sábado, julho 15, 2006

"Mutirões da Saúde" realizados pela Samcil ganham o Top Social 2006

A empresa é a única do setor de planos de saúde a receber pelo terceiro ano consecutivo o prêmio concedido pela ADVB

Desde sua criação no início da década de 60, ao oferecer uma alternativa acessível de atendimento médico à população com o lançamento do conceito de plano de saúde, a Samcil Planos de Saúde já demonstrava sua preocupação social. Já naquela época a empresa tinha claro que o caminho para a questão da saúde no País deveria partir do olhar atento às comunidades que pouco têm acesso a um atendimento médico digno e de qualidade.

Foi essa mesma percepção que fez surgir, em 2005, a mais recente das iniciativas de responsabilidade social da Samcil, os Mutirões da Saúde, que recentemente foi premiado com o Top Social 2006, concedido pela ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Este é o terceiro ano consecutivo que a empresa tem suas ações sociais reconhecidas pela entidade. Por meio dos Mutirões de Saúde, médicos e especialistas da empresa são deslocados a regiões absolutamente desprovidas de recursos de saúde para que eles ofereçam, ao longo de um dia de trabalho, atendimento preventivo e informação a populações das classes D e E, notadamente as mais distanciadas das redes pública e privada.

Em apenas cinco Mutirões da Saúde promovidos na Grande São Paulo desde junho de 2005, foram realizados cerca de 7.400 atendimentos de homens, mulheres e crianças, que passaram por testes de glicemia (para detecção de diabetes ou hipoglicemia) e por avaliação de pressão arterial, nutricional e de índice de massa corpórea; consultas nas áreas pediátrica, ginecológica, psicológica e de clínica geral; bem como participaram de palestras em que receberam informações diversas sobre prevenção de doenças, vacinação e outras. Ao todo, mais de 3.500 pessoas foram beneficiadas.

Como extensão dos Mutirões da Saúde - e até pela experiência adquirida e pelos resultados conquistados -, as equipes da Samcil integram também outros eventos coletivos como, por exemplo, a Feira da Saúde, realizada pela Associação Comercial de São Paulo há cerca de dois meses, e que garantiu atendimento a mais de 1.400 pessoas. Os Mutirões da Saúde surgiram de forma quase espontânea, como resultado do trabalho da Absav-Associação Beneficente Samcil Amiga da Vida, entidade que, em parceria com outras áreas da empresa, entre elas a Medicina Preditiva, leva a efeito os projetos de responsabilidade social da Samcil. A Absav mobiliza médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde da empresa em um trabalho voluntário que oferece consultas médicas mensais gratuitas para pessoas de comunidades carentes. São realizadas cerca de 2 mil consultas/mês gratuitas a pessoas assistidas por 27 entidades beneficentes.

Com isso, as ações da Absav rapidamente se tornaram conhecidas. Como resultado, associações e grupos de moradores de comunidades carentes começaram a contatar a entidade em busca de algum tipo de ajuda surgindo daí os primeiros mutirões da saúde desenvolvidos pela Samcil. Os mutirões são realizados em comunidades em extrema condição de pobreza e se pautam pela informação e prevenção, com a realização de palestras e o atendimento preventivo de clínica geral, pediatria, psicologia, nutrição, além da realização de testes de rastreamento de doenças. Para a tarefa são destacados pediatras, clínicos gerais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e assistentes sociais. Além disso são verificadas as necessidades da comunidade e observado o espaço reservado ao Mutirão da Saúde, de forma que o atendimento seja realizado nas condições ideais. Os mutirões acontecem entre 9 e 17 horas.

As pessoas são atendidas primeiramente por um clínico geral, que dá o devido encaminhamento para uma ou outra especialidade, conforme a situação do paciente. Em todos os casos são dadas as orientações necessárias para os passos seguintes.

A Samcil já envolveu cerca de 200 profissionais nas ações relacionadas aos Mutirões da Saúde e disponibiliza cerca de R$ 1,1 milhão por ano para suas atividades assistenciais entre pagamento dos funcionários, estrutura, transporte e materiais utilizados.

Nenhum comentário: