sexta-feira, outubro 02, 2009

Bolsa cria área para fundos de pensão

SÃO PAULO - Agora que os fundos de pensão foram liberados para ampliar seus aportes em renda variável, a BM&FBovespa montou uma área voltada exclusivamente para estes investidores. O diretor presidente da bolsa, Edemir Pinto, contratou José Antonio Gragnani, ex-secretário adjunto do Tesouro Nacional, para comandar o departamento.

"Já estávamos imaginando esse movimento por parte do governo e contratamos Gragnani há dois meses para mostrar aos fundos de pensão não só as oportunidades do mercado, mas também os produtos que nós temos, especialmente o banco de empréstimos de ações", informou o dirigente da BM&FBovespa, referindo-se ao produto que possibilita o aluguel de ações, com garantia da bolsa, por investidores que pretendem manter seus papéis encarteirados por muito tempo.

"Os fundos podem utilizá-lo para melhorar a rentabilidade de sua carteira: enquanto o papel fica adormecido na carteira, os investidores podem rentabilizá-lo", destacou. Hoje, o mecanismo é muito pouco utilizado pelos investidores institucionais. "Com o trabalho que esta diretoria vai desempenhar a partir de agora esse produto será colocado na rotina dos fundos", observou Pinto.

Enem foi adiado mas você pode fazer as prova

A prova descartada do Exame do Ensino Médio (Enem) pode ser usada como simulados pela internet, segundo pronunciamento do ministro da Educação, Fernando Haddad.

No seu discurso, o ministro disse que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocaram a prova descartada em seus sites para ser aproveitada como fonte de estudo para os alunos.

Para baixar as provas e o gabarito clique aqui!

Desfiles infantis arrecadam doações para crianças carentes

A semana do Dia das Crianças está recheada de novidades. Além de uma intensa programação infantil, com muitas atividades para a criançada, várias lojas vão realizar desfiles para mostrar as novas tendências para a moda infantil da próxima estação. Os eventos têm como objetivo maior arrecadar doações de brinquedos, roupas e calçados para as crianças do Abrigo São Judas Tadeu, para que elas também possam comemorar o Dia das Crianças recebendo presentes. Os desfiles serão realizados no Goiabeiras Shopping Center, o primeiro shopping do Estado de Mato Grosso, e um dos principais centros de compra da capital.

A iniciativa de ajudar o abrigo partiu das amigas Kenya Simone de Oliveira e Camilla Garrutti e algumas lojas de roupas para crianças entraram como parceiras da ação, convidando os clientes a assistirem os desfiles infantis e a levarem doações para os abrigos. "Estou muito feliz com este apoio, porque teremos condições de proporcionar um dia bem alegre às crianças do abrigo", diz Kenya. Camilla ficou emocionada com a parceria das lojas. "Fazer parte desta campanha foi uma atitude muito nobre dos empresários. Eles são exemplos para a toda a sociedade, pois mostraram que se preocupam com os menos favorecidos", diz. O presidente da Associação São Judas Tadeu, Cleber Corbalan, não poderia estar mais feliz com o evento. "Iniciativas como estas são extremamente positivas para as crianças. Estes desfiles beneficentes são muito importantes para nós, pois os itens arrecadados servirão para levar alegria e esperança para cerca de 230 crianças", comenta Cleber.

O desfile da loja Green acontece no dia 05 de outubro, a partir das 19h30. De acordo com a proprietária do estabelecimento, Vânia Haddad, a coleção de primavera-verão 2010 da Green se chama Love Garden e tem como inspiração o trabalho da artista plástica japonesa Yayoi Kusama. "Ela é conhecida por fazer arte com bolas e pontos, criando uma obra divertida e que encanta a todos. As características de seu trabalho se aproximam da proposta de moda infantil da Green: autenticidade, conforto e diversão", diz Vânia. Ela ainda revela que a meninada está ansiosa para desfilar. "A cada semestre realizamos um desfile e os modelos são os nossos próprios clientes. Muitas delas nos pedem para participar e neste evento teremos cerca de 60 crianças, entre 0 e 10 anos", conta a proprietária.

A Chicletaria realiza o seu desfile no dia 06, às 19h30 e aposta no estilo ''Resort Chic''. "Nossa coleção primavera-verão é inspirada na França, com o tema ''Très Chic''. As roupas estilo marinheiro estão super em alta, com muito azul marinho, vermelho e branco. Além disso temos peças para todas as ocasiões, incluindo sapatos e acessórios", revela Flávia Grams, proprietária da loja. Ela acredita que o evento será um sucesso, pois estão cuidando com carinho de cada detalhe para encantar os clientes. Assim como a Chicletaria, a Gabrielinha também traz nos seus calçados a moda Navy, com cores que lembram a marinha. "Também teremos muitos florais, celebrando a chegada da primavera, bem como o dourado, que fará sucesso nesta estação", comenta Marianne Moraes, gerente de Marketing do Grupo Gabriela. O desfile da Gabrielinha acontece no dia 07, também às 19h30.

Com roupas para crianças de 0 a 12 anos, a loja Lilica e Tigor realiza, no dia 08, um grandioso desfile, com cerca de 100 crianças na passarela. "Nossos pequenos modelos vão desfilar roupas, sapatos, acessórios, moda praia, enfim, peças para qualquer ocasião. O evento será muito bonito e colorido e temos certeza de que todos que assistirem vão adorar", declara a proprietária da loja, Daniela Pereira.

Os desfiles acontecerão entre os dias 5 e 8 de outubro, sempre às 19h30, no Goiabeiras Shopping. Para assisti-los, os clientes devem levar roupas, brinquedos ou calçados para doação.

Goiabeiras Shopping Center
Av. José Monteiro de Figueiredo (Dr. Zelito), nº 500
Duque de Caxias - Cuiabá, MT - CEP 78043-900
Fone: 65 3315-2300


quinta-feira, outubro 01, 2009

Fundos de Pensão fazem congresso em Curitiba

Foi aberto ontem à noite (30) em Curitiba o 30º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, com a participação de 2,6 mil pessoas. Os ministros Paulo Bernardo, do Planejamento, e José Pimentel, da Previdência Social, participaram da solenidade de abertura. Especialistas de todo o país estão na capital paranaense para debater o tema Cenário Econômico Mundial – Momentos Difíceis, Competências Maiores, em seminários que antecedem a sessão inaugural.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência (Abrapp), José Mendonça, da população economicamente ativa de 92 milhões de brasileiros, mais de 2,5 milhões são beneficiados com fundos de pensão. “As pessoas têm que se conscientizar de que devem preparar suas aposentadorias, não podem só confiar no governo, no limite pago, que atualmente é de R$ 3,2 mil. E essa preparação se faz com o tempo, não de um dia para o outro. De dez a 20 anos de contribuição”, afirmou.

Mendonça disse ainda que quem quer tornar sua aposentadoria uma remuneração mais digna deve estar bem consciente disso. “E os fundos de pensão fechados oferecem essa possibilidade. Eles não têm fins lucrativos, toda a rentabilidade é para o participante. E quem trabalha em alguma empresa também pode contribuir, os dois contribuem”, acrescentou.

Entre 30 milhões de pessoas com carteira de trabalho, 10 milhões têm salários superiores ao teto de aposentadoria, portanto, precisam garantir rendimentos no futuro. Para Mendonça, mesmo os autônomos devem participar. (Agência Brasil)