sexta-feira, setembro 01, 2006

Viva Leve já está nas bancas

A Viva Leve número 21 traz a vitória pessoal da publicitária Fernanda Louzada, que decidiu fazer a cirurgia bariátrica e comemora a eliminação de 36 quilos. Ela afirma que tem a auto-estima lá em cima, uma sensação de desejo realizado e se diz uma outra pessoa. “Aprendi a dar valor à saúde e, acima de tudo, à vida”, revela. Também as histórias de Fábio Fernandes, 85 quilos mais magro com a cirurgia; e de Mara Regina Sicone, 37 quilos a menos.

A publicação da Editora Escala ouviu especialistas, discute esse procedimento e faz um especial sobre a cirurgia de redução do estômago. Ela pode ser uma solução, mas para poucos.

• O que é vigorexia, a obsessão pela beleza física.

Colesterol controlado: os cuidados com as gorduras do sangue.

HPV: presente em 25% das mulheres, o vírus pode causar câncer se não for tratado corretamente.

• Eu vivo leve: uma entrevista com a apresentadora Viviane Romanelli, que revela o segredo da boa forma e do bom humor: “o mais importante é ter disciplina”.

• Paz na hora da refeição dos filhos.

• Alimentação saudável durante a gravidez.

• Um teste para sobre prevenção e cura do câncer.

• E mais: as seções Em Questão; Fome de Informação, com dicas de livros, sites e cursos; Você Sabia, sobre estresse; Supernovas, com os lançamentos de produtos light e diet; Supernovas Beleza, com lançamentos de produtos de beleza; Valor Calórico dos bolos; Celebridade, com a Dieta do dr. Onish; e Fichário de Ervas Medicinais.

A revista Viva Leve é destinada à leitora que busca uma alimentação mais equilibrada e saudável, que quer mudar seus hábitos e ter uma silhueta mais bonita e duradoura. Seu público situa-se nas classes A e B, sendo que 84% são mulheres. Com bom poder aquisitivo. Seus interesses estão em regime, dieta, nutrição, saúde, beleza, moda e compras.

Site fornece dados de políticos brasileiros

Além do livro “Políticos do Brasil”, Fernando Rodrigues lança www.politicosdobrasil.com.br, com declarações de bens e CPFs dos mais importantes homens públicos que comandam a nação

Depois do lançamento do livro Políticos do Brasil (Publifolha, 424 páginas, R$ 39,90), o jornalista Fernando Rodrigues dá mais um passo na criação da maior radiografia dos políticos brasileiros na virada do milênio e contribui, definitivamente, para o processo de democratização nacional. Está no ar, pelo UOL, o site www.politicosdobrasil.com.br.

Todas as informações usadas para produzir o livro homônimo já estão na página eletrônica, criada exclusivamente para mostrar aos milhões de internautas brasileiros quem são os políticos da nação. No endereço, os interessados vão encontrar dados sobre aqueles que se inscreveram nas eleições de 1998, 2002 e 2006, inclusive as declarações de bens e os CPFs de cada candidato.

Para produzir o livro e o site Políticos do Brasil, Fernando Rodrigues fez a maior pesquisa já realizada sobre os governantes do Brasil. A produção teve como fonte principal um vasto acervo de documentos, em princípio públicos, mas na prática até hoje inéditos em sua maior parte. Tomou-se como base, portanto, o último pleito do século 20 e o primeiro do século 21.

Para composição do livro, foram analisadas as declarações de bens e os dados eleitorais do presidente e do vice-presidente da República, dos 27 governadores e 27 vice-governadores, dos 513 deputados federais, dos 81 senadores e seus 162 suplentes e dos 1.059 deputados estaduais e distritais. Em resumo, os 1.871 principais políticos que comandam o país nos planos federal, estadual e distrital.

Ao final do livro, o leitor encontrará uma listagem completa de todas as tabelas usadas nas análises e os nomes de todos os vencedores nas eleições de 1998 e de 2002. Estão relacionados, entre outras informações, o cargo para o qual cada um foi eleito, o partido, unidade da Federação (UF), a votação obtida e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

O número do CPF também estará disponível em www.politicosdobrasil.com.br. “O conhecimento do CPF de um político é uma ferramenta útil ao eleitor: permite a checagem da situação dos candidatos a cargos públicos junto à Receita Federal e outros órgãos governamentais – embora pendências nem sempre sejam sinônimo de irregularidade”, ressalta o autor.

Estará na internet pelo tempo que for possível todo o material que deu origem ao trabalho (fac-símiles das declarações de bens analisadas). “É uma contribuição à transparência do processo eleitoral no país e ao avanço da democracia. Pela primeira vez, os eleitores e estudiosos terão acesso facilitado à informação dessa natureza sobre os políticos escolhidos para comandar o Brasil”, finaliza Fernando Rodrigues.

Sobre o autor
Fernando Rodrigues, repórter e colunista da Folha de S.Paulo, é jornalista desde 1985. Foi correspondente da Folha em Nova York, Tóquio e Washington. Ganhou três prêmios Esso.

Serviço
Políticos do Brasil
Autor: Fernando Rodrigues
Editora: Publifolha
410 páginas
Preço: R$ 39,90
O livro pode ser adquirido nas principais livrarias do país, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site www.publifolha.com.br .

Sobre a Publifolha
Criada em 1995, a Publifolha é hoje uma das principais editoras do Brasil. Tem forte atuação nas áreas de guias turísticos, informação e entretenimento. Com um catálogo diversificado, as publicações auxiliam o leitor a conquistar objetivos de estudo, trabalho, bem-estar e lazer. Seus títulos estão distribuídos em 20 áreas, como turismo, desenvolvimento profissional, referência, literatura (brasileira e estrangeira), artes, saúde, puericultura, comportamento, infantis e culinária.

A revista Brasil RESPONSÁVEL número 13 aborda o drama das vítimas da exploração sexual na infância. A publicação da Editora Escala ouviu especialistas e autoridades governamentais que trabalham no enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil, um mal que a sociedade precisa combater com urgência, e mostra o que está sendo feito para acabar com esse problema nacional.

Também na edição:
• Voluntariado: os brasileiros que ajudaram as vítimas do tsunami a reconstruir suas vidas.

• A jornalista Neide Duarte é a entrevistada do mês. Ela mostra o que pensam os jovens do sertão do Nordeste brasileiro.

• Meninos de Araçuaí estampam coleção têxtil.

• Amazônia: expedição Juruena-Apuí revela o que há além da floresta.

• Apenas R$1: este é o preço de uma refeição saudável e balanceada.

• Outros destaques: Projeto Museu Arte Jovem; projetos para prevenção do câncer da mama; livro ensina deficientes visuais a aprender a brincar.

E mais: notas, artigos, responsabilidade social, terceiro setor, política, gestão, cidadania, cultura, políticas públicas, empreendedorismo, voluntariado, tecnologia e ação social.

A revista Brasil RESPONSÁVEL é uma publicação mensal da Editora Escala com foco no desenvolvimento social do País, terceiro setor, educação, inclusão social, ética e cidadania.

Revista Cabelos & Cia monta redação dentro da Beauty Fair

A revista Cabelos & Cia, publicação da Duetto Editorial, montará uma redação dentro de seu estande na feira de beleza, Beauty Fair e lançará um jornal diário sobre o que acontece por lá. Agenda, opinião de cabeleireiros, lançamentos de produtos, coberturas de shows, reportagens de negócios e entrevistas serão algumas das pautas a cada dia.

Para não deixar nenhuma informação escapar, duas editoras, três repórteres e duas produtoras estarão trabalhando a todo vapor. Isso para manter comerciantes, lojistas e profissionais do segmento bem informados.

A Beauty Fair acontece de 2 a 5 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo.

Receba o livro "Mídia Controlada"

A revista Negócios da Comunicação está com uma promoção imperdível para os novos assinantes. O leitor, ao adquirir a assinatura da publicação, reberá gratuitamente o livro "Mídia Controlada", escrito por Sérgio Mattos e publicado pela Editora Paulus.

A revista Negócios da Comunicação é hoje o veículo com a maior circulação no mercado da comunicação editorial, corporativa, publicitária e gráfica. Com periodicidade mensal, Negócios da Comunicação trata de assuntos de interesse dos profissionais de comunicação. Na publicação o leitor encontra: discussões sobre o mercado da comunicação, inovações tecnológicas, estudo de casos e artigos de profissionais renomados.

O valor da assinatura anual, com 12 edições, é de R$ 99 que poderá ser parcelado em até 3 vezes. Já a assinatura bienal, com 24 edições, sai por R$ 195 podendo ser parcelado em até 5 vezes. Os interessados devem contatar o departamento de assinaturas da publicação pelo telefone (11) 3879-8223 ou pelo e-mail assinatura@segmentomc.com.br. Esta promoção é válida por tempo limitado.

Inscrições para o II Prêmio Top Gestão de Pessoas AAPSA

As inscrições para a 2ª edição do Prêmio Top Gestão de Pessoas AAPSA irão até o dia 15 de setembro. A premiação acontecerá no dia 26 de outubro, na casa de shows Tom Brasil, em São Paulo, junto com o 9º Top of Mind – Fornecedores de RH, da Editora Fênix Central de Negócios.

Com o intuito de reconhecer e estimular iniciativas, a Associação Paulista de Gestores de Pessoas – AAPSA, este ano, além de premiar os melhores cases de Gestão de Pessoas, incluiu a categoria Responsabilidade Social, premiando, também, os mais eficazes cases com esta finalidade.

Ao invés de cinco finalistas, como no ano passado, serão seis no total, três para cada categoria, das quais sairão dois vencedores. “Para agregarmos mais valor ao negócio, tornar cada vez mais claro os critérios e trazer toda solidez ao prêmio, formamos para esta edição uma comissão julgadora, composta por profissionais da AAPSA e do mercado, totalizando sete membros”, explica Reinaldo Frascino, coordenador do prêmio e VP da AAPSA.

Maria José Martins, consultora corporativa da Mahle Metal Leve, empresa que ficou entre as finalistas no ano passado, lembra que a inscrição ao prêmio se deu de forma tímida e casual. “Ficamos receosos em inscrever um programa que para nós ainda havia muito a ser feito. Mas ousamos. Tivemos medo, mas mostramos nosso trabalho para podermos aprender com os outros. E deu certo, percebemos que havíamos feito muito, também”.

O exemplo de Maria José não é diferente de outras empresas. O que ocorre muitas vezes, também, é a organização não atribuir a importância necessária ao programa, por ele ter se tornado natural na organização. “As empresas se esquecem que programas de gestão de pessoas e responsabilidade social, que conseguem ter uma vida natural na corporação é algo extremamente difícil de se encontrar. Por isso, as empresas precisam deixar de subestimar suas iniciativas”, diz Frascino.

Para a consultora corporativa, da Mahle Metal Leve, o prêmio estimula, sobretudo, a iniciativa dos Recursos Humanos de tornarem os seus programas em cases. “Chegar a final e receber toda homenagem, como recebemos, já é algo extremamente gratificante. Na Mahle, por exemplo, foi motivo de matéria, além de darmos o reconhecimento ao nosso presidente, que foi o comprador da idéia”, conta Maria José.

Todo regulamento do prêmio encontra-se no site www.aapsa.com.br.

Relação pai e filho traz novidades que influenciam a clínica psicanalítica

A revista PSIQUE CIÊNCIA & VIDA número 9 discute a nova dinâmica familiar e o papel do pai na educação dos filhos. Complexa e por vezes angustiante, a função do homem na família moderna deve se livrar da idealização aprisionadora da sociedade. O doutor em Psicologia Clínica e professor Ileno Izídio da Costa, na matéria de capa, analisa essa nova postura.

Também nesta edição:

• O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) – que atinge principalmente os jovens – também provoca revoluções no ambiente familiar. Mas a convivência pode ser harmônica

• Nas entrelinhas: a publicidade usa e abusa das mensagens subliminares como forma de controlar o consumidor?

Programação Neurolingüística: fama de auto-ajuda dessa vertente da Psicologia gera polêmica entre especialistas

Grupos de ajuda facilitam a aceitação dos problemas, mas terapia individual também é necessária

Infância: primeiros anos são fundamentais para o desenvolvimento do psiquismo

• Na entrevista do mês, o psicanalista Jorge Forbes, discípulo do francês Jacques Lacan e um dos introdutores de seu pensamento no Brasil, afirma que o desafio da Psicanálise hoje não é explicar, mas ajudar a suportar o risco de viver sem explicações para tudo.

E mais: livros; pesquisas; trabalho; relacionamento; cotidiano e agenda.

Cartilha explica crédito consignado para aposentados

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançará às 11 horas desta segunda-feira, 4 de setembro, uma cartilha dirigida aos aposentados e pensionistas com informações sobre crédito consignado. Com 16 páginas, a publicação traz explicações sobre a modalidade de empréstimo que mais cresce no Brasil. A edição conta com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).

Segundo o presidente da ABBC, João Rabêllo, a cartilha foi criada para tornar ainda mais transparente a relação entre os bancos que concedem esse tipo de benefício e os clientes aptos a recebê-lo. A Cartilha do Crédito Consignado - Guia Prático para Aposentados e Pensionistas do INSS apresenta de maneira simples informações sobre quem pode recorrer ao crédito, o momento mais adequado para realizar a operação, contribuições que podem ser cobradas pelos bancos, direitos do contratante e procedimentos em caso de irregularidades.

A busca pela transparência levou a ABBC e os bancos associados à entidade a investirem na pesquisa, elaboração, redação, produção e distribuição desta primeira edição, que terá 200 mil exemplares. Em formato de revista, a publicação será distribuída gratuitamente em todos os postos do INSS e do Procon do País, além das agências e escritórios de correspondentes bancários.

O crédito consignado conta hoje com um alto índice de aprovação dos aposentados e pensionistas. Pesquisa Ibope realizada em junho por encomenda da ABBC constatou que a maioria, 81%, está satisfeita com esse modelo de empréstimo. Para 91%, o desconto no benefício do INSS é a melhor forma de pagamento oferecida pelo mercado. O levantamento ouviu 616 beneficiários em seis cidades - São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. A média de idade é de 60 anos. As mulheres são a maioria, 63% do total.

O lançamento da Cartilha do Crédito Consignado ocorrerá na sede da ABBC, na Alameda Casa Branca, 35, 1º andar, São Paulo(SP).

Campeonato amador de Esqui e Snowboard começa neste sábado

O 1º Campeonato Brasileiro Amador de Esqui e 1ª Copa de Snowboard, organizado pelas operadoras de turismo Interpoint e Snowtime, começa neste sábado (02/09), em Termas de Chillán, ao sul do Chile. Além das disputas, que acontecem até o dia 9 de setembro, haverá uma programação completa de lazer, com coquetéis, degustações de vinhos, shows de bandas brasileiras e festas com DJs na boate Club House. O evento contará com vips como o chef de cuisine Erick Jacquin e a apresentadora Dani Monteiro.

Para quem ainda quiser participar, há preços a partir de US$ 1.403 por pessoa em apartamento duplo, incluindo passagens aéreas, traslados, sete noites de hospedagem com meia pensão (café da manhã e jantar), uso ilimitado dos meios de elevação, traslados privativos e cartão de assistência ao viajante.

A competição oficial, que conta com a chancela da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos de Neve), pretende reunir aproximadamente 50 praticantes de diversas partes do Brasil. Haverá disputas de Slalom Gigante, em diferentes categorias, onde o objetivo é completar um percurso em uma pista traçada. Para efetuar a inscrição, que custa US$ 30, ou saber mais sobre o regulamento, basta entrar em contato com a Interpoint – www.interpoint.com.br, fone (11) 3087.9400 / 0800.7719400, ou com a Snowtime – (11) 3088.3700, www.snowtime.com.br.

Aqueles que desejarem competir, mesmo sem ter tido qualquer contato prévio com esportes de neve, contarão com aulas e clínicas dadas por experientes profissionais. O campeonato amador oferece apoio total aos iniciantes de todas as idades, além de diversas opções de entretenimento durante todo o dia, com chocolate quente nas pistas de treino e churrasco. O evento tem patrocínio das empresas Travel Ace e Benevento.

Sobre Termas de Chillán
Localizada em uma das mais belas regiões do Chile, aos pés da Cordilheira dos Andes, a estação está cercada por uma vegetação exuberante, sinuosos rios e o imponente vulcão Chillán. São 29 pistas, 11 meios de elevação, excelente neve e a maior superfície esquiável de toda a América do Sul.

Quem prefere atividades mais tranqüilas também pode desfrutar do local. Chillán oferece um completo Spa – com tratamentos que vão de aromaterapia e fangoterapia a massagens relaxantes e shiatsu -, salas de jogos, academia e três piscinas termais, sendo uma coberta e duas ao ar livre. Também é possível divertir-se com um circuito para motos de neve e trenós puxados por cachorros.

À noite, a diversão fica por conta de shows de música ao vivo e folclóricos, djs, jantares especiais, e sorteios.

VJ Thunder Bird apresenta shows da Wizard no Hopi Hari

No dia 16 de setembro acontecerá o 6th Wizard and Friends at Hopi Hari, o encontro anual dos estudantes das 1.200 unidades Wizard de todo o Brasil. Desta vez, o evento terá como grandes atrações os shows da banda Tihuana, Supla, Edu Ribeiro e da banda No Haole – vencedora do Wizard Rock Festival 2005. Os shows deverão ocorrer no final da tarde com apresentação do VJ da MTV Thunder Bird. A expectativa é de que 10 mil alunos da rede de idiomas participem do encontro.

Na ocasião o Hopi Hari irá funcionar exclusivamente para o evento da Wizard, por isso terá passaportes com preços diferenciados. Também poderão participar do evento pessoas convidadas pelos alunos. Os passaportes antecipados podem ser adquiridos pelo valor de R$ 39,90 nas unidades Wizard de todo o Brasil, no site www.hopihari.com.br e no serviço de telemarketing (0300 789 5566 – valor de ligação local). Na bilheteria do parque o passaporte será comercializado pelo valor de R$ 49,00.

O Hopi Hari fica na Rodovia dos Bandeirantes, km 72,5 (acesso no km 70,5) em Vinhedo. São apenas 30 minutos de São Paulo e 15 minutos das cidades de Campinas e Jundiaí. O parque conta com completa infra-estrutura de alimentação, atendimento e segurança. O valor do estacionamento para carros e vans é de R$ 15,00 e para motos é de R$ 7,00.

Santana Têxtil apresenta no Rio de Janeiro a moda

Na 9ª edição do evento, serão apresentadas 16 referências de looks contemporâneos e sem fronteiras

A Santana Textil do Brasil® elege o tema Community para saudar a fusão de elementos estéticos de várias culturas como forma de criar um estilo personalizado e livre de vestir. O Café Première engloba circuitos de palestras pelos mais diversos pólos de confecção do País e inicia jornada a partir do dia 5 de setembro, simultaneamente, nas cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro.

Durante as palestras a serem ministradas pelas estilistas e especialistas em Marketing de Moda, Iorrana Aguiar e Raquel Tavares, será apresentado o conceito das seguintes tendências selecionadas após pesquisa de moda em países da América do Norte: Brandie – hippies, China Chic, Coexistência, Conecting, Cool Street, Cultura Street, Doll Me, Emo.rocker, Favela Hype, Funny Tailoring, Reggae Rock Style, Generation Next, Kids, Comtempura, Revolução Industrial e Comunidade.

Segundo Raquel Tavares, nesta edição será evidenciada a moda global, fruto do respeito às diferenças e a negação de tudo o que se refere a guerras e conflitos. Após o lançamento no Rio de Janeiro e Fortaleza, a 9ª edição do Café Premiére percorrerá 14 cidades dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Santa Catarina.

Serviço
Lançamento Café Première 2006.2
Data
5 de setembro 2006
Locais
Fortaleza – às 9 horas, Hotel Oásis Atlântico Imperial- Av. Beira Mar, 2.500- Meireles
Rio de Janeiro – às 19 horas, Windsor Barra Hotel & Congressos – Av. Sernambetiba, 2630- Barra da Tijuca
Contato
Guilherme Fernandes - (85) 9911.5825

Santana Textil do Brasil®
Av. Presidente Castelo Branco, 2015 – BR 116 km 37
Horizonte-CE-Brasil/ Fone: (85) 4009.4000/ Fax (85)4009.4110
Site: www.santana.ind.br • e-mail: santex@santana.ind.br .

Xeque-Mate = elenco de estrelas + roteiro inteligente

Quando o jovem roteirista Jason Smilovic - da série Karen Sisco exibida aqui no Brasil pelo então canal USA – escreveu, em 1997, a irreverente história do azarado jovem que se vê bem no meio de uma guerra entre as duas mais famosas famílias de gângsteres de Nova York, não imaginava que oito anos depois estaria em um set de filmagem, dividindo o estúdio com os maiores medalhões de Hollywood, como Ben Kingsley, Morgan Freeman, Bruce Willis, Josh Harnett, Stanley Tucci e Lucy Liu.É comum encontrarmos produções que tem em seu elenco uma verdadeira seleção de talentos e profissionais consagrados, reunidos em torno de um único grande atrativo: um roteiro muito bem construído, que envolve personagens ricos e que traz em suas linhas uma história original capaz de “escalar” grandes astros por pura satisfação profissional.

Sir Ben Kingsley confessa que quando leu o roteiro, achou-o muito engraçado “O material era muito inteligente e pensei que esse era o tipo de filme a que o meu filho de 16 anos adoraria assistir, porque ele fica intrigado com enredos em labirintos, em que você tem de estar atento, com vontade e satisfeito. Quando o público se sente intrigado por um roteiro como este, ele deixa o cinema com a sua inteligência verdadeiramente estimulada”.

Antes de iniciarem as filmagens de Xeque-Mate a equipe de produção já contava com um excelente elenco, encabeçado pelo galã Josh Hartnett, Lucy Liu e Sir Ben Kingsley. E quando faltavam oito semanas para o início das filmagens a equipe foi agradavelmente surpreendida. Bruce Willis e Morgam Freeman também selaram a sua participação. O produtor Chris Roberts (Camisa de Força e Senhor das Armas) relata a emoção: “Quando nós recebemos o roteiro pela primeira vez, achamos que havia muitos papéis excelentes e muitos diálogos extraordinários, que o roteiro realmente gravitaria na direção dos atores, mas isto realmente foi algo além da nossa imaginação. Quando Morgan e Bruce assinaram as suas participações, isso foi totalmente inesperado. Eles arredondaram um elenco absolutamente de sonho”.

Além da possibilidade de interpretar um personagem malvado, Morgam Freeman conta o prazer de trabalhar ao lado de grandes colegas “Interpretar um cara mau é sempre um pouco divertido, mas então você olha para o elenco. Puxa, sabe, o Bruce fazendo parte dele, e o Ben Kingsley fazendo parte dele, e o Josh Hartnett. É muito mais pela alegria e pelo prazer de trabalhar com colegas que você aprecia do que por qualquer outra coisa. Mas toda vez que eu assumo um trabalho é porque acho o roteiro muito interessante. O roteiro fica enrolado até o final, mas interessante. A outra coisa sobre estar neste negócio é que muitos de nós ficamos fascinados com astros. Você vê alguém dar um show em seu trabalho (como Ben Kingsley) e depois você tem a chance de trabalhar com eles, e você então se avalia e se questiona: Como cheguei até aqui?”.

ESTRÉIA NACIONAL: 15 de setembro de 2006.

Carrefour cria hotsite para reforçar campanha contra o câncer de mama

O Carrefour colocou no ar nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, um novo hotsite - www.carrefour.com.br -, que integra a campanha "Carrefour e você contra o câncer de mama", desenvolvida em parceria com o IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

O hotsite, desenvolvido pela TV1.Com, apresenta a lista dos produtos que fazem parte da campanha - parte da renda obtida com a venda de mais de 5.000 itens durante todo o mês de setembro será revertida para o IBCC. Também traz informações e dicas importantes sobre a doença e formas para prevenir o câncer de mama.

O hotsite segue o mesmo conceito da campanha solidária criada pela AlmapBBDO para o Carrefour que será veiculada durante todo o mês de setembro. "Comprou, ajudou" é a mensagem da campanha, protagonizada pela apresentadora Ana Maria Braga e pela atriz Juliana Knust, ambas da Rede Globo.

Cinema em Cena inaugura novo site

Os aficcionados na sétima arte devem esperar até o dia 4 de setembro para conhecer o novo site do Cinema em Cena, que promete vir muito mais completo.
Cinema em Cena: dia 4 de setembro em um computador perto de você.

Made in Japan - Edição de aniversário: 9 anos

Há nove anos a Made in Japan leva aos seus leitores os fatos relevantes e também as curiosidades sobre o Japão e a comunidade nikkei no Brasil. Nesta edição de aniversário, mostramos como os elementos da cultura nipônica já fazem parte da vida dos brasileiros, sejam eles descendentes ou não.

A matéria de capa vem recheada com nove aspectos relacionados com o Japão que ganham cada vez mais força e destaque no território verde-amarelo. Desde a importância dos dekasseguis para a economia local até o universo fashion, onde estilistas e modelos nikkeis fazem cada vez mais sucesso.

Também veremos nessa reportagem especial a influência da culinária japonesa, a presença de nikkeis na mídia, a indústria automobilística nipônica, religiosidade, o estudo do nihongo, o espaço dos desenhos japoneses no mercado editorial e o reconhecimento dos matsuris como grandes festas nacionais.

PERFIL Koda Kumi
Provocante, sensual e com uma voz encantadora. Essa é Koda Kumi, a nova musa do Japão. Usando da melhor forma seus atributos, a cantora faz apresentações incendiárias e ganha fãs por todo o arquipélago. Além da qualidade do seu trabalho, ela se utiliza de criativos recursos de marketing para alavancar seu sucesso e assim se tornar uma das cantoras campeãs de venda no país.

COSPLAY Brasil é o melhor
Os irmãos Mônica e Maurício Somenzari venceram a final do World Cosplay Summit, realizada em Nagoya. Assim como na Etapa JBC Brasil, os brasileiros encantaram os jurados e levantaram o público. Essa foi a primeira vez que o País participou da competição e, logo de cara, levou o título de melhor cosplay do mundo.

TECNOLOGIA GPS
Somente com um navegador a bordo é possível rodar por todos os lugares do Japão sem se perder. Com ele, basta digitar o endereço do destino desejado que o aparelho se encarrega de mostrar as direções corretas ao motorista.
A repórter da Made in Japan em Tokyo revela como funciona essa mais nova mania dos japoneses.

BELEZA Miss Japão
Eleita a segunda mulher mais bela do universo. Kurara Chibana se destacou por demostrar que é muito mais que apenas um corpo bonito. Fluente em inglês, espanhol e francês, a japonesa impressionou com sua capacidade de comunicação. Nascida em Okinawa, Kurara é uma mostra de como o clima desse região do arquipélago pode influenciar positivamente seus habitantes.

NASCIMENTO Bebê imperial
Previsto para nascer no início de setembro, o filho do príncipe Fumihito e da princesa Kiko pode mudar as diretrizes da sucessão ao trono nipônico. Saiba o que acontecerá caso a criança seja um menino ou uma menina. Devido a Lei de Sucessão japonesa, somente aos homens descendentes direto do imperador é dado o direito de assumir o trono.

ENTREVISTA Japinha
O baterista do CPM 22 conta como foi a turnê da banda pelo Japão. Japinha aproveitou a estadia no país de seus antepassados para matar a saudade de seu irmão, que não via há sete anos, e também para reencontrar um grande amigo. Na entrevista, ele ainda fala sobre o novo trabalho do grupo, o CD MTV ao VIVO CPM 22.

CULINÁRIA Sushi básico
Nesta edição a Made in Japan destaca na culinária japonesa o niguirizushi. Contamos a maneira correta de preparar essa iguaria, aparentemente simples. Além disso, também resgatamos a história do prato, um dos mais conhecidos e apreciados em todo mundo.

TRABALHO A importância dos brasileiros
A deputada e vice-ministra da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Satsuki Katayama, afirma que os brasileiros são essenciais para a economia nipônica. No entanto, ela diz que os dekasseguis ainda não estão totalmente integrados com a sociedade japonesa.

Made in Japan Paraná nº 6
As influências orientais estão por todos os lados, mas é na moda que estas tendência se expressam da melhor forma. A cultura japonesa, rica em tradições, oferece um farto material para a criatividade de estilistas como Érika Ikezili. Nascida em Cornélio Procópio, ela é a responsável por levar, este ano, o estilo nipônico às passarelas da mais importante semana da moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week.

Por duas vezes, Érika esteve no arquipélago, e essas viagens foram essenciais para reforçar os aspectos mais marcantes da cultura de seus ancestrais. Conheça a estilista que além de marcar presença nos mais badalados centros da moda, desenvolve linhas de produtos para entidades e empresas nikkeis.

YOSAKOI SORAN Paraná é destaque na competição
O Grupo Sansey, de Londrina, pelo segundo ano consecutivo, leva o título do Festival Yosakoi Soran, realizado em São Paulo. Outra equipe do Estado que ficou em primeiro lugar foi o Wakaba Curitiba, na categoria juvenil. Na matéria explicamos como surgiu o Yosakoi Soran que surgiu no início da década de 1990 a partir da fusão da dança Yosakoi com a música Soran-bushi.

KARAOKÊ Estrelas da Acema
O Paraná se destaca como o Estado que mais revela talentos do karaokê. E, a maioria desses cantores encontra na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) o lugar ideal para praticar. Exemplos de estrelas não faltam. Joe Hirata, assim como sua irmã, Jane Ashihara, cresceram cantando na Acema e hoje são sucesso na comunidade nipo-brasileira. Há ainda Keyla Okada, que neste ano venceu o Nihon Amateur Kayousai Grand Prix Taikai, realizado em Tokyo.

CENTENÁRIO Parque do Japão
Um dos projetos mais importantes de Maringá para o comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil é a construção do Parque do Japão. Para manter a fidelidade do projeto o paisagista japonês Hiroshi Kawashimo acompanhará as abras na cidade.

ESPORTE Sumotoris campeões
A equipe da União Londrinense de Sumô (ULS) conquistou o primeiro lugar na categoria feminina no Campeonato Brasileiro de Sumô, que ocorreu na cidade de Araçatuba, São Paulo. E os homens conquistaram a sexta posição. Como conta o presidente da ULS, a equipe teve uma grande evolução desde o ano passado.

Sobre a revaista Made in Japan
Única revista produzida e distribuída no Brasil e no exterior, Made in Japan traz, há mais de oito anos, notícias do Japão para os brasileiros. Editada mensalmente pela editora JBC, é produzida pelas redações de São Paulo e de Tokyo, que trabalham, pela diferença de fuso horário, 24 horas por dia ininterruptamente.

No Japão, além da capital, a revista mantém jornalistas correspondentes nas províncias de Aichi, Shizuoka e Gunma, onde se concentram as maiores comunidades de dekasseguis. Assim, além de informar tudo o que acontece na comunidade nikkei no Brasil, Made in Japan ainda acompanha, de perto, o dia-a-dia da segunda maior comunidade brasileira no exterior.

Sobre a Editora JBC
Editora especializada em assuntos sobre o Japão no Brasil, a editora JBC é também a maior editora de mangás do país. Está entre as 15 maiores editoras em vendas em bancas no Brasil, também com publicações regulares no Japão. Exclusivamente no mercado nipônico, edita o Jornal Tudo Bem, principal publicação em língua portuguesa para os brasileiros que moram no Japão e a revista Gambare!, que engloba o mercado de trabalho dos brasileiros no arquipélago.

No Japão, mantém correspondentes nas províncias de Shizuoka, Gunma e Aichi, além da capital, Tóquio. Mantêm redações nos dois países o que, pela diferença de fuso, permite à editora ter uma equipe de jornalistas trabalhando 24 horas por dia.

Made in Japan 108
82 páginas
R$ 6,50 (Brasil)
600 ienes (Japão)

quarta-feira, agosto 30, 2006

O Pequenino Grão de Areia está de volta

O Pequenino Grão de Areira, musical infanto-juvenil de João Falcão, retorna aos palcos cariocas depois de sua última montagem carioca, em 1987.
Sem nenhum mistério mas com muita magia e trabalho, a partir de um bom texto, uma excelente direção e equipe de criação, numa produção cuidadosamente elaborada, reunindo um elenco talentoso e profissional, se chega a este resultado que agrada às crianças de todas as idades e aos pais, trazendo uma valiosa contribuição à temporada infantil de 2006.

Serviço

Direção: Marcelo Mello e Gisela de Castro
Teatro: Clara Nunes
Endereço: Shopping da Gávea, 3º piso (Rua Marquês de São Vicente 52, Gávea - RJ)
Tel: (21) 2274-9696
Datas e Horário: sábado e domingo, às 17 horas.

Novos Cursos Livres de Jornalismo na ABI

A Associação Brasileira de Imprensa inicia em setembro uma nova jornada de Cursos Livres de Jornalismo, com o objetivo de qualificar estudantes e profissionais de Comunicação. Com duração média de dois meses, os cursos podem contar como horas de estágio e dão direito a certificados de participação.

Todos os professores são jornalistas de renome: Mônica Albuquerque, Pery Cotta, Amaury Ribeiro Junior, Cecília Costa, Domingos Meirelles, Juçara Braga, Francisco Aiello, Fábio Azevedo, Milton Coelho da Graça, Zilda Ferreira, Paulo Madureira e Trajano de Moraes.

Serão 11 cursos de extensão ministradas na sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio). Tabela de horários, descontos e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cursos@abi.org.br ou pelo telefone (21) 2282-1292, ramal 219, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

terça-feira, agosto 29, 2006

Um olhar diferente sobre os meios de comunicação

O blog Atentos à Mídia entrou no ar a partir desta segunda-feira, dia 28 de agosto de 2006, como iniciativa colaborativa de vários profissionais de comunicação e militantes de áreas e estados distintos. O objetivo primordial do blog é monitorar – sem cair na onda do politicamente correto – como os veículos de comunicação, a publicidade, o cinema e outros setores tratam de temas ligados àsquestões étnico-raciais, de gênero, e várias outras.

Segundo o editor do blog, Marcio Alexandre M. Gualberto, "o Atentos à Mídia é antes de tudo um esforço para aglutinar vários olhares e perspectivas de colegas que, tal como eu, também se incomodam em como a mídia retrata a nós e outros grupos populacionais que compõem a sociedade brasileira". Para ele o blog é um espaço democrático,dinâmico e que, ao mesmo tempo propicia uma rápida difusão dasopiniões e olhares produzidos.

O blog, de acordo com seu editor, é uma iniciativa própria que não conta com apoio de nenhum órgão de financiamento ou de alguma instituição. No entanto, ele deixa claro que toda e qualquer contribuição é bem-vinda, inclusive – afirma ele -, todos sabemos que se não forem as organizações da sociedade civil a produzirem esses olhares não serão as entidades de classe, as grandes emissoras ou agências de publicidade que o farão.

O Atentos à Mídia terá atualização semanal e será dividido em várias categorias tais como: entrevistas, internet, jornais, publicidade, revistas e televisão. Para completar haverá ainda uma categoria específica chamada Notícias D´África que, segundo Marcio Alexandre, será responsável por difundir notícias do continente africano que de um modo geral não chegam ao Brasil "dada a total invisibilidade que este continente tem para a mídia brasileira". No entanto, ele ressalta, que enquanto no Brasil faltam fontes sobre África, a "internet de Portugal é riquíssima em páginas sobre a África e seus países". Em sua estréia o blog traz uma entrevista com Joel Zito de Araújo, cineasta diretor dos filmes "A Negação do Brasil" e "Filhas do Vento". Além da colaboração de Angélica Basthi, Mônica Bara Maia e Jalmelice Luz e de contribuições de outras fontes que são devidamente citadas e creditadas.
O Atentos à Mídia pode ser acessado a partir do endereço www.atentosamidia.com .