terça-feira, agosto 29, 2006

Um olhar diferente sobre os meios de comunicação

O blog Atentos à Mídia entrou no ar a partir desta segunda-feira, dia 28 de agosto de 2006, como iniciativa colaborativa de vários profissionais de comunicação e militantes de áreas e estados distintos. O objetivo primordial do blog é monitorar – sem cair na onda do politicamente correto – como os veículos de comunicação, a publicidade, o cinema e outros setores tratam de temas ligados àsquestões étnico-raciais, de gênero, e várias outras.

Segundo o editor do blog, Marcio Alexandre M. Gualberto, "o Atentos à Mídia é antes de tudo um esforço para aglutinar vários olhares e perspectivas de colegas que, tal como eu, também se incomodam em como a mídia retrata a nós e outros grupos populacionais que compõem a sociedade brasileira". Para ele o blog é um espaço democrático,dinâmico e que, ao mesmo tempo propicia uma rápida difusão dasopiniões e olhares produzidos.

O blog, de acordo com seu editor, é uma iniciativa própria que não conta com apoio de nenhum órgão de financiamento ou de alguma instituição. No entanto, ele deixa claro que toda e qualquer contribuição é bem-vinda, inclusive – afirma ele -, todos sabemos que se não forem as organizações da sociedade civil a produzirem esses olhares não serão as entidades de classe, as grandes emissoras ou agências de publicidade que o farão.

O Atentos à Mídia terá atualização semanal e será dividido em várias categorias tais como: entrevistas, internet, jornais, publicidade, revistas e televisão. Para completar haverá ainda uma categoria específica chamada Notícias D´África que, segundo Marcio Alexandre, será responsável por difundir notícias do continente africano que de um modo geral não chegam ao Brasil "dada a total invisibilidade que este continente tem para a mídia brasileira". No entanto, ele ressalta, que enquanto no Brasil faltam fontes sobre África, a "internet de Portugal é riquíssima em páginas sobre a África e seus países". Em sua estréia o blog traz uma entrevista com Joel Zito de Araújo, cineasta diretor dos filmes "A Negação do Brasil" e "Filhas do Vento". Além da colaboração de Angélica Basthi, Mônica Bara Maia e Jalmelice Luz e de contribuições de outras fontes que são devidamente citadas e creditadas.
O Atentos à Mídia pode ser acessado a partir do endereço www.atentosamidia.com .

Nenhum comentário: