segunda-feira, junho 19, 2006

BenQ aposta em marketing viral no Brasil

A BenQ Mobile, empresa que adquiriu a divisão de celulares da Siemens, lança hoje sua primeira ação de branding para construção da marca. Criada pela 10'Minutos Interactive, agência especializada na implantação de ações estratégicas para internet, a campanha terá como mote o tema Fale BenQ e, por meio de uma ação de marketing viral, procura estimular a pronúncia correta da marca no país.

BenQ significa Bringing Enjoyment and Quality to life, que traduz a estratégia da companhia de oferecer produtos que trazem qualidade e entretenimentode aliados ao design inovador com o objetivo de atender às necessidades de um público mais exigente, detalha Regina Macedo, diretora de Marketing da BenQ Mobile. Para nos aproximarmos ainda mais do nosso público, planejamos ações que buscam estimular a imaginação do usuário, finaliza a executiva.

Os consumidores poderão produzir seus próprios vídeos ou animações pronunciando corretamente o nome da marca BenQ, os mais criativos e inusitados serão premiados. Os três melhores vídeos serão veiculados no mega painel eletrônico da Eletromídia, na Marginal Pinheiros e veiculará também na internet. Além de colocar o vídeo no site www.falebenq.com.br, o usuário também poderá assistir ou enviar o link para que os amigos vejam seu vídeo.

A internet foi escolhida como meio para divulgar esta ação por oferecer as ferramentas para que os interessados possam participar, publicar e espalhar suas mensagens com mais rapidez do que nos demais meios. O marketing viral é muito utilizado para alcançar o público jovem e acreditamos que teremos bastante sucesso com essa iniciativa acredita Regina Macedo.

É uma tendência de mercado fortalecer as ações de marketing por meio da web. Além disso, a primeira campanha da empresa está alinhada com a nova proposta de comunicação visual da companhia e tem como foco interatividade, entretenimento, tecnologia e inovação.

Uma recente pesquisa americana, realizada pela OPA (Associação dos Editores Online), que reúne os principais sites de informação dos EUA, como CNN.com, MSNBC.com, Reuters.com e The Wall Street Journal , divulgou que comparado aos demais veículos de comunicação (TV, rádio, jornais e revistas) os jovens preferem a Web.

No Brasil de acordo com dados do Ibope/NetRatings, que mede o uso mensal da Internet no País, cerca de 12 milhões de internautas ativos do país ficaram, em média, 13h58 online -atrás apenas dos japoneses, com 14h26. Os americanos ficaram em terceiro com 13h40.

A linha da campanha foi planejada com base no alto impacto das estratégias de marketing viral. A possibilidade de qualquer pessoa propagar conteúdos pela rede faz com que o interesse do público cresça, comparado com outros formatos. O vídeo como principal ferramenta da ação foi utilizado por permitir a total interação e domínio do usuário pelo meio, comenta Michel Lent, diretor da 10'Minutos.

A campanha encerra no dia 31 de agosto e os três vídeos mais criativos terão seus trabalhos transmitidos no Painel Eletrônico da BenQ Mobile, na Marginal Tietê próximo ao viaduto da Av. Bandeirantes, em São Paulo, durante 10 dias. Além disso, os três primeiros colocados ganharão um celular CF110 e uma mochila BenQ. Os ganhadores do quarto ao vigésimo lugar receberão um kit BenQ com mochila e relógio. O material pode ser gravado tanto por celular como por outros equipamentos. Criatividade do conteúdo e pronúncia correta da marca serão os critérios de seleção para a escolha dos melhores vídeos.

No site www.falebenq.com.br o usuário encontra todo o regulamento da promoção cultural. Os interessados poderão se inscrever por meio do site da BenQ Mobile (www.benq-siemens.com.br) ou no próprio hotsite.

Omaha - A Stripper, já está nas bancas

Omaha – A Stripper, terceiro livro da Coleção Eros, já está nas melhores bancas e livrarias de todo o Brasil. O título é um clássico dos quadrinhos adultos. Até Neil Gaiman é fã das histórias, criadas pela roteirista Kate Worley e pelo quadrinista Reed Walker. "É um quadrinho com animais, mas os animais são pessoas de verdade; e não se trata de erotismo ou pornografia - é apenas uma história em que as câmeras virtuais continuam gravando quando as pessoas tiram a roupa e fazem amor (assim como acontece no mundo em que eu e você vivemos)", explica Gaiman.

Buscando uma nova maneira de lidar com o sexo e o amor, Reed Walker e Kate Worley encontraram no mundo animal um meio para expressar suas idéias. A história da gata dançarina Omaha foi criada em meio à efervescência da cena dos quadrinhos underground da década de 70, a série logo conquistou o respeito e a admiração de público e crítica por sua representação madura da sexualidade.

Toda a ternura, intimidade, humor e peculiaridade da intimidade humana estão em Omaha. Uma história profunda, inteligente e sensível desde o início.

“Ser Diferente é Normal” será tema do samba-enredo da Império Serrano

O Instituto Meta Social, com sua campanha “Ser Diferente é Normal”, será tema do samba-enredo da Império Serrano, uma das mais premiadas escolas do Rio de Janeiro para o Carnaval 2007. A causa, que é a luta contra o preconceito – seja ele qual for-, sensibilizou a diretoria da escola que, pela primeira vez na história do carnaval carioca, lança um samba sobre a diversidade humana com o título: “Ser Diferente é Normal. A Império Serrano faz a diferença no carnaval”.

Contratado especialmente para desenvolver o tema, o carnavalesco Milton Cunha se encantou com a proposta e entendeu que não se trata de uma simples escolha, mas da percepção e da visão mundial do assunto “diversidades” pela escola. A Império Serrano, que é pentacampeã no quesito “Samba-enredo, promete repetir o feito.

Esta é a primeira ONG a ser homenageada no carnaval carioca. Para a presidente do Instituto Meta Social, Helena Werneck, o mais importante é “perceber como uma campanha institucional cresceu a ponto de poder ser cantada e difundida através da maior festa do mundo que é o carnaval carioca”.

Instituto Meta Social

O Instituto Meta Social é uma organização não-governamental sem fins lucrativos. Ela é direcionada ao desenvolvimento de projetos de informação e parcerias com empresas e meio acadêmico com objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência. Usando a força da mídia de forma positiva e dinâmica, o instituto vem realizando e participando de campanhas e eventos com o objetivo único de informar a sociedade sobre as potencialidades e capacidades dessas pessoas.


O instituto participou da seleção da criança com Síndrome de Down que irá integrar o elenco da nova novela das 20 horas na Rede Globo, que vai abordar o assunto. Vários artistas e personalidades como Sandy e Jr, Malu Mader, Maurício de Sousa, Mylla Cristhie, entre outros, já vestiram a camiseta Ser Diferente é Normal.