sábado, julho 08, 2006

5º Concurso Brasileiro de Haicais Infanto-Juvenil 2006

O Grêmio Haicai Ipê, o mais tradicional grupo de estudos e prática de haicai no Brasil, promove o 5° Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil com o intuito de incentivar e difundir a prática do haicai entre as crianças brasileiras.

Quem pode participar
Alunos do Ensino Fundamental ou Médio, com idade inferior a 15 anos.

Condições para participação
Cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho, inédito e de sua própria autoria.
Tire tantas cópias quantas necessárias do formulário de inscrição e utilize o verso da folha para escrever o haicai e fazer a ilustração. Trabalhos que vierem com o formulário grampeado serão excluídos, pois dificultam o manuseio por parte dos avaliadores.
Não serão aceitos os trabalhos apresentados sem a assinatura do participante e do responsável (pode ser o professor ou a professora).

Tema
O tema do concurso para 2006 será INSETOS VOADORES: qualquer inseto alado, como, por exemplo, borboleta, mosca, gafanhoto, besouro, pernilongo, içá, etc.

Encerramento do Concurso (prazo)
O concurso encerrar-se-á no dia 18 DE AGOSTO DE 2006, valendo como prova de cumprimento de prazo, o carimbo dos Correios. Atenção: é uma sexta-feira!

Para onde enviar
5o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenilA/C Teruko OdaEstrada de Santana, 1659 - Caucaia do Alto06723-100 - Cotia, SP

Premiação
Serão conferidos certificados de participação (diplomas) aos autores dos dez melhores trabalhos e seus respectivos professores. A critério da comissão julgadora, poderão ser conferidos certificados também aos selecionados na categoria Menção Honrosa, se houver.
O relatório final e a relação dos classificados estarão disponíveis para consulta, a partir do dia 05 de setembro de 2006, no site http://www.kakinet.com/concurso.

Comissão julgadora
Os poemas serão avaliados por uma comissão formada por membros do Grêmio Haicai Ipê, tendo como coordenadora a professora Teruko Oda (teruko.oda@uol.com.br).

IMPORTANTE
Os trabalhos devem ser recolhidos e enviados pelas escolas. Não serão aceitas inscrições individuais remetidas pelos alunos.
Escolas que enviarem mais de um trabalho por aluno serão desclassificadas.
Favor informar, com clareza, o endereço eletrônico (e-mail) da escola ou do(a) professor(a) responsável para agilizar os contatos e a troca de informações.

Informações
Telefone: (11) 4611-0166
E-mail: concurso@kakinet.com
Formulário de Inscrição
Abra o formulário de inscrição
Imprima em papel sulfite branco tamanho A4
Se achar mais econômico, imprima apenas um original e tire tantas cópias xerox quantas forem necessárias. Não é necessário imprimir colorido.

12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação/Projeto Memória

A Fundação Assis Chateaubriand está recebendo os trabalhos para o maior concurso de redação do País, destinado a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Universitário, totalizando R$ 35.000,00 em prêmios (em dinheiro).

No Brasil do século XIX, uma jovem do interior lançou os olhos para o mundo. Por meio das notícias e da leitura, descobriu que a sociedade era marcada por diferenças.Percebeu que as mulheres viviam oprimidas, que não tinham direito a nada, apenas por serem mulheres. Com o passar do tempo, acumulou conhecimento e ganhou voz altiva para defender o acesso da mulher à educação, pois sabia que somente com o estudo, elas conquistariam o respeito social que mereciam. Durante a trajetória em prol da igualdade dos direitos, Nísia Floresta estendeu sua visão libertária e suas ações também em favor dos índios e dos escravos. Mas isso é apenas uma parte de uma história que você vai ajudar a escrever.

DICAS PARA SEU TEXTO
A redação deve ser original e com um tema desenvolvido a partir da pesquisa sobre o pensamento e as ações da potiguar Nísia Floresta, um símbolo da força da mulher na educação, na liberdade e na contribuição social. Pense, pesquise, escreva e dê sua contribuição para a formação de uma sociedade mais justa onde todos vivam em um mundo cada dia melhor.

FONTES DE PESQUISA
Para que você conheça melhor o pensamento de Nísia Floresta, pesquise nas bibliotecas e na Internet. Sugerimos os seguintes sites:
www.editoramulheres.com.br
www.memoriaviva.digi.com.br
www.amulhernaliteratura.ufsc.br
www.aleitamento.org.br

REGULAMENTO
O 12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação / Projeto Memória foi instituído pela Fundação Assis Chateaubriand visando a estimular os trabalhos de redação nas escolas brasileiras e promover o exame de assuntos de interesse nacional.
O 12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação / Projeto Memória tem como assunto central o tema: “Nísia Floresta: uma brasileira à frente do seu tempo”.
O 12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação / Projeto Memória selecionará as melhores redações feitas por estudantes do Ensino Público e Privado do País, com premiação distinta para os níveis: Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), Ensino Médio e Ensino Universitário.


O Ensino Fundamental terá duas categorias: 1ª a 4ª séries e de 5ª a 8ª séries.
A premiação terá, além de diplomas, os valores de acordo com a tabela abaixo:
Podem concorrer todos os estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos dos Ensinos Fundamental (1ª a 4ª séries), Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), Médio e Universitário de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.


O trabalho deve ter no máximo 150 (cento e cinqüenta) linhas manuscritas, datilografadas ou digitadas em computador (corpo 12 - fonte Arial com espaçamento simples) e ser apresentado em 2 (duas) vias. Cópias de publicações já existentes serão desclassificadas automaticamente.
Os originais, premiados ou não, não serão devolvidos.


Cada concorrente pode apresentar, no máximo, 3 (três) trabalhos. Os trabalhos devem ser inéditos, originais e criativos e devem ser realizados individualmente (não é permitida a participação de trabalhos realizados em grupo). Não serão aceitos trabalhos em forma de poesia.
No trabalho deve figurar tão somente o título, ou seja, qualquer identificação na redação desclassificará, automaticamente, o candidato. A identificação será única e exclusivamente através da ficha anexa.


A divulgação do trabalho, por qualquer meio, elimina o participante do concurso.
Os trabalhos devem ser enviados junto com a Ficha de Identificação anexa (pode ser fotocópia), contendo as seguintes informações: título do trabalho; categoria a que concorre (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Universitário); nome completo do(a) estudante; endereço completo; nome do estabelecimento em que estuda; nome do(s) professor(es), se o trabalho foi tarefa recomendada em sala de aula.


O(s) trabalho(s) deve(m) ser enviado(s) para: 12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação / Projeto Memória Fundação Assis Chateaubriand, SIG, Quadra 2, Lote 340 Tels.:(61) 3214-1376, 3214-1378 e FAX (61) 3214-1381. CEP: 70610-901 - Brasília/DF. Ou para o endereço eletrônico: fac@correioweb.com.br
A inscrição se traduz pela entrega do(s) trabalhos(s) no endereço da Fundação Assis Chateaubriand, pela Internet ou a postagem nos Correios - ECT. Trabalhos enviados pela Internet não devem ser enviados pelos Correios para se evitar a duplicidade de inscrição. Após a entrega do trabalho, não serão permitidas alterações ou substituições.
Os trabalhos serão recebidos de 13 de março a 31 de agosto de 2006.
São impedidos de participar todos os funcionários de empresas dos Associados, bem como seus parentes em 1º e 2º graus.


São quatro as Comissões Julgadoras, uma para cada categoria, composta de personalidades ligadas à educação, à cultura e à comunicação. As comissões terão prazo até o mês de novembro de 2006, para fornecer os resultados, que serão comunicados diretamente aos vencedores, por intermédio de carta, telefone ou através de notícia pela imprensa.
As decisões das Comissões Julgadoras são soberanas e irrecorríveis.


Ao se inscrever, o concorrente aceita plenamente as normas expressas neste regulamento.
Fica assegurado à Fundação Assis Chateaubriand o direito de fazer publicar, em veículo de comunicação, ou em separata, qualquer original, classificado ou não, a seu exclusivo critério, desde que mencionada a autoria. Os autores premiados ou não poderão também fazê-lo, às suas custas, desde que após 31 de dezembro de 2006.


A entrega dos prêmios ocorrerá até o mês de dezembro, em data a ser anunciada.
O estabelecimento de ensino, no qual o estudante premiado é matriculado, receberá diploma alusivo, bem como o(s) professores(s) que coordenar(em) o trabalho-tarefa.
Os professores orientadores dos estudantes vencedores receberão, além de diploma alusivo, prêmio oferecido pela Fundação Assis Chateaubriand, por sua dedicação.


A Fundação Assis Chateaubriand poderá firmar convênios com órgãos públicos e entidades privadas, estaduais e municipais, para representá-la nos Estados e Municípios, com vistas à promoção do 12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação / Projeto Memória, junto aos estabelecimentos de Ensino Fundamental, Médio e Universitário e outras entidades.
O 12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação / Projeto Memória tem a parceria da Fundação Banco do Brasil / Projeto Memória.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora de cada categoria, em conjunto com a direção da Fundação Assis


PREMIAÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO REGULAR

FUNDAMENTAL
1ª a 4ª séries
1º lugar - R$ 2.000,00
2º lugar - R$ 1.000,00
3º lugar - R$ 500,00

5ª a 8ª séries
1º lugar - R$ 4.000,00
2º lugar - R$ 2.000,00
3º lugar - R$ 1.000,00

MÉDIO
1º lugar R$ 6.000,00
2º lugar R$ 3.000,00
3º lugar R$ 1.500,00

UNIVERSITÁRIO
1º lugar R$ 8.000,00
2º lugar R$ 4.000,00
3º lugar R$ 2.000,00
MAIS INFORMAÇÕES

E-mail: fac@correioweb.com.br
Site: http://fac.correioweb.com.br

sexta-feira, julho 07, 2006

São Paulo Boat Show acontecerá em outubro

A capital paulista será palco do maior salão náutico indoor da América Latina com a realização d o São Paulo Boat Show 2006, que chega a nona edição e acontecerá entre os dias 5 a 10 de outubro, no Transamérica Expo Center. São aguardadas mais de 35 mil pessoas nos cinco dias de evento para conferir as novidades do segmento, que reunirá os principais estaleiros do País, além de grandes importadores e lojas especializadas em produtos para náutica, mergulho e pesca. A GR1 Editora, organizadora da feira, tem expectativa de movimentar R$ 135 milhões de negócios nesta edição.

Grandes marcas como ABN, Phanton e Intermarine apresentarão no evento embarcações como lanchas, iates, velas, entre outros, além de equipamentos e acessórios. Um grande espaço da feira ganha ares de um verdadeiro shopping náutico, no qual estarão à venda roupas de mergulho, equipamentos para navegação e até tecidos e móveis para decoração de barcos.

Serviço

São Paulo Boat Show 2006
Local: Transamérica Expo Center - Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro - SP
Data: De 5 a 10 de outubro (5ª e 6ª feira / 2ª e 3ª feira das 14 às 22 horas e sábado e domingo das 12 às 22 horas).

Ingressos: R$ 20,00. Idosos até 70 anos pagam R$ 1,00 e crianças até um metro a entrada é grátis.
Estacionamento: Capacidade para 2 mil veículos
Ar condicionado e acesso para deficientes físicos
Ingressos: adultos pagam R$ 20,00, idosos acima de 70 anos pagam R$1,00 e crianças até um metro a entrada é grátis
Informações: (11) 3066-0807 e
www.boatshow.com.br.

Projeto Beta promove palestras gratuitas sobre infertilidade conjugal

O Projeto Beta - Medicina Reprodutiva com Responsabilidade Social - realiza palestras gratuitas com o objetivo de orientar os casais sobre os tipos de tratamentos oferecidos, além de esclarecer dúvidas sobre os problemas de fertilidade. Logo em seguida, são agendadas consultas com especialistas, que detectam os tipos de tratamentos para os casos. Das consultas, os pacientes são encaminhados à assistente social. Nesta etapa, é realizado estudo para a adequação do custo do tratamento ao perfil sócio-econômico dos casais.

Sobre o Projeto Beta
O Projeto é o primeiro centro especializado em medicina reprodutiva privado a tratar a infertilidade com responsabilidade social. O objetivo é oferecer soluções para problemas de fertilidade aos cerca de 15% dos casais que enfrentam dificuldades em obter gestação. “É uma iniciativa de um grupo de médicos frustrados com o abandono de tratamentos, por parte de vários casais, devido à falta de condição financeira, além das dificuldades encontradas, no sistema público de saúde”, afirma um dos diretores do Projeto, dr. Newton Eduardo Busso. O grupo colocou o seu laboratório particular (Alfa - Aliança de Laboratórios da Fertilização Assistida) para atender os casais com dificuldades econômicas, sendo a triagem feita por uma assistente social, que adapta o custo do tratamento à possibilidade de cada casal.


Busca oferecer excelência no atendimento a casais inférteis e encontrar uma solução eficaz para o problema específico de cada um, utilizando estratégias que facilitem o acesso a tratamentos de infertilidade. É formado por uma equipe multidisciplinar de 50 profissionais, entre eles ginecologistas, urologistas, enfermeiros, biólogos e embriologistas, e liderado pelos médicos: Elvio Tognotti (médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Jonathas Borges Soares (membro da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida); Nelson Antunes Junior (responsável pelo departamento de reprodução humana da Faculdade de Medicina do ABC); Newton Eduardo Busso (professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa); e Sidney Glina (presidente da Sociedade Brasileira de Urologia).

Serviço
Palestras gratuitas sobre infertilidade conjugal
Datas: 08/07, 29/07, 19/08, 16/09, 07/10, 28/10, 18/11 e 09/12 (todas, aos sábados).
Horário: 9 horas
Local: Av. Angélica, 688, no auditório do primeiro andar – Bairro Higienópolis, São Paulo (SP).
Inscrições: pelo telefone (11) 3826-7017, de segunda a sexta, a partir das 14 horas.

Espaço ELLE na São Paulo Fashion Week

Para registrar as coleções da próxima estação, a revista ELLE estará mais uma vez na São Paulo Fashion Week com o seu Espaço ELLE, onde contará com as presenças da diretora de redação, Lenita Assef e das editoras de moda da publicação, Jussara Romão e Susana Barbosa. Além de celebridades que devem visitar o lounge durante o evento, que acontece de 12 a 18 de julho.

Como nas versões anteriores, o espaço apresentará “As Escolhas de ELLE” - looks elaborados pela equipe da revista - e que estarão espalhados pelas paredes do lounge e pelos corredores da SPFW. O buffet será comandado pela gourmet Vicky Constantinesco, que oferecerá aos convidados: um mix de frutas secas e da estação, lanches variados, água, refrigerantes, sucos e, no período da noite, prosecco.

Além disso, por meio do site da revista (
www.elle.com.br), o leitor poderá conferir de perto a cobertura completa do evento.

Nesta edição, o Espaço ELLE contará com uma área de 120m2 e sua decoração receberá as cores preta e creme. Trata-se de um projeto da arquiteta Janne Saviano, da empresa Saviano Arquitetura. A Wella também estará presente no espaço como patrocinadora, expondo o produto Koleston.

Trama Universitário e Gol sorteiam passagens aéreas

Universitários podem ganhar passagens em sorteio durante o mês de julho

O projeto Trama Universitário e a Gol Linhas Aéreas estão com uma promoção no mês de julho para universitários de todo o Brasil cadastrados no portal
www.tramauniversitario.com.br. Diariamente, entre 10 e 30 de julho, o autor da melhor resposta para a pergunta "Para que lugar do Brasil você merece ir e por que?” ganha duas passagens aéreas de ida e volta, para qualquer destino no Brasil atendido pela Gol.

Cada participante poderá concorrer com apenas uma resposta e a única forma de participação é pelo portal do Trama Universitário (
www.tramauniversitario.com.br). Uma Comissão Julgadora se encarregará de escolher a melhor resposta de cada dia, sendo sua decisão soberana. As respostas vencedoras serão divulgadas no site diariamente, a partir do dia 11 de julho. No total, estão em jogo 20 pares de passagens de ida e volta.

Para quem ainda não é cadastrado no projeto Trama Universitário, basta entrar no
www.tramauniversitario.com.br. O cadastro é gratuito, mas é exclusivo para universitários. De quebra, o aluno passa a participar de uma das maiores comunidades universitárias do país, com mais de 110 mil inscritos, e a ter acesso a festas e shows de grandes nomes da música brasileira, palestras, banco de estágios, concursos, promoções, informações de interesse e Agência de Notícias. Tudo de graça.

Consórcio Social da Juventude capacita 300 jovens no Sul Fluminense

Terá início no dia 10 de julho as oficinas do Consórcio Social da Juventude no Sul Fluminense. As entidades conveniadas da região são o Lar Espírita Irmã Zilá, Clube Palmares, Rádio Integração FM e o Gapuve (Grupo de Aposentados e Pensionistas Unidos Venceremos). No total, 300 jovens serão capacitados nessa terceira fase do programa de qualificação profissional nos munícipios de Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis e Barra do Piraí.

O Consórcio Social da Juventude (CSJ), uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), tem como objetivo qualificar os jovens e prepará-los para a inserção do mercado de trabalho. O programa é destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social. O participante do CSJ passa por um processo de qualificação, que inclui aulas de inclusão digital, valores humanos, saúde, estímulo à escolaridade, ética e cidadania e educação ambiental, totalizando 200 horas. A outra etapa consiste em uma capacitação profissional de 200 horas com oficinas-escolas de acordo com a demanda de emprego da região. Durante esse processo, os jovens participantes recebem uma bolsa cidadania para possibilitar sua permanência no curso.

No Rio de Janeiro, o programa é desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com a Ação Comunitária do Brasil/RJ (ACB/RJ), que ocupa o lugar de entidade âncora. Seu papel é viabilizar e gerenciar uma rede de entidades para a execução das ações de qualificação básica, social e profissional e de inserção. A meta é garantir que no mínimo 30% dos jovens participantes ingressem no mercado de trabalho. Os jovens são também estimulados a participar de formas cooperativas de trabalho, recebendo um tratamento neste sentido.

No Rio de Janeiro, o CSJ teve início em 2004 quando qualificou 842 jovens, dentro os quais 337 foram inseridos no mercado de trabalho. Em 2005, foram 2.135 alunos e 767 encaminhados para o primeiro emprego. Nessa terceira etapa serão qualificados 1700 jovens, sendo que a meta é inserir 510 no mercado de trabalho. Mais informações sobre o CSJ no estado do Rio de Janeiro no site:
http://www.consorciodajuventuderj.org.br.

Entidades Executoras

Clube Palmares
O Clube Palmares foi fundado em 1965 buscando suprir a necessidade que os jovens negros sentiam em se reunir sem ser discriminados e marginalizados. A partir de então, o Clube Palmares, além das atividades sociais, apóia projetos de inserção de jovens afro-descendentes. Entre seus principais projetos estão o Movimento da Consciência Negra para os cursinhos pré-vestibulares a fim de garantir o acesso a universidade. O Clube Palmares oferecerá cursos de padeiros, confeiteiros, técnicos em informática, eletricistas prediais, agentes de atendimento ao público, atendendo 100 jovens no total e atuando na região de Volta Redonda. Clube PalmaresRua Roma nº. 1, Jardim Europa - Volta RedondaTel.: 24 3342-1208omsacastro@bol.com.br

Grupo de Aposentados e Pensionistas Unidos Venceremos – GAPUVE
O Grupo de Aposentados e Pensionistas Unidos Venceremos foi legalmente em 1989. Sua fundação se deve a necessidade que os aposentados sentiam de se reunirem para se organizarem, a fim de conhecerem seus direitos e deveres perante a sociedade e formarem grupos de ajuda mútua. A partir de então, o GAPUVE, além das atividades sociais, apóia projetos de inserção de jovens afro-descendentes, mulheres, deficientes físicos e egressos do sistema penal e outros segmentos da sociedade. Os principais projetos desenvolvidos estão na área de educação e esporte. O Gapuve oferecerá cursos de soldadores, operadores de supermercado, agentes de atendimento ao público, artesãos na área de reciclagem de produtos, atendendo 100 jovens na região de Volta Redonda.
GAPUVE - Av.dos Oitis nº648, Vila Mury - Volta Redonda- Tel: 24 3347-7318 /E-mail: omsacastro@bol.com.br

Associação Comunitária de Rádio e TV Integração – Volta Redonda
A Rádio e TV Integração oferecerá cursos de técnico em informática e "cuidadores de crianças", atendendo 75 jovens no total.
Associação Comunitária de Rádio e TV Integração - Rua Carlos Luiz, n°151, Dom Bosco – Volta Redonda – RJ - Tel.: 24 3350 8533 - E-mail: radioetvintegracao@bol.com.br

Lar Espírita Irmã Zilá
O Lar Espírita Irmã Zilá oferecerá curso de padeiro atendendo 25 jovens na cidade de Volta Redonda.
Lar Espírita Irmã Zilá - Rua L nº 76, Belmonte - Volta Redonda - Tel: 24 3350-6721 - E-mail:
eliana.itaboray@ig.com.br

Fundação Síndrome de Down apresenta produtos em evento nacional

Jovens com Down divulgam seus trabalhos na maior feira promocional do país

A Fundação Síndrome de Down de Campinas participa no mês de agosto da maior feira do setor promocional do país, a Brazil Promotion, em São Paulo. Toda a linha de produtos produzidos manualmente pelos jovens que trabalham nas três oficinas da instituição - Padaria Pão Amado, Diferentes Papéis Cartonaria e Marcenaria Entre Formas - estará à mostra no evento. Entre os itens de maior destaque estão brindes corporativos, blocos de anotações, risque-rabisque, além de objetos de escritório e decoração, e uma linha completa de coffee break para empresas. Segundo a coordenadora do Núcleo de Trabalho Diferentes Papéis Cartonaria, Alcyone Apolinário Januzzi, “a importância da participação da Fundação em uma feira de grande porte é dar maior visibilidade ao trabalho social realizado na instituição, além de mostrar que os produtos produzidos têm ótima qualidade. Uma excelente oportunidade também para fechar novos negócios e estreitar relações com mais empresas”.

A Fundação Síndrome de Down já conta com uma lista de clientes importantes. Entre eles, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Petrobrás, International Paper, Rigesa, Albany, Novartis, Santander-Banespa e Tetra Pak. É importante lembrar que os jovens com síndrome de Down e em situação de risco que trabalham nas oficinas são registrados e remunerados conforme as normas da CLT e o piso salarial referente à categoria do trabalho. A verba vinda da venda dos produtos também contribui para a manutenção das atividades oferecidas pela Fundação aos seus usuários. Os interessados em patrocinar as oficinas ou fazer encomendas dos produtos devem entrar em contato pelo telefone (19) 3289-2818.

A Brazil Promotion acontece do dia 1 ao dia 3 de agosto, das 14 às 21 horas, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A entrada é gratuita e exclusiva para os profissionais do setor. Mais informações sobre os produtos da Fundação Síndrome de Down, acesse o site
www.fsdown.org.br.

Exposições, teatro, mostras de vídeo e Lobão no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

A diversidade cultural invade as ruas da cidade, que mais uma vez mergulha no clima das manifestações populares pelas das comemorações do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2006. Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com as Prefeituras de Ouro Preto e Mariana, o tema escolhido para este ano foi Sinhá Olympia, as festas e manifestações populares em homenagem a Olympia Angélica de Almeida Cotta.

Uma das mais famosas andarilhas do Brasil fez da Praça Tiradentes, em Ouro Preto, seu principal pouso, onde recebia turistas e contava, à sua maneira, histórias do Brasil, de Minas e de Ouro Preto. Incluía a si mesma nas narrativas, fossem elas ocorridas em 1968 ou em 1720. Olympia conheceu muita gente importante e tinha amigos famosos como Vinícius de Morais, Rita Lee e Juscelino Kubitschek. Dizia-se noiva de Dom Pedro II, amante de Chico Rei, amiga de Tiradentes. Ela nasceu em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, em 1889, e morreu em Ouro Preto em 1976.

Este ano o Festival vem como objetivo revelar aspectos e problemas relacionados às cidades históricas brasileiras e apontar alternativas de preservação para esses municípios, por meio do estímulo ao turismo sustentável. Um dos objetivos centrais do evento é possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e propostas entre artistas de todas as partes do mundo, além de criar alternativas para a conciliação entre o crescimento, a preservação e a conservação das cidades de Ouro Preto e Mariana. “As manifestações de rua, como serestas e espetáculos com base no folclore, vão colorir as ruas de Ouro Preto e Mariana. As cidades inteiras serão usadas como cenário”, afirma a coordenadora Guiomar de Grammont.

No sábado, dia 8 de julho, tem início o Festival que está cheio de atrações. A solenidade de abertura será realizada às 17 horas, no Centro de Artes e Convenções da UFOP – Teatro Ouro Preto. A solenidade contará com a presença de diversas autoridades, como o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, a secretária estadual de Cultura, Eleonora Santa Rosa, os prefeitos de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, e Mariana, Celso Cota Neto; o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, João Luiz Martins e os coordenadores do Festival, Guiomar de Grammont e Fábio Faversani.

Também vão compor a mesa o vice-presidente do Conselho de Administração da Açominas, Marco Antônio Pepino; o gerente geral do Complexo de Mariana - Companhia Vale do Rio Doce, Armando Maurício Max; a gerente de Relacionamento com Comunidade da Samarco, Andréia Silveira da Silva, a gerente de Patrocínio da Petrobras, Regina Studart, o gerente da Caixa Econômica de Ouro Preto, José Paulo da Silveira e o presidente da Câmara dos Vereadores de Ouro Preto, Wanderley Rossi Júnior.

Após a solenidade de abertura, o grupo de Teatro Andante apresenta a peça Olympia, de autoria da coordenadora do Festival e escritora Guiomar de Grammont. O espetáculo fala dos limites entre o real e o imaginário e através do drama da Olympia, que é o eterno drama da existência, o drama de ser. A peça será exibida no Centro de Artes e Convenções da UFOP – Teatro Ouro Preto, às 17 horas.

Ainda no Centro de Convenções, salão Diamantina, serão abertas as exposições O território da arte digital, Salão Sinhá Olympia e O segredo de Geza Heller. O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP apresenta Santos Dumont em Ouro Preto. A mostra de Cinema Francês - Cine Teatro Vila Rica tem início às 17h com Madame Bovary. O filme, inspirando no romance homônimo do escritor Gustave Flaubert, é dirigido por Claude Chabrol e conta a história de Emma Rouault, a jovem camponesa que se casa com o médico viúvo Charles Bovary. O primeiro dia de atrações do evento termina com a comemoração do aniversário da cidade às 21h na Praça Tiradentes com o Show do Grupo Rapazolla, uma realização da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.


O domingo começa com o cortejo do Maracatu Lua Nova às 10 da manhã, na Igreja do Rosário. O desfile comemora o tema escolhido para o festival e saúda Sinhá Olympia com a alfaia, gonguê, tarol, caixa e ganzá e todos os instrumentos típicos do maracatu. Sediado em Belo Horizonte e coordenado por André Sales, o grupo busca referências nas raízes do folguedo e nas tradicionais Guarda de Congo Feminina e de Moçambique do Divino Espírito Santo, ambas do bairro Aparecida.

Às 11 horas têm início a abertura da exposição Erotismo e Transcendência de Auguste Rodin. As nove peças que compões a mostra são reproduções técnicas assinadas e autenticadas pelo Museu do Louvre, fazem parte do acervo da V&M do Brasil. “O pensador”, “O beijo”, “A toillete de Vênus”, “O ídolo feminino”, “Atanaíde”, “A sereia”, “O burguês de Calais”, “O menino prodígio” e “O ídolo eterno” ficam no Centro Cultural e Artístico do Sistema Fiemg até o dia 15 de julho, de segunda a domingo, das 9 às 19 horas. Também no dia 9, no Salão Nobre da Escola de Farmácia, às 19 horas, será aberta a Mostra “Vídeo nas aldeias”, com os documentários Vídeo nas Aldeias se apresenta (2002) e Boca livre no Sararé (1992).

Fechando a programação de domingo, Lobão faz apresentação na cidade. O cantor, que se tornou símbolo da música independente após o lançamento de “A Vida é Doce” nas bancas de jornal, sobe ao palco do Festival às 21 horas, na Praça da Universidade.
Lobão (João Luís Woerdenbag Filho) é uma das figuras mais lembradas da atualidade. Dono de uma carreira cheia de altos e baixos, sua trajetória musical começou cedo, aos 17 anos, quando criou a banda Vímana, da qual faziam parte Lulu Santos, Ritchie, Luis Paulo e Fernando Gama. Depois, vieram Blitz, com Evandro Mesquita e Fernanda Abreu, e Lobão e os Ronaldos.
Decadence avec Elegance, Vida Bandida, Vida, Louca Vida, Chorando no Campo e Rádio Blá são alguns dos hits que marcaram o repertório do músico carioca.

Cheio de atitude e pouco discreto, Lobão rompeu com as gravadoras em 1999 e se lançou no mercado independente num esquema inédito. O CD A Vida é Doce foi distribuído nas bancas de jornal de todo o Brasil e alcançou segunda melhor vendagem do país, na época. Em 2003, ele voltou a se destacar lançando a revista Outras Coisas, responsável pelo lançamento de bandas e músicos da cena independente, como os gaúchos do Cachorro Grande e pelo mutante Arnaldo Baptista. O último trabalho de Lobão, Canções Dentro da Noite Escura, muito elogiado, também foi lançado pela revista, com tiragem de 20.000 exemplares. Mais informações em http://www.festivaldeinverno.ufop.br.

Rosana Braga lança Faça o Amor Valer a Pena

Amar é um desafio. E como todo desafio, requer comprometimento. Não necessariamente a idéia de compromisso tão propagada hoje em dia pela mídia e pelo senso-comum. Amar alguém é mais do que isso. Em “Faça o Amor Valer a Pena”, o tema que Rosana Braga aborda é o da busca pelo verdadeiro amor, cuja característica está relacionada à perseverança e a dedicação. Mas para se chegar a esse tipo de relacionamento, a essa concepção elevada do amor, a autora propõe ao leitor que, antes de começar a leitura do livro, deixe de lado todo e qualquer pensamento pré-concebido sobre o assunto. “Fique, permita-se, entregue-se, comprometa-se!”

Rosana afirma que “terminar e começar relacionamentos indefinidamente, sem procurar aprender com os erros e reconhecer os acertos (...) não nos conduz a tão desejada felicidade no amor”. Nesse sentido, “Faça o Amor Valer a Pena” são palavras apaixonadas ditas em defesa de relações baseadas na sinceridade, compromisso e lealdade ao amor que nutrimos tanto pelos outros quanto por nós mesmos. Afinal de contas, como gostar de alguém se não houver auto-estima?

Longe de ser indiferente e apaziguante, a obra de Rosana é um estímulo ao leitor que de alguma forma se sente tímido ou embaraçado com questões ligadas aos sentimentos. Como agir diante da pessoa amada? O que pensam ao meu respeito? E se eu me envolver e sofrer depois? Espero mais um pouco ou decido agora? E se eu não for correspondido (a)? Questões como essas e várias outras são abordadas com tato e sensibilidade pela autora que, mais do qualquer outra coisa, está empenhada em fazer com que o amor valha a pena. Para Rosana, amar pode ser uma jornada que, como toda viagem, não está necessariamente livre de acidentes de percurso. O segredo é aprender com eles.


Sobre a autora
Rosana Braga é jornalista desde 1994, pós-graduada em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC/ISEXP e lançou seu primeiro livro em 1999. Desde então tem estudado os relacionamentos amorosos e o desenvolvimento afetivo. Atualmente, realiza palestras e workshops por todo o Brasil para clientes como as empresas Unimed, Ipiranga Petróleo, Ericsson e Águas de Limeira sobre Inteligência Afetiva, Auto-estima x Egoísmo, Os papéis da mulher e sua essência, entre outros temas. É colunista da revista Flash e do site Somos Todos Um. Autora de aproximadamente 300 títulos publicados em bancas e livrarias de todo o país, já conquistou mais de 15 milhões de leitores. Este é seu quarto título sobre as certezas e as proezas do amor.

Dados do livro
Faça o Amor Valer a Pena
Autora: Rosana Braga
Editora Gente
ISBN 85-7312-505-5
Número de páginas: 176
Classificação: Autoconhecimento
Preço: R$ 20,00
Formato: 14 x 21

Primeiro festival de cinema latino-americano traz ao público obras inéditas e raras

O Primeiro Festival de Cinema Latino-americano, que ocorrerá entre os dias 10 e 16 de julho, exibirá uma série de filmes inéditos e raros. Entre eles: argentinos, cubanos e bolivianos das décadas de 1950 e 1960.

Na programação: O Banheiro (2005), de Gregory Cohen; O Monobloc (2005), de Luis Ortega; Salvador Allende (2004), de Patrício Gúsman; O que você faria (2005),de Marcelo Piñeyro; e Ponto Final (2004), de Elia Schneider. Também preciosidades como A morte de um burocrata (1966), de Tomás Gutiérrez Alea; A hora dos fornos (1968), de Fernando Solanas e Octávio Getino; Tire Die (1959), de Fernando Birre; Now! (1969), de Santiago Alvarez; e Ukamau (1966), de Jorge Sanjinés também fazem parte do Festival.

O evento que tem o objetivo de discutir a singularidade estética da cinematografia latino-americana, traz, além das projeções, oficinas e debates. Entre os temas abordados estão: documentário na América Latina, a nova ficção latino-americana e a retomada do movimento cineclubista.

Serviço
Primeiro Festival de Cinema latino-americano
Data: De 10 a 16 de julho.
Ingresso: Grátis
Locais: Memorial da América Latina - Av Auro S. de Moura Andrade 664, Barra Funda - São Paulo - (11) 3823-4600;
Cinesesc - Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar - São Paulo (11) 3082-0213;
Sala Cinemateca - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Mariana - São Paulo (11) 5084- 2177

Mais informaçãoes: Secretaria de Estado da Cultura - (11) 3351.8165 - www.cultura.sp.gov.br.

Prominp oferece vagas em mais de 4 mil cursos gratuitos lato sensu com o apoio do Crea-RJ

O Crea-RJ está apoiando o Prominp - Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás Natural na capacitação de profissionais de nível superior para a área de petróleo e gás. Até o dia 16 de julho estarão abertas as inscrições para os cursos de nível superior do primeiro ciclo de seleção pública do Prominp.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.crea-rj.org.br, onde também encontra-se o Edital para consulta e download. A taxa de inscrição é de R$ 48,00. Serão oferecidas 2.835 vagas de nível superior para alunos-públicos e 1.215 vagas para alunos-empresa, totalizando 4.050 vagas em 10 cidades do país. Estão também reservadas 72 vagas para portadores de necessidades especiais.

Os profissionais de nível superior aprovados, farão cursos gratuitos lato sensu com no mínimo 360 horas de duração. Quem estiver desempregado na ocasião, receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 900,00 mensais. As inscrições para os cursos de níveis básico, médio e técnico já foram encerradas.

Warner Home Vídeo e FNAC preparam debate sobre Superman

Em comemoração à chegada de Superman - O Retorno aos cinemas brasileiros, a Warner Home Vídeo e a Fnac promoverão na semana de estréia do filme bate-papo sobre o universo do Homem-de-Aço. Os debates acontecerão nos dias 10 de julho na Fnac Paulista (Av. Paulista, 901 e Alameda Santos, 960) e 13 de julho na loja de Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34), ambos às 19 horas. Todos serão abertos ao público.

Os eventos contarão com as participações de Jotapê Martins, psiquiatra e tradutor de HQs das editoras Panini e Mythos, e Paulo Gustavo Pereira, jornalista especializado em cinema e diretor de redação da Revista Sci-Fi News. Haverá sorteio de DVDs e ingressos para o filme nos cinemas.


A nova aventura
Dirigido por Bryan Singer e estrelado por Brandon Routh, Kate Bosworth e Kevin Spacey, Superman – O Retorno narra um novo e emocionante capítulo na saga de um dos super-heróis mais queridos do mundo. De volta à Terra após um período em que buscou reencontrar suas origens kryptonianas, Superman (Brandon Routh) encontra um planeta que aprendeu a viver sem ele, no qual Lois Lane (Kate Bosworth) tornou-se uma jornalista respeitada, ganhadora do Prêmio Pulitzer, prestes a se casar e mãe de um filho.


Além do impacto de saber que foi esquecido pelo mundo e por sua amada, o herói terá de enfrentar o vilão Lex Luthor (Kevin Spacey), cujo plano de aniquilar o Homem-de-Aço põe em risco a segurança do planeta. Para proteger da destruição o mundo que o acolheu, Superman embarca em uma jornada épica de redenção, que o leva das profundezas do oceano ao espaço infinito.

Prêmio ABRE de design & embalagem. Participe!

O Prêmio ABRE de Design & Embalagem é o Prêmio Institucional do setor. Este vem ganhando destaque e reconhecimento a cada edição devido sua qualidade e seriedade.
Em sua 6ª edição é considerado o mais importante concurso nacional de embalagem, com reconhecimento internacional. As embalagens vencedoras são expostas nas principais feiras mundiais e podem concorrer ao WorldStar, mais importante prêmio internacional do setor realizado pela Organização Mundial de Embalagem – WPO, que apóia o Prêmio ABRE.
O Prêmio ABRE conta também com o apoio da ULADE – União Latino-Americana de Embalagem e do Programa Brasileiro de Design do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio.


O Prêmio ABRE, possui, ao todo, 03 módulos – Estudante, Design e Embalagem – divididos em 27 estratégicas categorias que representam importantes frentes de atuação do setor. A avaliação das embalagens inscritas é feita através de rigorosos critérios por um grupo de profissionais especializados em diversas áreas do segmento de embalagem.

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, que trabalha para o desenvolvimento da cadeia brasileira de embalagem, criou em 2001 o Prêmio ABRE de Design e Embalagem para empresas que acreditam na valorização da embalagem brasileira.

Participe e corra o risco de ter sua embalagem reconhecida nacional e internacionalmente!!

Mais informações: http://www.abre.org.br/premio_abre/premio_design_2006/premio_2006_index.htm

Primeiro festival de cinema latino-americano traz ao público obras inéditas e raras

O Primeiro Festival de Cinema Latino-Americano, que ocorrerá entre os dias 10 e 16 de julho, exibirá uma série de filmes inéditos e raros. Entre eles: argentinos, cubanos e bolivianos das décadas de 1950 e 1960.

Na programação estão: O Banheiro (2005), de Gregory Cohen; O Monobloc (2005), de Luis Ortega; Salvador Allende (2004), de Patrício Gúsman; O que você faria (2005),de Marcelo Piñeyro; e Ponto Final (2004), de Elia Schneider.

Preciosidades como A morte de um burocrata (1966), de Tomás Gutiérrez Alea; A hora dos fornos (1968), de Fernando Solanas e Octávio Getino; Tire Die (1959), de Fernando Birre; Now! (1969), de Santiago Alvarez; e Ukamau (1966), de Jorge Sanjinés também fazem parte do Festival.

O evento, que tem o objetivo de discutir a singularidade estética da cinematografia latino-americana, traz, além das projeções, oficinas e debates. Entre os temas abordados estão: documentário na América Latina, a nova ficção latino-americana e a retomada do movimento cineclubista.

Serviço
Primeiro Festival de Cinema latino-americano
Data: De 10 a 16 de julho.
Ingresso: Grátis
Locais: Memorial da América Latina - Av Auro S. de Moura Andrade nº 664, Barra Funda - São Paulo - (11) 3823-4600;
Cine SESC - Rua Augusta 2075, Cerqueira Cesar - São Paulo - (11) 3082-0213;
Sala Cinemateca Largo Senador - Raul Cardoso nº 207, Vila Mariana - São Paulo - (11) 5084- 2177.

Mais informações: Secretaria de Estado da Cultura (11) 3351.8165 - www.cultura.sp.gov.br

quinta-feira, julho 06, 2006

Retiro espiritual em Bragança Paulista

A Associação Voluntários da Esperança, que cuida há sete anos de pessoas carentes de asilos, orfanatos, hospitais através de diversos projetos e campanhas voluntárias - www.voluntariosdaesperanca.com.br está promovendo um retiro espiritual dirigidos por terapeutas corporais, transpessoais e reikianos.

Neste encontro você fará uma integração profunda consigo mesmo, através de práticas de meditação, terapias corporais, reiki, estudos dirigidos e práticas espirituais. Além de alimentar-se de forma natural, desintoxicando seu organismo.
São convidados a participar deste encontro todos aqueles que buscam uma espiritualidade sadia e seu auto-crescimento e que estão abertos para experiências, com o coração aberto.
Este retiro será realizado num local maravilhoso, repleto de árvores e muito verde e os recursos arrecadados serão destinados integralmente às obras da associação e à realização de novos retiros.
Estamos fechando um grupo de no máximo 20 pessoas para os próximos dias 28, 29 e 30 de julho.
Investimento: R$ 120,00 (podendo ser dividido em 2x uma no ato da reserva e outra nas vésperas do encontro) - Incluso: alimentação (vegetariana em geral e peixes), transporte, hospedagem e todas as práticas.
Obs: Para quem optar ir com seu proprio carro, o local de encontro é o mesmo e o valor cai para R$ 100,00.

Saíremos às 21 horas do dia 28 de julho do metrô Tatuapé em direção à Bragança Paulista, com retorno no dia 30 às 20 horas.
O que levar: roupas claras, tênis, roupa de banho (piscina), canga ou toalha para deitar na natureza, roupas de cama e banho.
O que não será permitido: qualquer tipo de cigarro ou bebida alcoolica, aparelhos eletrônicos. Não será permitida a presença de crianças, mesmo de colo.

Fotos do local:
www.voluntariosdaesperanca.com.br/cedro.htm

Reserve sua participação ou obtenha mais informações pelos telefones (11) 6698-5776 / (11) 9874-9195 com Fernanda Lopes ou pelo email
voluntarios@voluntariosdaesperanca.com.br, colocando na linha de assunto RETIRO ESPIRITUAL.
Os depósitos deverão ser realizados para as contas:
BRADESCO - AG. 0137-6 c.c 94604-4
ITAÚ - AG. 1393 c.c. 12827-5
Prazo máximo para reserva (mediante depósito) - até 20 de julho.

MCB abre inscrições para o Prêmio Design


O Museu da Casa Brasileira, de São Paulo, abre as inscrições para o 20º Prêmio Design no próximo dia 8 de julho. Mais respeitada e tradicional premiação de design do país, o prêmio abrange todos os equipamentos para o habitat, nas categorias Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Equipamentos Eletro-Eletrônicos, Equipamentos de Construção, Têxteis e Revestimentos, Trabalhos Escritos e Novas Idéias/Conceitos.

Esta é a premiação de design de maior longevidade em nosso país. A diretora do museu, Adélia Borges, conta que a iniciativa surgiu em 1986, quando o publicitário Roberto Dualibi dirigia o MCB. “De lá para cá, passaram por este museu estadual cinco diretores, e todos eles continuaram a realizar o Prêmio, o que nem sempre é usual em instituições públicas e mostra a força com que esta iniciativa nasceu e se implantou”, acrescenta.
Mais informações sobre as inscrições, que vão até dia 8 de agosto: através do site www.mcb.sp.gov.br, pelo telefone 11 3032-3727 ou e-mail premiodesign@mcb.sp.gov.br .

domingo, julho 02, 2006

Curso Online: Captação de Recursos e Sustentabilidade

EVENTO GRATUITO
Saiba como dimensionar os recursos a captar; conheça as melhores formas de acesso às fontes de financiamento; aproveite as dicas sobre tipos de campanha, pesquisa de potenciais doadores e patrocinadores, peças de captação, entrevistas de solicitação, avaliação e monitoramento.

Data: 6 de julho às 14 horas.
Programa completo e outras informações acesse: http://www.aulavox.com/eventos_2006/_julho/criando/palestra0607.htm

Informações
Márcia Mendes
marcia@criando.netwww.criando.net
(11)3034-5847

Vaga aberta para jornalista

Curso superior em Jornalismo, mínimo dois anos de experiência; Conhecimento em photoshop e documentação; Experiência em confecção de jornais. Vantagens oferecidas: Vale transporte; Ticket refeição; Plano de saúde. Salário: R$1.000,00; Horário: Das 9 às 18 horas. Local: Centro do Rio de Janeiro. Favor só encaminhar curriculos profissionais residentes no Rio de Janeiro.
Contato: Denise Cotrim - Global Info - Tel: (21) 21232000.