento do conceito de plano de saúde, a Samcil Planos de Saúde já demonstrava sua preocupação social. Já naquela época a empresa tinha claro que o caminho para a questão da saúde no País deveria partir do olhar atento às comunidades que pouco têm acesso a um atendimento médico digno e de qualidade.

Foi essa mesma percepção que fez surgir, em 2005, a mais recente das iniciativas de responsabilidade social da Samcil, os Mutirões da Saúde, que recentemente foi premiado com o Top Social 2006, concedido pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Este é o terceiro ano consecutivo que a empresa tem suas ações sociais reconhecidas pela entidade. Por meio dos Mutirões de Saúde, médicos e especialistas da empresa são deslocados a regiões absolutamente desprovidas de recursos de saúde para que eles ofereçam, ao longo de um dia de trabalho, atendimento preventivo e informação a populações das classes D e E, notadamente as mais distanciadas das redes pública e privada.

Em apenas cinco Mutirões da Saúde promovidos na Grande São Paulo desde junho de 2005, foram realizados cerca de 7.400 atendimentos de homens, mulheres e crianças, que passaram por testes de glicemia (para detecção de diabetes ou hipoglicemia) e por avaliação de pressão arterial, nutricional e de índice de massa corpórea; consultas nas áreas pediátrica, ginecológica, psicológica e de clínica geral; bem como participaram de palestras em que receberam informações diversas sobre prevenção de doenças, vacinação e outras. Ao todo, mais de 3.500 pessoas foram beneficiadas.

Como extensão dos Mutirões da Saúde - e até pela experiência adquirida e pelos resultados conquistados -, as equipes da Samcil integram também outros eventos coletivos como, por exemplo, a Feira da Saúde, realizada pela Associação Comercial de São Paulo há cerca de dois meses, e que garantiu atendimento a mais de 1.400 pessoas. Os Mutirões da Saúde surgiram de forma quase espontânea, como resultado do trabalho da Absav-Associação Beneficente Samcil Amiga da Vida, entidade que, em parceria com outras áreas da empresa, entre elas a Medicina Preditiva, leva a efeito os projetos de responsabilidade social da Samcil. A Absav mobiliza médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde da empresa em um trabalho voluntário que oferece consultas médicas mensais gratuitas para pessoas de comunidades carentes. São realizadas cerca de 2 mil consultas/mês gratuitas a pessoas assistidas por 27 entidades beneficentes.

Com isso, as ações da Absav rapidamente se tornaram conhecidas. Como resultado, associações e grupos de moradores de comunidades carentes começaram a contatar a entidade em busca de algum tipo de ajuda surgindo daí os primeiros mutirões da saúde desenvolvidos pela Samcil. Os mutirões são realizados em comunidades em extrema condição de pobreza e se pautam pela informação e prevenção, com a realização de palestras e o atendimento preventivo de clínica geral, pediatria, psicologia, nutrição, além da realização de testes de rastreamento de doenças. Para a tarefa são destacados pediatras, clínicos gerais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais. Além disso são verificadas as necessidades da comunidade e observado o espaço reservado ao Mutirão da Saúde, de forma que o atendimento seja realizado nas condições ideais. Os mutirões acontecem entre 9 e 17 horas.

As pessoas são atendidas primeiramente por um clínico geral, que dá o devido encaminhamento para uma ou outra especialidade, conforme a situação do paciente. Em todos os casos são dadas as orientações necessárias para os passos seguintes.

A Samcil já envolveu cerca de 200 profissionais nas ações relacionadas aos Mutirões da Saúde e disponibiliza cerca de R$ 1,1 milhão por ano para suas atividades assistenciais entre pagamento dos funcionários, estrutura, transporte e materiais utilizados.

Disrupção é capaz de gerar campanhas cada vez mais criativas

Metodologia ensina a direcionar o olhar para o futuro como forma e garantir sucesso de grandes empresas

No mundo de hoje, mais que ter uma marca consolidada no mercado é necessário saber como mantê-la assim por muito tempo. A melhor forma de garantir confiabilidade e fidelidade por parte dos consumidores é estar sempre de olho no futuro, de forma a prever o que o mercado exigirá e estar preparado para atender esta demanda. A metodologia denominada disrupção foi criada por um dos maiores especialistas em propaganda e marketing do mundo, Jean Marie Dru, presidente e CEO da TBWA, umas das dez maiores redes internacionais de agências de propaganda com sede nos Estados Unidos. Tornou-se tema do livro Além da disrupção: mudando as regras do mercado, que acaba de ser lançado no Brasil pelo selo Meio & Mensagem/Cultrix.

Com prefácio de Luis Grottera, CEO e presidente da TBWABR, o livro aborda o quanto é importante as empresas tentarem visualizar o futuro de seu mercado, preparando-se para mudanças, cada vez mais rápidas, e como esta preocupação pode significar a batalha ganha em relação aos seus maiores concorrentes. Para explicar passo a passo o que vem a ser a disrupção, o autor Jean-Marie Dru traça breve histórico sobre a criação do conceito, no início dos anos 90, pela TBWA com objetivo de ajudar a produzir estratégias de propaganda mais consistentes e que dessem às marcas mais “substância e peso”, rompendo o status quo e gerando uma disrupção da marca.

Jean-Marie Dru explica que a disrupção foi pensada por meio da observação de cases de sucesso de empresas que tinham apresentado crescimento exponencial em meio a um clima de mercado estável, porém, estagnado. Em todos os exemplos, percebia-se que, de certa forma, a convenção tinha sido deixada de lado, valorizando a inovação do produto e postura de marketing e/ou propaganda. Neste contexto, a disrupção foi imaginada como uma forma de “questionar a ordem estabelecida e desafiar abordagens atestadas e comprovadas”.

Para compreender o conceito praticamente, o livro apresenta série de cases descritos por parceiros de vários países, com o intuito de mostrar como a disrupção pode “energizar marcas” no mundo todo. Dividido em quatro partes, cada uma delas tem o propósito de explicar como se dá o processo de disrupção nas empresas. Na primeira, “Contexto da disrupção”, o leitor entenderá como se define o ambiente de negócios no qual ocorre disrupção. No segundo, “Disrupção em ação”, tem-se a oportunidade de aprender a praticar a metodologia. Em seguida, no capítulo “O âmbito da disrupção”, vê-se o conceito aplicado e relacionado a todos os campos da comunicação. Por fim, em “Disrupção amanhã” demonstra-se quais os rumos que a metodologia está tomando no mercado. Assim, o livro se propõe a apresentar de forma objetiva, porém abrangente, a metodologia e sua aplicabilidade para o fortalecimento de marcas, identificando novos mercados, desenvolvendo produtos, renovando marcas, inventando novas organizações, iniciando mudanças culturais e sugerindo outros canais de distribuição.

Serviço
Título: Além da disrupção: mudando as regras do mercado
Autor: Jean-Marie Dru
Editora: Editora Meio & Mensagem/Cultrix
Páginas: 296
Preço: Não informado
Onde adquirir: pelo 0800-726-0430, no www.meioemesagem.com.br/loja ou nas livrarias

Campanha Fale BenQ registra mais de 42 mil visitações no website

Primeira campanha para fortalecer a marca no Brasil, idealizada pela agência 10 minutos, já possui 55 vídeos criados

A campanha ‘Fale BenQ’, da fabricante de celulares BenQ Mobile, elaborada pela 10’Minutos Interactive, já soma mais de 42 mil visualizações dos 55 vídeos criados e postados por usuários de internet, com apenas duas semanas no ar. Os internautas participam da campanha produzindo seus próprios vídeos ou animações com a pronúncia correta da marca BenQ, os mais criativos e inusitados serão premiados. O término da ação será no dia 31 de agosto. Além de postar o vídeo no site www.falebenq.com.br, o usuário também pode assistir ou enviar o link para que os amigos vejam a sua gravação. Alguns vídeos interessantes já podem ser vistos no site, inclusive uma divertida montagem com o jogador argentino Carlito Tevez, pronunciando a marca.

Esta é a primeira ação de branding para construção da marca que a BenQ Mobile, empresa que adquiriu a divisão de celulares da Siemens, cria no país. A 10’Minutos Interactive, agência especializada na implantação de ações estratégicas para internet, idealizou esta campanha teve como mote o tema “Fale BenQ” com o objetivo de estimular a pronúncia correta da marca no Brasil.

A internet foi escolhida como meio para divulgar esta ação por oferecer as ferramentas para que os interessados possam participar, publicar e espalhar suas mensagens com mais rapidez do que nos demais meios. “Estamos comemorando o sucesso do início desta iniciativa, que tem como objetivo alcançar o público jovem”, comemora Regina Macedo, diretora de marketing da BenQ Mobile.

Campanha da Roche inspira desfile no SPFWA

A campanha "O que você faria com alguns quilos a menos?", da farmacêutica Roche, entra pela primeira vez no mundo da moda. Apoiadora exclusiva do desfile primavera-verão do estilista Fause Haten, a frase juntará qualidade de vida com o glamour do evento de moda São Paulo Fashion Week.

Foi o próprio estilista Fause Haten quem deu a idéia de associar a frase ao desfile. Em sua opinião, assim como a campanha da Roche busca o aumento da auto-estima das pessoas, as roupas que cria são feitas para que as pessoas sintam-se bem e celebrem a importância da qualidade de vida.

Além do apoio ao desfile, serão distribuídas 600 bolsas exclusivas desenvolvidas pelo estilista aos convidados VIPs presentes ao evento. A idéia é trazer para a platéia o conceito elegante e versátil do estilista com o sentir-se bem, principal objetivo da campanha.

Online Editora adquire licenciamento do filme "Os sem-florestas"

A On Line Editora adquiriu o licenciamento do filme "Os sem Floresta" e lança nacionalmente a primeira revista de atividades com os personagens do filme em passatempos lúdicos, para crianças de três a nove anos.

Entre as atividades propostas pela nova publicação estão atividades para colorir, jogo dos sete erros, quebra-cabeça, jogo da memória e uma série de brincadeiras educativas com os personagens, Verne, Hammy, Stella, Lou, Heather e Ozzie.

Ao todo serão quatro edições especiais, com 32 páginas cada uma, que serão vendidas em bancas de jornais por R$ 5,90. As revistas também trazem brindes como transfers e tatoos.

Telecine lança jogo virtual para divulgar estréia de "Sr & Sra. Smith"

Para divulgar o filme Sr. & Sra. Smith, que estréia dia 29 de julho, no canal Telecine Premium, a Canvas Webhouse criou para o site www.telecine.com.br um jogo especial que brinca com o tema central do filme - a tentativa dos protagonistas de eliminar o parceiro. O jogo fica no ar até o dia 31 de julho.

O internauta tem que escolher entre o personagem de Brad Pitt ou o de Angelina Jolie, em um jogo de tiro ao alvo. Além das armas normais - rifles ou revólveres - haverá à disposição do jogador armas pouco comuns, como panelas ou facas de cozinha. O esforço de por fim aos personagens tem uma compensação, os participantes concorrerão a prêmios.

Além das ações no site, a Canvas Webhouse também elaborou banners para os sites Yahoo e Globo.com, que seguem o mesmo conceito da campanha publicitária idealizada para a Rede Telecine.

Roberto Da Matta no Centro Cultural Telemar

No evento, que faz parte da exposição internacional Culturas - Alternativas, Diversidade e Direitos, haverá também debates com especialistas em direitos culturais

Na próxima quinta-feira, dia 20 de julho, às 20 horas na biblio_tec do Centro Cultural Telemar, o antropólogo Roberto Da Matta, autor de clássicos como Carnavais, Malandros e Heróis e A Casa & a Rua, dará uma palestra sobre a questão dos direitos culturais na atualidade. O encontro será seguido de debates com a jornalista e diretora da [X]BRASIL, Marta Porto; o crítico de arte e autor José Teixeira Coelho Netto; e com o geógrafo e consultor das Nações Unidas Jailson de Souza e Silva.

A palestra e os debates fazem parte da exposição internacional Culturas - Alternativas, Diversidade e Direitos, produzida pela [X]BRASIL e em cartaz no Centro Cultural Telemar até o dia 23 de julho. A mostra de cartazes, criados por 30 renomados ilustradores e designers gráficos ibero-americanos, propõe uma reflexão sobre direitos culturais. Contando com apoio institucional da UNESCO, do Instituto Cervantes, do Ministério da Cultura do Brasil e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a exposição itinerante já passou por cidades do Cone Sul e da América Central.

Serviço
Palestra com Roberto Da Matta e debates com Marta Porto, José Teixeira Coelho Netto e Jaílson de Souza e Silva
Dia: quinta-feira, 20 de julho de 2006
Horário: às 20 horas
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63. Flamengo.Telefone: 21. 3131-3060
Entrada: Franca
Capacidade: 200 lugares (30 minutos antes do início da palestra, serão distribuídas as senhas)

terça-feira, julho 11, 2006

2º Encontro de Comunicação do Sul Fluminense

O 2º Encontro de Comunicação do Sul Fluminense para os profissionais de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Marketing, será realizado no dia 7 de agosto (segunda) no Cana Café - Jardim Amália - Volta Redonda. A partir das 20 horas, com música ao vivo, camisas e bebidas. Vai ser uma noite fechada para os profissionais dessas áreas. Entrem na comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=16836233 .
Mais detalhes em breve. Ajudem a divulgar.

Mais informações
Regiane Amaro - regiane.amaro@superonda.com.br
Serginho - sergio@nightvr.com.br

O fascínio dos túneis é apresentado em obra inédita


Os 120 principais túneis construídos no país desde meados do século XIX estão descritos no livro "Túneis do Brasil ". Inédita no país, a obra contém farta documentação fotográfica e apresenta informações históricas e técnicas sobre túneis em rodovias, ferrovias, metrô, usinas hidrelétricas e obras de infra-estrutura urbana de várias capitais e regiões brasileiras. Idealizado pelo Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), que integra a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), o livro foi editado pela DBA Editora e recebeu o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). De sua elaboração, que contou ainda com o patrocínio de empresas privadas, participaram 150 engenheiros e especialistas em obras subterrâneas de todo o país, que atuaram durante três anos sob a coordenação de quatro editores, os engenheiros Tarcísio B. Celestino, Akira Koshima, Ricardo Cavalari D'Alkmin Telles e André Assis, todos ligados ao CBT.