Há nove anos a Made in Japan leva aos seus leitores os fatos relevantes e também as curiosidades sobre o Japão e a comunidade nikkei no Brasil. Nesta edição de aniversário, mostramos como os elementos da cultura nipônica já fazem parte da vida dos brasileiros, sejam eles descendentes ou não.A matéria de capa vem recheada com nove aspectos relacionados com o Japão que ganham cada vez mais força e destaque no território verde-amarelo. Desde a importância dos dekasseguis para a economia local até o universo fashion, onde estilistas e modelos nikkeis fazem cada vez mais sucesso.
Também veremos nessa reportagem especial a influência da culinária japonesa, a presença de nikkeis na mídia, a indústria automobilística nipônica, religiosidade, o estudo do nihongo, o espaço dos desenhos japoneses no mercado editorial e o reconhecimento dos matsuris como grandes festas nacionais.
PERFIL Koda Kumi
Provocante, sensual e com uma voz encantadora. Essa é Koda Kumi, a nova musa do Japão. Usando da melhor forma seus atributos, a cantora faz apresentações incendiárias e ganha fãs por todo o arquipélago. Além da qualidade do seu trabalho, ela se utiliza de criativos recursos de marketing para alavancar seu sucesso e assim se tornar uma das cantoras campeãs de venda no país.
COSPLAY Brasil é o melhor
Os irmãos Mônica e Maurício Somenzari venceram a final do World Cosplay Summit, realizada em Nagoya. Assim como na Etapa JBC Brasil, os brasileiros encantaram os jurados e levantaram o público. Essa foi a primeira vez que o País participou da competição e, logo de cara, levou o título de melhor cosplay do mundo.
TECNOLOGIA GPS
Somente com um navegador a bordo é possível rodar por todos os lugares do Japão sem se perder. Com ele, basta digitar o endereço do destino desejado que o aparelho se encarrega de mostrar as direções corretas ao motorista.
A repórter da Made in Japan em Tokyo revela como funciona essa mais nova mania dos japoneses.
BELEZA Miss Japão
Eleita a segunda mulher mais bela do universo. Kurara Chibana se destacou por demostrar que é muito mais que apenas um corpo bonito. Fluente em inglês, espanhol e francês, a japonesa impressionou com sua capacidade de comunicação. Nascida em Okinawa, Kurara é uma mostra de como o clima desse região do arquipélago pode influenciar positivamente seus habitantes.
NASCIMENTO Bebê imperial
Previsto para nascer no início de setembro, o filho do príncipe Fumihito e da princesa Kiko pode mudar as diretrizes da sucessão ao trono nipônico. Saiba o que acontecerá caso a criança seja um menino ou uma menina. Devido a Lei de Sucessão japonesa, somente aos homens descendentes direto do imperador é dado o direito de assumir o trono.
ENTREVISTA Japinha
O baterista do CPM 22 conta como foi a turnê da banda pelo Japão. Japinha aproveitou a estadia no país de seus antepassados para matar a saudade de seu irmão, que não via há sete anos, e também para reencontrar um grande amigo. Na entrevista, ele ainda fala sobre o novo trabalho do grupo, o CD MTV ao VIVO CPM 22.
CULINÁRIA Sushi básico
Nesta edição a Made in Japan destaca na culinária japonesa o niguirizushi. Contamos a maneira correta de preparar essa iguaria, aparentemente simples. Além disso, também resgatamos a história do prato, um dos mais conhecidos e apreciados em todo mundo.
TRABALHO A importância dos brasileiros
A deputada e vice-ministra da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Satsuki Katayama, afirma que os brasileiros são essenciais para a economia nipônica. No entanto, ela diz que os dekasseguis ainda não estão totalmente integrados com a sociedade japonesa.
Made in Japan Paraná nº 6
As influências orientais estão por todos os lados, mas é na moda que estas tendência se expressam da melhor forma. A cultura japonesa, rica em tradições, oferece um farto material para a criatividade de estilistas como Érika Ikezili. Nascida em Cornélio Procópio, ela é a responsável por levar, este ano, o estilo nipônico às passarelas da mais importante semana da moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week.
Por duas vezes, Érika esteve no arquipélago, e essas viagens foram essenciais para reforçar os aspectos mais marcantes da cultura de seus ancestrais. Conheça a estilista que além de marcar presença nos mais badalados centros da moda, desenvolve linhas de produtos para entidades e empresas nikkeis.
YOSAKOI SORAN Paraná é destaque na competição
O Grupo Sansey, de Londrina, pelo segundo ano consecutivo, leva o título do Festival Yosakoi Soran, realizado em São Paulo. Outra equipe do Estado que ficou em primeiro lugar foi o Wakaba Curitiba, na categoria juvenil. Na matéria explicamos como surgiu o Yosakoi Soran que surgiu no início da década de 1990 a partir da fusão da dança Yosakoi com a música Soran-bushi.
KARAOKÊ Estrelas da Acema
O Paraná se destaca como o Estado que mais revela talentos do karaokê. E, a maioria desses cantores encontra na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) o lugar ideal para praticar. Exemplos de estrelas não faltam. Joe Hirata, assim como sua irmã, Jane Ashihara, cresceram cantando na Acema e hoje são sucesso na comunidade nipo-brasileira. Há ainda Keyla Okada, que neste ano venceu o Nihon Amateur Kayousai Grand Prix Taikai, realizado em Tokyo.
CENTENÁRIO Parque do Japão
Um dos projetos mais importantes de Maringá para o comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil é a construção do Parque do Japão. Para manter a fidelidade do projeto o paisagista japonês Hiroshi Kawashimo acompanhará as abras na cidade.
ESPORTE Sumotoris campeões
A equipe da União Londrinense de Sumô (ULS) conquistou o primeiro lugar na categoria feminina no Campeonato Brasileiro de Sumô, que ocorreu na cidade de Araçatuba, São Paulo. E os homens conquistaram a sexta posição. Como conta o presidente da ULS, a equipe teve uma grande evolução desde o ano passado.
Sobre a revaista Made in Japan
Única revista produzida e distribuída no Brasil e no exterior, Made in Japan traz, há mais de oito anos, notícias do Japão para os brasileiros. Editada mensalmente pela editora JBC, é produzida pelas redações de São Paulo e de Tokyo, que trabalham, pela diferença de fuso horário, 24 horas por dia ininterruptamente.
No Japão, além da capital, a revista mantém jornalistas correspondentes nas províncias de Aichi, Shizuoka e Gunma, onde se concentram as maiores comunidades de dekasseguis. Assim, além de informar tudo o que acontece na comunidade nikkei no Brasil, Made in Japan ainda acompanha, de perto, o dia-a-dia da segunda maior comunidade brasileira no exterior.
Sobre a Editora JBC
Editora especializada em assuntos sobre o Japão no Brasil, a editora JBC é também a maior editora de mangás do país. Está entre as 15 maiores editoras em vendas em bancas no Brasil, também com publicações regulares no Japão. Exclusivamente no mercado nipônico, edita o Jornal Tudo Bem, principal publicação em língua portuguesa para os brasileiros que moram no Japão e a revista Gambare!, que engloba o mercado de trabalho dos brasileiros no arquipélago.
No Japão, mantém correspondentes nas províncias de Shizuoka, Gunma e Aichi, além da capital, Tóquio. Mantêm redações nos dois países o que, pela diferença de fuso, permite à editora ter uma equipe de jornalistas trabalhando 24 horas por dia.
Made in Japan 108
82 páginas
R$ 6,50 (Brasil)
600 ienes (Japão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário