sexta-feira, março 31, 2006

Vinícola Miolo inaugura sede regional no Rio de Janeiro

A Vinícola Miolo inaugura na segunda-feira, 3 de abril, sua sede no Rio de Janeiro. Com cerca de 200 metros quadrados, as novas instalações da Miolo no Rio ficam na Barra (Avenida das Américas, 3.434, bloco 4, sala 103C), compreendem escritórios, show room permanente de todas as linhas de produtos e projetos da empresa, além de uma moderníssima sala para degustações, com capacidade para 18 pessoas. O diretor-comercial, Alexandre Miolo, receberá os convidados.

Combate à pirataria é tema de encontro com empresários no Rio de Janeiro

O Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) começa em abril uma série de reuniões com as indústrias mais afetadas pela fabricação e venda de produtos falsificados no Brasil. O objetivo é encontrar alternativas que atraiam o consumidor e enfraqueça o mercado de produtos pirateados. A iniciativa faz parte de uma estratégia definida pelo Conselho com 99 ações de combate à pirataria, dividida em três vertentes: educativa, econômica e repressiva.

"Em 2005 fizemos repressão de alto nível", informou o secretário-executivo do Ministério da Justiça e presidente do CNCP, Luiz Paulo Barreto, em palestra nesta sexta-feira (31), no Rio de Janeiro, durante encontro da Câmara de Comercio Americana (Amcham Brasil), que tem como tema: Estratégias de Prevenção e Combate à falsificação. "Unimos Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal em operações de grande escala por todo o País. E estamos ampliando aos estados, como parte das ações do Sistema Único de Segurança Pública".

Segundo Barreto, essas ações já resultaram no desmonte de grandes centros de produção e distribuição de produtos falsificados, como no caso do depósito do empresário chinês Law Kin Chong, onde foram encontradas 90 toneladas de relógios, apreendidos 18, 5 milhões de CDs e DVDs e pelo menos R$ 102 milhões em produtos de beleza. Para o recolhimento dos produtos foram necessários 400 caminhões de carregamento.

"Essas operações continuam fortes em 2006, mas também vamos implementar este ano as outras duas vertentes no combate à pirataria: educativa e econômica", afirmou o secretário-executivo.Luiz Paulo Barreto explicou que a população precisa se conscientizar de que o custo social é alto quando se adquire um produto pirata. "Com o aumento da escala e da lucratividade dessa atividade criminosa, os sacoleiros vêm sendo substituídos por redes do crime transnacional organizado, verdadeiras máfias, especialmente chinesas, coreanas e árabes".

Com o dinheiro rápido, essas máfias estão financiando atividades de maior potencial ofensivo, como o narcotráfico e o contrabando de munições. Significa que quem compra um produto pirata, está alimentando o crime organizado, fato que acabou se transformando num problema de segurança pública no Brasil.

Fora isso, não existe a garantia da satisfação do consumo e os produtos podem ainda colocar em risco a saúde humana. Para os criminosos não existem limites. A variedade de produtos falsificados tem assustado as autoridades, como a comercialização de remédios, inclusive específicos no tratamento do câncer, preservativos, bisturis cirúrgicos, cateter cardíaco, peças de automóvel e até rolamentos de turbina de aviões. Em uma das operações de 2005, no porto de Vitória (ES), foram apreendidos 204 milhões de pares luvas cirúrgicas falsas.

Quantos aos efeitos da pirataria sobre a economia estima-se que para cada camelô vendendo falsificados, uma série de empregos na cadeia formal de produção deixa de existir. Os cálculos não são precisos, já que se trata do chamado "mercado cinza", de difícil controle. Mas de acordo com o secretário Luiz Paulo Barreto, se hoje acabasse a pirataria no Brasil, poderiam ser gerados dois milhões de empregos no País. "São perdas de empregos na cadeia de produção, de distribuição e varejista. A pirataria impede também a venda de insumos no Brasil e afasta novos investidores estrangeiros".

Barreto explicou que a atenção está redobrada nos principais portos brasileiros. A maior parte dos produtos é feita em cidades asiáticas, mas segue primeiro para a Europa, onde é transferido para navios que quando chegam no Brasil levantam menos suspeitas da fiscalização. "Mas isso hoje já está mudando e inclui a fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná", garantiu. "Conseguimos reduzir em 80 % a entrada de produtos ilegais por lá. Acabamos com os comboios de ônibus, 300 de uma vez só, que não tinham nem bancos de passageiros".

O secretário-executivo concluiu a palestra aos participantes do encontro na Amcham com um apelo para um empenho da industria brasileira no combate à pirataria. "É preciso despertar a indústria para que 2006 e 2007 seja o período da grande virada nessa luta", enfatizou."O Brasil já está sendo e será lembrado como um exemplo bem sucedido ao mundo nesse trabalho contra o crime organizado alimentado pelas falsificações".

Campanha da Voz promove ações de conscientização em todo o país

“Afine a sua saúde. Cuide da sua Voz. Este é o tema da campanha que será realizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz, entre os dias 11 e 16 de abril, com o objetivo de orientar e prevenir contra as doenças que atingem o aparelho vocal. Já em sua oitava edição, a Campanha Nacional da Voz será representada neste ano pela atriz Andréa Beltrão e promoverá ações de conscientização em todo o País.

O uso inadequado e abusivo é, em geral, a principal causa dos problemas da voz. O fumo é outro grande vilão, responsável por 97% dos casos de câncer de laringe, explica o Dr. Geraldo Sant’Anna, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

Assim como qualquer estrutura de nosso corpo, as pregas vocais - responsáveis pela vibração que produz a voz – ficam sobrecarregadas quando são muito exigidas. Por isso, as pessoas mais afetadas por problemas de voz são os profissionais que dependem dela para trabalhar, como os professores, por exemplo.

Alguns sintomas podem ser indicativos de que algo não vai bem. Rouquidão persistente por mais de 15 dias, pigarros de dores constantes de garganta, sensação de incômodo ao engolir alimentos e perda da voz são alguns dos sinais que servem de alerta. Laringites ou o surgimento de pequenos cistos, ou ainda de nódulos ou pólipos são alguns dos problemas mais comuns que podem causar distúrbios vocais.

Apesar de apresentar um significativo aumento no nível de consciência das pessoas sobre os problemas relacionados à voz, o Brasil ainda está entre os países que têm as maiores incidências de câncer de laringe. São, ao todo, 15 mil casos diagnosticados por ano, mais da metade deles fatais.

Segundo Geraldo Sant’Anna, o número de mortes poderia ser menor se as pessoas prestassem mais atenção nas alterações da voz e procurassem avaliação médica nas fases iniciais do problema, o que aumentaria as chances de cura. “Quem fica rouco sem melhora por mais de 15 dias deve procurar um especialista, alerta o otorrinolaringologista. Cerca de 3 mil profissionais, entre otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos, devem participar ativamente da campanha neste ano.

www.ablv.com.br

Designer brasileiro:bata no peito e diga que é seu


A hora e a vez do designer brasileiro mostrar para que veio ao mundo. O que seria melhor do que criar, mostrar ao mundo sua arte e ainda ser avaliado de maneira colaborativa?

Ainda melhor seria ver o genuíno trabalho de designers brasileiros estampado no peito do povo.

A grande dificuldade dos designers que estão começando é encontrar espaço para mostrar seu trabalho e obter reconhecimento. Mas é possível usufruir de projetos nacionais que valorizam o trabalho de artistas brasileiros, iniciantes ou experientes, criativos ou em busca de inspiração. Um exemplo deles é o Camiseteria, onde artistas criam desenhos artísticos para uma camiseta e tem seu trabalho exposto e avaliado por centenas de pessoas. A recompensa vem em forma de produtos com design criativo.

É a chance de o designer colaborar com o desenvolvimento do design artístico no Brasil e ser reconhecido por isso.

www.camiseteria.com

segunda-feira, março 27, 2006

Café do Brasil com mentiras

Com a proximidade da comemoração do "Dia da Mentira, em 1º de abril, o programa Café Brasil do dia 31 de março, abordará temas relacionados à mentira. Causas e conseqüências de mentiras, mesmo aquelas que parecem sem importância ou as contadas por políticos, por artistas e pelo cidadão comum todos os dias, serão discutidas. O fundo musical fica por conta de Débora Blando, os irmãos Valle, Orlando Silva e Aracy de Almeida. Rádio Mundial FM, 95,7 KHz, sexta-feira, das 19h30 às 20 horas.

Programa Café Brasil
O programa Café Brasil, do jornalista Luciano Pires, tem como objetivo levar ao ouvinte informações e músicas diferentes das produzidas para o consumo em massa. Assim, em cada edição, Luciano busca colocar no ar textos que mexam com a cabeça do brasileiro com assuntos do brasileiro com assuntos polêmicos, diversificados e de interesse público. Além de grandes nomes da MPB, cantores que têm talento, mas não conseguem alavancar seus CD’s por não se enquadrarem no padrão de consumo, têm espaço garantido do programa.

Café Brasil - www.lucianopires.com.br

Camisinha para prevenir, camisinha para engravidar

As doenças sexualmente transmissíveis podem levar homens e mulheres à infertilidade, por isso, o melhor remédio é a prevenção

Quem não pratica sexo seguro, pode engravidar. Disso, todo mundo sabe. Mas o que a maioria ignora é que quem se contamina com uma doença sexualmente transmissível, por não usar a camisinha, pode perder a chance de engravidar. É o que afirma dr. Newton Eduardo Busso, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana e um dos diretores do Projeto Beta - Medicina Reprodutiva com Responsabilidade Social. “Apesar das doenças venéreas se manifestarem na genitália externa, elas podem atingir a vagina, o colo do útero e as trompas. Algumas dessas infecções causam apenas uma irritação local, coceira e uma leve dor, porém, a gonorréia e a clamídia podem causar infertilidade em mulheres, e também levar a uma doença a uma doença inflamatória pélvica, muitas vezes assintomática”, explica o médico.

Segundo dr. Busso, o contágio ocorre durante a relação sexual, quando um dos parceiros está contaminado. “Qualquer pessoa, sexualmente ativa, corre o risco de pegar doenças, mas o perigo é maior para quem troca freqüentemente de parceiros”, afirma.

Algumas DSTs não têm cura, como a Herpes e a Aids. Portanto, além do uso da camisinha, o especialista alerta para outros importantes métodos preventivos: “visitas regulares ao médico; realização dos exames solicitados, especialmente quando tiver algum sintoma como corrimento, dor pélvica (junto com o corrimento) e ainda ardor ou dor na relação sexual”, finaliza.

Sobre o Projeto Beta
O Projeto Beta é o primeiro centro especializado em medicina reprodutiva privado a tratar a infertilidade com responsabilidade social. O objetivo é oferecer soluções para problemas de fertilidade aos cerca de 15% dos casais que enfrentam dificuldades em obter gestação e muitas vezes acabam desistindo do sonho de terem filho devido à escassez de tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Ao adequar o custo do tratamento à classificação social de cada casal, o Projeto atende grande parte do público que não tem condições de pagar pelo tratamento, nas clínicas particulares, e que não encontra atendimento na rede pública.

É formado por um grupo de 50 profissionais da área de saúde e trata-se de uma iniciativa pioneira liderada pelos médicos: Elvio Tognotti (médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Jonathas Borges Soares (Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida); Nelson Antunes Junior (responsável pelo departamento de reprodução humana da Faculdade de Medicina do ABC); Newton Eduardo Busso (professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa); e Sidney Glina (presidente da Sociedade Brasileira de Urologia).

Com uma equipe multidisciplinar, também formada por biólogos, embriologistas, ginecologistas, urologistas e enfermeiros, o Projeto Beta busca oferecer excelência no atendimento de casais inférteis e encontrar uma solução eficaz para o problema específico de cada um, utilizando estratégias que facilitem o acesso a tratamentos de infertilidade.

O Projeto realiza palestras gratuitas e orienta os casais sobre os tipos de tratamento oferecidos. Além disso, os casais podem tirar dúvidas com especialistas e passar por consultas, ultra-sonografia e análise seminal criteriosa. Após a escolha do melhor tratamento para o caso, são encaminhados à assistente social. Nessa etapa, é realizado estudo para a adequação do custo do tratamento ao perfil sócio-econômico dos casais.
As palestras acontecerão na Avenida Angélica, 688 - auditório do primeiro andar - bairro Higienópolis, São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3826-7017, de segunda a sexta, a partir das 14horas. As próximas serão nas seguintes datas: 1° e 29 de abril e 20 de maio.

Senasp define critérios de seleção de jovens que trabalharão no Pan

Nesta segunda-feira, 27, 150 líderes comunitários do Rio de Janeiro estarão reunidos para definir os critérios de seleção dos jovens que participarão como voluntários nos jogos Pan-Americanos. Os jovens serão capacitados como guias cívicos por meio de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço Social da Indústria (SESI).
A primeira turma terá início do curso no dia 22 de maio e treinará 1.500 jovens. A capacitação terá quatro meses de duração. Os jovens receberão noções básicas de convivência cidadã e curso de inglês e espanhol. As aulas de línguas estrangeiras continuarão após o encerramento do curso até o período dos jogos Pan-Americanos.
A iniciativa faz parte do projeto Segurança Cidadã, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) no estado fluminense e visa aproximar a sociedade das questões de segurança.
A reunião será realizada às 14h, no auditório da Procuradoria Geral da Justiça, 9º andar. A Procuradoria fica na Avenida Marechal Câmara 370, Centro.

Cabelo & Art é a mais nova publicação do mercado


Acontece hoje o lançamento da revista da revista “Cabelo & Arte”, às 20 horas, na boate Porão, no Jardim Amália, em Volta Redonda (RJ).
Na ocasião 60 modelos estarão mostrando “looks” dos mais variados, assinados por profissionais que estão em foco nesta primeira edição. O destaque fica para o cabeleireiro Silvio Rezende, de São Paulo, que fará uma demonstração-show no evento. Nas carrapetas o DJ Daniel.
“Cabelo & Arte” ganha o mercado no formato 20,5cm x 27,5cm, toda colorida, no mesmo padrão de outra publicação da editora, “Noivas & Eventos”, que está circulando há dois anos na região sul fluminense. Na revista o leitor encontrará visuais que podem ser usados no dia a dia, colorações, tratamentos, penteados e “looks” para festas.
Com apenas três edições por ano (março, julho e novembro) e tiragem de cinco mil exemplares por edição, antes mesmo do lançamento a publicação já é considerada uma grande vitrine para os profissionais da região.
A revista poderá ser acessada também através do site www.cabeloeart.com.br.
Maiores informações: (24) 3336-1499 e (24) 3348-3900.

1° Encontro de Informações sobre Saúde, ONGs e Associações de Pacientes - Saúde Brasil

O evento é um espaço para a multiplicação de informações em saúde, capacitação e a troca de experiências entre Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Associações de Pacientes. Durante os dois dias do evento, 17 e 18 de Maio (quarta e quinta-feiras), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, as organizações estarão mostrando seu trabalho à população e também vão participar de seminários de capacitação.

Nos seminários serão abordados diversos temas, a exemplo do Papel das ONGs, Acesso a Medicamentos, Gestão, Superação, Inclusão Social, Direitos à Saúde, Cuidador, Papel da Familia, entre outros temas específicos de saúde.Este encontro, destinado à população em geral, membros de ONGs e Associações de Pacientes, profissionais de órgãos de saúde, hospitais e interessados no assunto, valoriza a importante atuação dessas entidades do Terceiro Setor, que vêm contribuindo para potencializar a cidadania pela saúde e por meio de ações socialmente responsáveis.

O evento é uma iniciativa da Aguilla - Instituto Saúde Brasil, que há 15 anos desenvolve ações de educação em saúde, meio ambiente e cidadania, buscando multiplicar conhecimento para ajudar a promover a qualidade de vida das comunidades. "Além de valorizar o empenho desses grupos de apoio junto à população e capacitar seus integrantes, este evento mostrará ao cidadão, portador de uma enfermidade ou a seus familiares, que ninguém está sozinho", enfatiza Gilnei Rodrigues, diretor da Aguilla Instituto Saúde Brasil. É o primeiro encontro a conseguir reunir, num só espaço, ONGs e Associações com variados focos: Esclerose Múltipla, Alzheimer, Queimados, Aids, Câncer, Reabilitação, entre outros.

Serviço
1° Encontro de Informações sobre Saúde, ONGs e Associações de Pacientes - Saúde Brasil
Data: 17 e 18 de Maio de 2006 - quarta e quinta-feiras
Horário: Das 8 às 18 horas
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 - 4º andarCerqueira César - São Paulo - SP

II Mostra de Literatura Afro-Brasileira

De 2 a 6 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte realiza a II Mostra de Literatura Afro-Brasileira. A mesma tem como objetivo divulgar a literatura de autores/as negros/as bem como de literaturas voltadas para a temática das relações étnico-raciais, cultura e história afro-brasileira e africana.

As atividades estarão destinadas aos profissionais da educação, estudantes da educação infantil ao ensino superior, comunidade em geral. As inscrições estarão abertas a partir do dia 05 de abril de 2005. Contaremos com a participação de scritores de Minas Gerais e outros estados, bem como de especialistas na temática.

As atividades previstas são: conversa com escritores, palestras, oficinas, apresentações culturais, sala de leitura, exposição, relato de experiência das escolas e organizações negras.
Outras informações através do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte ou pelo telefone (31) 3277-8647.

Poluição do mundo atinge nível alarmante

Dois relatórios, divulgados no último mês pela ONU e pelo Governo dos EUA, afirma que a poluição do ar atingiu um índice alarmante: cerca de 380 partículas por milhão (ppm). Esse número é maior do que o registrado em mais de um milhão de anos, e possivelmente em 30 milhões de anos.

De acordo com os dados, a atmosfera da Terra nunca esteve tão poluída, ao ponto de batermos o recorde de emissão de gás carbônico. Ainda segundo os especialistas, atualmente poluímos 30% a mais do que no início da Revolução Industrial e certamente iremos pagar por isso com mudanças climáticas bruscas.

Os cientistas afirmam que caso o comportamento das pessoas e empresas não mude drasticamente, furacões, secas, nevascas, entre outras intempéries, serão cada vez mais freqüentes.

Irônico, é pensar que um desses relatórios, saiu dos estadunidenses, que se negaram a assinar o Protocolo de Kyoto, que entres outras medidas, trata sobre a diminuição da emissão de gases poluentes.

Informações sobre o 3Setor

O sítio Wooz é uma ação permanente, que tem como objetivo trazer informações sobre ações culturais, eventos, projetos e discussões sobre o Terceiro Setor e o Mercado Cultural, manter um canal aberto para receber propostas, críticas e sugestões de nossos internautas, que marcam presença na atualização e conteúdo da página, através do envio de informações, textos e notícias, que faz do sítio um projeto coletivo e um importante canal de comunicação. www.wooz.org.br/

Livraria FNAC e INTERCOM promovem debate sobre “ética na propaganda”

Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM e a Livraria FNAC Pinheiros realizam no próximo dia 3 de abril, segunda-feira, às 19h, no Fórum de Debates da Livraria, a segunda edição do Café INTERCOM. Destinado aos estudantes, publicitários, pesquisadores, professores, sociológos, escritores, associados da entidade e público interessado no assunto, o evento tem como proposta debater a “ética” em função do interesse coletivo.

A Publicidade sempre foi alvo do olhar crítico da sociedade. Apontada como responsável por fazer com que se compre mais do que se necessita, gerando uma discussão inevitável, pois retrata muito mais posições ideológicas diametralmente opostas.

Ela é, sem dúvida, um instrumentos de grande influência sobre a opinião pública e seu exercício deve ser pautado pela “ética”. Assim como a publicidade é pedagógica em relação ao consumo de produtos e serviços, deve também ser pedagógica no exercício cotidiano da ética, no cotidiano das pessoas. A ética deve ser objeto de reflexão em todo o processo de ensino e aprendizado, constituindo elemento fundamental na formação do profissional de publicidade. Debates como este são fundamentais para o amadurecimento da profissão e para a sociedade.
Esta edição do Café INTERCOM será conduzida pelo publicitário Paulo Rogério Tarsitano (educador, doutor em Comunicação, diretor da Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo da Universidade Metodista de São Paulo, integrante da diretoria da Intercom, na qual coordena a Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) e com a participação do presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda, André Porto Alegre (publicitário, jornalista, diretor geral da Promocine, membro do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR e do Conselho Consultivo da Intercom), e do advogado do CONAR, Paulo Gomes de Oliveira Filho (conselheiro do CONAR e membro da diretoria executiva da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda).


Paralelamente ao evento, acontecem os lançamentos dos livros: Imprensa Brasileira: Personagens que Fizeram História, vol. 2 (Imprensa Oficial), organizado por José Marques de Melo; A imprensa na berlinda: a fonte pergunta (Editora Celebris), dos jornalistas Norma Alcântara, Manuel Carlos Chaparro e Wilson Garcia; Propaganda e linguagem, da professora. Elizabeth Gonçalves (Editora da UMESP); O consenso forjado, de Francisco Fonseca (Editora Hucitec); e Webjornalismo, de Denis de Oliveira e Moisés dos Santos (Editora do Celacc), bem como da Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação – Inovcom , volume 1, n° 1, apresentada por Adolpho Queiroz.

Serviço
Café INTERCOM

Tema: Publicidade: A ética na Sociedade de Consumo
Dia 3 de abril de 2006, segunda-feira, às 19 horas
Local: Livraria FNAC PinheirosAvenida Pedroso de Moraes, 858 – Fórum de Eventos – 3º and. – Pinheiros (SP)

Mais informações
William Lara – billara@terra.com.br
Assessoria de Imprensa INTERCOM(11) 8273- 1178 / (11) 3091 4088
www.intercom.org.br

O Ministério da Saúde informa:

O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, participa hoje (27) da solenidade de abertura da 4a Conferência Nacional de Saúde Indígena, promovida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Rio Quente (GO). A conferência, que vai até o dia 31, é um dos espaços de controle social da saúde indígena promovido e apoiado pela Funasa.

Abertura da 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena
Data: 27.3.2006
Hora: 19h
Endereço: Rio Quente Resorts. Fazenda Água Quente, s/nº, Rio Quente (GO)