sábado, julho 15, 2006

Disrupção é capaz de gerar campanhas cada vez mais criativas

Metodologia ensina a direcionar o olhar para o futuro como forma e garantir sucesso de grandes empresas

No mundo de hoje, mais que ter uma marca consolidada no mercado é necessário saber como mantê-la assim por muito tempo. A melhor forma de garantir confiabilidade e fidelidade por parte dos consumidores é estar sempre de olho no futuro, de forma a prever o que o mercado exigirá e estar preparado para atender esta demanda. A metodologia denominada disrupção foi criada por um dos maiores especialistas em propaganda e marketing do mundo, Jean Marie Dru, presidente e CEO da TBWA, umas das dez maiores redes internacionais de agências de propaganda com sede nos Estados Unidos. Tornou-se tema do livro Além da disrupção: mudando as regras do mercado, que acaba de ser lançado no Brasil pelo selo Meio & Mensagem/Cultrix.

Com prefácio de Luis Grottera, CEO e presidente da TBWABR, o livro aborda o quanto é importante as empresas tentarem visualizar o futuro de seu mercado, preparando-se para mudanças, cada vez mais rápidas, e como esta preocupação pode significar a batalha ganha em relação aos seus maiores concorrentes. Para explicar passo a passo o que vem a ser a disrupção, o autor Jean-Marie Dru traça breve histórico sobre a criação do conceito, no início dos anos 90, pela TBWA com objetivo de ajudar a produzir estratégias de propaganda mais consistentes e que dessem às marcas mais “substância e peso”, rompendo o status quo e gerando uma disrupção da marca.

Jean-Marie Dru explica que a disrupção foi pensada por meio da observação de cases de sucesso de empresas que tinham apresentado crescimento exponencial em meio a um clima de mercado estável, porém, estagnado. Em todos os exemplos, percebia-se que, de certa forma, a convenção tinha sido deixada de lado, valorizando a inovação do produto e postura de marketing e/ou propaganda. Neste contexto, a disrupção foi imaginada como uma forma de “questionar a ordem estabelecida e desafiar abordagens atestadas e comprovadas”.

Para compreender o conceito praticamente, o livro apresenta série de cases descritos por parceiros de vários países, com o intuito de mostrar como a disrupção pode “energizar marcas” no mundo todo. Dividido em quatro partes, cada uma delas tem o propósito de explicar como se dá o processo de disrupção nas empresas. Na primeira, “Contexto da disrupção”, o leitor entenderá como se define o ambiente de negócios no qual ocorre disrupção. No segundo, “Disrupção em ação”, tem-se a oportunidade de aprender a praticar a metodologia. Em seguida, no capítulo “O âmbito da disrupção”, vê-se o conceito aplicado e relacionado a todos os campos da comunicação. Por fim, em “Disrupção amanhã” demonstra-se quais os rumos que a metodologia está tomando no mercado. Assim, o livro se propõe a apresentar de forma objetiva, porém abrangente, a metodologia e sua aplicabilidade para o fortalecimento de marcas, identificando novos mercados, desenvolvendo produtos, renovando marcas, inventando novas organizações, iniciando mudanças culturais e sugerindo outros canais de distribuição.

Serviço
Título: Além da disrupção: mudando as regras do mercado
Autor: Jean-Marie Dru
Editora: Editora Meio & Mensagem/Cultrix
Páginas: 296
Preço: Não informado
Onde adquirir: pelo 0800-726-0430, no www.meioemesagem.com.br/loja ou nas livrarias

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