sexta-feira, setembro 01, 2006

Cartilha explica crédito consignado para aposentados

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançará às 11 horas desta segunda-feira, 4 de setembro, uma cartilha dirigida aos aposentados e pensionistas com informações sobre crédito consignado. Com 16 páginas, a publicação traz explicações sobre a modalidade de empréstimo que mais cresce no Brasil. A edição conta com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).

Segundo o presidente da ABBC, João Rabêllo, a cartilha foi criada para tornar ainda mais transparente a relação entre os bancos que concedem esse tipo de benefício e os clientes aptos a recebê-lo. A Cartilha do Crédito Consignado - Guia Prático para Aposentados e Pensionistas do INSS apresenta de maneira simples informações sobre quem pode recorrer ao crédito, o momento mais adequado para realizar a operação, contribuições que podem ser cobradas pelos bancos, direitos do contratante e procedimentos em caso de irregularidades.

A busca pela transparência levou a ABBC e os bancos associados à entidade a investirem na pesquisa, elaboração, redação, produção e distribuição desta primeira edição, que terá 200 mil exemplares. Em formato de revista, a publicação será distribuída gratuitamente em todos os postos do INSS e do Procon do País, além das agências e escritórios de correspondentes bancários.

O crédito consignado conta hoje com um alto índice de aprovação dos aposentados e pensionistas. Pesquisa Ibope realizada em junho por encomenda da ABBC constatou que a maioria, 81%, está satisfeita com esse modelo de empréstimo. Para 91%, o desconto no benefício do INSS é a melhor forma de pagamento oferecida pelo mercado. O levantamento ouviu 616 beneficiários em seis cidades - São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. A média de idade é de 60 anos. As mulheres são a maioria, 63% do total.

O lançamento da Cartilha do Crédito Consignado ocorrerá na sede da ABBC, na Alameda Casa Branca, 35, 1º andar, São Paulo(SP).

Nenhum comentário: