sexta-feira, julho 07, 2006

Consórcio Social da Juventude capacita 300 jovens no Sul Fluminense

Terá início no dia 10 de julho as oficinas do Consórcio Social da Juventude no Sul Fluminense. As entidades conveniadas da região são o Lar Espírita Irmã Zilá, Clube Palmares, Rádio Integração FM e o Gapuve (Grupo de Aposentados e Pensionistas Unidos Venceremos). No total, 300 jovens serão capacitados nessa terceira fase do programa de qualificação profissional nos munícipios de Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis e Barra do Piraí.

O Consórcio Social da Juventude (CSJ), uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), tem como objetivo qualificar os jovens e prepará-los para a inserção do mercado de trabalho. O programa é destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social. O participante do CSJ passa por um processo de qualificação, que inclui aulas de inclusão digital, valores humanos, saúde, estímulo à escolaridade, ética e cidadania e educação ambiental, totalizando 200 horas. A outra etapa consiste em uma capacitação profissional de 200 horas com oficinas-escolas de acordo com a demanda de emprego da região. Durante esse processo, os jovens participantes recebem uma bolsa cidadania para possibilitar sua permanência no curso.

No Rio de Janeiro, o programa é desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com a Ação Comunitária do Brasil/RJ (ACB/RJ), que ocupa o lugar de entidade âncora. Seu papel é viabilizar e gerenciar uma rede de entidades para a execução das ações de qualificação básica, social e profissional e de inserção. A meta é garantir que no mínimo 30% dos jovens participantes ingressem no mercado de trabalho. Os jovens são também estimulados a participar de formas cooperativas de trabalho, recebendo um tratamento neste sentido.

No Rio de Janeiro, o CSJ teve início em 2004 quando qualificou 842 jovens, dentro os quais 337 foram inseridos no mercado de trabalho. Em 2005, foram 2.135 alunos e 767 encaminhados para o primeiro emprego. Nessa terceira etapa serão qualificados 1700 jovens, sendo que a meta é inserir 510 no mercado de trabalho. Mais informações sobre o CSJ no estado do Rio de Janeiro no site:
http://www.consorciodajuventuderj.org.br.

Entidades Executoras

Clube Palmares
O Clube Palmares foi fundado em 1965 buscando suprir a necessidade que os jovens negros sentiam em se reunir sem ser discriminados e marginalizados. A partir de então, o Clube Palmares, além das atividades sociais, apóia projetos de inserção de jovens afro-descendentes. Entre seus principais projetos estão o Movimento da Consciência Negra para os cursinhos pré-vestibulares a fim de garantir o acesso a universidade. O Clube Palmares oferecerá cursos de padeiros, confeiteiros, técnicos em informática, eletricistas prediais, agentes de atendimento ao público, atendendo 100 jovens no total e atuando na região de Volta Redonda. Clube PalmaresRua Roma nº. 1, Jardim Europa - Volta RedondaTel.: 24 3342-1208omsacastro@bol.com.br

Grupo de Aposentados e Pensionistas Unidos Venceremos – GAPUVE
O Grupo de Aposentados e Pensionistas Unidos Venceremos foi legalmente em 1989. Sua fundação se deve a necessidade que os aposentados sentiam de se reunirem para se organizarem, a fim de conhecerem seus direitos e deveres perante a sociedade e formarem grupos de ajuda mútua. A partir de então, o GAPUVE, além das atividades sociais, apóia projetos de inserção de jovens afro-descendentes, mulheres, deficientes físicos e egressos do sistema penal e outros segmentos da sociedade. Os principais projetos desenvolvidos estão na área de educação e esporte. O Gapuve oferecerá cursos de soldadores, operadores de supermercado, agentes de atendimento ao público, artesãos na área de reciclagem de produtos, atendendo 100 jovens na região de Volta Redonda.
GAPUVE - Av.dos Oitis nº648, Vila Mury - Volta Redonda- Tel: 24 3347-7318 /E-mail: omsacastro@bol.com.br

Associação Comunitária de Rádio e TV Integração – Volta Redonda
A Rádio e TV Integração oferecerá cursos de técnico em informática e "cuidadores de crianças", atendendo 75 jovens no total.
Associação Comunitária de Rádio e TV Integração - Rua Carlos Luiz, n°151, Dom Bosco – Volta Redonda – RJ - Tel.: 24 3350 8533 - E-mail: radioetvintegracao@bol.com.br

Lar Espírita Irmã Zilá
O Lar Espírita Irmã Zilá oferecerá curso de padeiro atendendo 25 jovens na cidade de Volta Redonda.
Lar Espírita Irmã Zilá - Rua L nº 76, Belmonte - Volta Redonda - Tel: 24 3350-6721 - E-mail:
eliana.itaboray@ig.com.br

Nenhum comentário: