sexta-feira, agosto 04, 2006

Cosplayers brasileiros chegam ao Japão

Dupla selecionada na Etapa JBC Brasil do WCS representará pela primeira vez o país no maior concurso de cosplayers do mundo

A grande final mundial do WCS – World Cosplay Summit – acontecerá neste domingo, dia 6, na cidade de Nagoya (província de Aichi) no Japão. O evento, promovido pela TV Aichi, é famoso por apresentar os melhores cosplays – termo que vem do inglês costume e play e serve para designar pessoas que se vestem e atuam de acordo com seus personagens preferidos – do mundo e, pela primeira vez, conta com representantes brasileiros.

Os irmãos Mônica e Maurício Somenzari, vencedores da Etapa Brasil do WCS, promovida pela Editora JBC no dia 17 de junho de 2006, surpreenderam os jornalistas japoneses na coletiva de imprensa realizada quarta-feira, dia 2, na “meca” dos fãs de animes, o bairro de Akihabara, em Tokyo.

Quatro das oito duplas estrangeiras participantes da final mundial do evento estiveram presentes na entrevista. Alemanha, França, China se apresentaram primeiro. Os brasileiros entraram por último, mas foram os bem mais recebidos pela mídia nipônica. Um sonoro “ooooooh!!!!!” tomou a sala assim que Mônica e Maurício surgiram como Augusta Vradica e Hugue de Watteau, do anime “Trinity Blood”.

No Japão, o país do anime, o evento recebeu tratamento somente dado a viagem de presidente estrangeiro, atraindo um número considerável de 26 veículos de comunicação, sendo 6 emissoras de TV.Terminada a bateria de perguntas e fotos, essa comitiva percorreu com os oito cosplays as ruas de Akihabara.

Curiosos engravatados e pedestres em geral, mesmo sem entender o que estava acontecendo ali, juntaram-se à aglomeração para registrar a cena com seus celulares e câmeras de bolso. “O nível dos cosplayers é o melhor do mundo e nós estamos tentando chegar lá”, comenta Maurício, o primeiro brasileiro a participar de um campeonato de cosplay no Japão e que até então só conhecia o país pelos mangás e animes.