sexta-feira, setembro 01, 2006

Made in Japan - Edição de aniversário: 9 anos

Há nove anos a Made in Japan leva aos seus leitores os fatos relevantes e também as curiosidades sobre o Japão e a comunidade nikkei no Brasil. Nesta edição de aniversário, mostramos como os elementos da cultura nipônica já fazem parte da vida dos brasileiros, sejam eles descendentes ou não.

A matéria de capa vem recheada com nove aspectos relacionados com o Japão que ganham cada vez mais força e destaque no território verde-amarelo. Desde a importância dos dekasseguis para a economia local até o universo fashion, onde estilistas e modelos nikkeis fazem cada vez mais sucesso.

Também veremos nessa reportagem especial a influência da culinária japonesa, a presença de nikkeis na mídia, a indústria automobilística nipônica, religiosidade, o estudo do nihongo, o espaço dos desenhos japoneses no mercado editorial e o reconhecimento dos matsuris como grandes festas nacionais.

PERFIL Koda Kumi
Provocante, sensual e com uma voz encantadora. Essa é Koda Kumi, a nova musa do Japão. Usando da melhor forma seus atributos, a cantora faz apresentações incendiárias e ganha fãs por todo o arquipélago. Além da qualidade do seu trabalho, ela se utiliza de criativos recursos de marketing para alavancar seu sucesso e assim se tornar uma das cantoras campeãs de venda no país.

COSPLAY Brasil é o melhor
Os irmãos Mônica e Maurício Somenzari venceram a final do World Cosplay Summit, realizada em Nagoya. Assim como na Etapa JBC Brasil, os brasileiros encantaram os jurados e levantaram o público. Essa foi a primeira vez que o País participou da competição e, logo de cara, levou o título de melhor cosplay do mundo.

TECNOLOGIA GPS
Somente com um navegador a bordo é possível rodar por todos os lugares do Japão sem se perder. Com ele, basta digitar o endereço do destino desejado que o aparelho se encarrega de mostrar as direções corretas ao motorista.
A repórter da Made in Japan em Tokyo revela como funciona essa mais nova mania dos japoneses.

BELEZA Miss Japão
Eleita a segunda mulher mais bela do universo. Kurara Chibana se destacou por demostrar que é muito mais que apenas um corpo bonito. Fluente em inglês, espanhol e francês, a japonesa impressionou com sua capacidade de comunicação. Nascida em Okinawa, Kurara é uma mostra de como o clima desse região do arquipélago pode influenciar positivamente seus habitantes.

NASCIMENTO Bebê imperial
Previsto para nascer no início de setembro, o filho do príncipe Fumihito e da princesa Kiko pode mudar as diretrizes da sucessão ao trono nipônico. Saiba o que acontecerá caso a criança seja um menino ou uma menina. Devido a Lei de Sucessão japonesa, somente aos homens descendentes direto do imperador é dado o direito de assumir o trono.

ENTREVISTA Japinha
O baterista do CPM 22 conta como foi a turnê da banda pelo Japão. Japinha aproveitou a estadia no país de seus antepassados para matar a saudade de seu irmão, que não via há sete anos, e também para reencontrar um grande amigo. Na entrevista, ele ainda fala sobre o novo trabalho do grupo, o CD MTV ao VIVO CPM 22.

CULINÁRIA Sushi básico
Nesta edição a Made in Japan destaca na culinária japonesa o niguirizushi. Contamos a maneira correta de preparar essa iguaria, aparentemente simples. Além disso, também resgatamos a história do prato, um dos mais conhecidos e apreciados em todo mundo.

TRABALHO A importância dos brasileiros
A deputada e vice-ministra da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Satsuki Katayama, afirma que os brasileiros são essenciais para a economia nipônica. No entanto, ela diz que os dekasseguis ainda não estão totalmente integrados com a sociedade japonesa.

Made in Japan Paraná nº 6
As influências orientais estão por todos os lados, mas é na moda que estas tendência se expressam da melhor forma. A cultura japonesa, rica em tradições, oferece um farto material para a criatividade de estilistas como Érika Ikezili. Nascida em Cornélio Procópio, ela é a responsável por levar, este ano, o estilo nipônico às passarelas da mais importante semana da moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week.

Por duas vezes, Érika esteve no arquipélago, e essas viagens foram essenciais para reforçar os aspectos mais marcantes da cultura de seus ancestrais. Conheça a estilista que além de marcar presença nos mais badalados centros da moda, desenvolve linhas de produtos para entidades e empresas nikkeis.

YOSAKOI SORAN Paraná é destaque na competição
O Grupo Sansey, de Londrina, pelo segundo ano consecutivo, leva o título do Festival Yosakoi Soran, realizado em São Paulo. Outra equipe do Estado que ficou em primeiro lugar foi o Wakaba Curitiba, na categoria juvenil. Na matéria explicamos como surgiu o Yosakoi Soran que surgiu no início da década de 1990 a partir da fusão da dança Yosakoi com a música Soran-bushi.

KARAOKÊ Estrelas da Acema
O Paraná se destaca como o Estado que mais revela talentos do karaokê. E, a maioria desses cantores encontra na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) o lugar ideal para praticar. Exemplos de estrelas não faltam. Joe Hirata, assim como sua irmã, Jane Ashihara, cresceram cantando na Acema e hoje são sucesso na comunidade nipo-brasileira. Há ainda Keyla Okada, que neste ano venceu o Nihon Amateur Kayousai Grand Prix Taikai, realizado em Tokyo.

CENTENÁRIO Parque do Japão
Um dos projetos mais importantes de Maringá para o comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil é a construção do Parque do Japão. Para manter a fidelidade do projeto o paisagista japonês Hiroshi Kawashimo acompanhará as abras na cidade.

ESPORTE Sumotoris campeões
A equipe da União Londrinense de Sumô (ULS) conquistou o primeiro lugar na categoria feminina no Campeonato Brasileiro de Sumô, que ocorreu na cidade de Araçatuba, São Paulo. E os homens conquistaram a sexta posição. Como conta o presidente da ULS, a equipe teve uma grande evolução desde o ano passado.

Sobre a revaista Made in Japan
Única revista produzida e distribuída no Brasil e no exterior, Made in Japan traz, há mais de oito anos, notícias do Japão para os brasileiros. Editada mensalmente pela editora JBC, é produzida pelas redações de São Paulo e de Tokyo, que trabalham, pela diferença de fuso horário, 24 horas por dia ininterruptamente.

No Japão, além da capital, a revista mantém jornalistas correspondentes nas províncias de Aichi, Shizuoka e Gunma, onde se concentram as maiores comunidades de dekasseguis. Assim, além de informar tudo o que acontece na comunidade nikkei no Brasil, Made in Japan ainda acompanha, de perto, o dia-a-dia da segunda maior comunidade brasileira no exterior.

Sobre a Editora JBC
Editora especializada em assuntos sobre o Japão no Brasil, a editora JBC é também a maior editora de mangás do país. Está entre as 15 maiores editoras em vendas em bancas no Brasil, também com publicações regulares no Japão. Exclusivamente no mercado nipônico, edita o Jornal Tudo Bem, principal publicação em língua portuguesa para os brasileiros que moram no Japão e a revista Gambare!, que engloba o mercado de trabalho dos brasileiros no arquipélago.

No Japão, mantém correspondentes nas províncias de Shizuoka, Gunma e Aichi, além da capital, Tóquio. Mantêm redações nos dois países o que, pela diferença de fuso, permite à editora ter uma equipe de jornalistas trabalhando 24 horas por dia.

Made in Japan 108
82 páginas
R$ 6,50 (Brasil)
600 ienes (Japão)

Nenhum comentário: