sexta-feira, outubro 02, 2009

Bolsa cria área para fundos de pensão

SÃO PAULO - Agora que os fundos de pensão foram liberados para ampliar seus aportes em renda variável, a BM&FBovespa montou uma área voltada exclusivamente para estes investidores. O diretor presidente da bolsa, Edemir Pinto, contratou José Antonio Gragnani, ex-secretário adjunto do Tesouro Nacional, para comandar o departamento.

"Já estávamos imaginando esse movimento por parte do governo e contratamos Gragnani há dois meses para mostrar aos fundos de pensão não só as oportunidades do mercado, mas também os produtos que nós temos, especialmente o banco de empréstimos de ações", informou o dirigente da BM&FBovespa, referindo-se ao produto que possibilita o aluguel de ações, com garantia da bolsa, por investidores que pretendem manter seus papéis encarteirados por muito tempo.

"Os fundos podem utilizá-lo para melhorar a rentabilidade de sua carteira: enquanto o papel fica adormecido na carteira, os investidores podem rentabilizá-lo", destacou. Hoje, o mecanismo é muito pouco utilizado pelos investidores institucionais. "Com o trabalho que esta diretoria vai desempenhar a partir de agora esse produto será colocado na rotina dos fundos", observou Pinto.

Nenhum comentário: