sábado, maio 20, 2006

Crônicas e ensaios de Olavo Bilac são lançados pela Imprensa Oficial do Estado, Edusp e Editora da Unicamp

"Bilac, o Jornalista", tem organização e ensaio crítico do professor Antonio Dimas e é uma edição da Imprensa Oficial do Estado, Edusp e Editora da Unicamp. O lançamento será dia 18 de maio (quinta-feira), a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, à Avenida Paulista, número 2073, São Paulo.

O lado poeta em Olavo Bilac sempre foi privilegiado, deixando sua atuação como jornalista por muito tempo esquecida. Na publicação de dois volumes de crônicas e um de ensaios na coletânea Bilac, o Jornalista, o professor Antonio Dimas resgata o trabalho jornalístico do líder do movimento parnasiano, propondo uma nova visão sobre sua atuação. Preço:R$ 170,00 os três volumes. Os exemplares também podem ser adquiridos pelo site da Imprensa Oficial no
http://lojavirtual.imprensaoficial.com.br/. O autor é doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo e professor livre-docente do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLH-USP. Realizou pós-doutorado na Maison des Sciences de L’Homme, na França. Páginas: 904 no primeiro volume; 576 (segundo volume) e 200 no terceiro volume, de ensaios.

Para a publicação desses volumes, o coordenador da obra garimpou, pacientemente, crônicas e ensaios publicados na imprensa, reproduzidas nos dois primeiros volumes de Bilac, o Jornalista. Dimas ressalta o equilíbrio entre poesia e jornalismo presente na concepção literária de Bilac, dialogando com a variedade de perspectivas retratadas nestas crônicas e ensaios, revelando um autor múltiplo e desafiador.

Da seleção constam crônicas publicadas em O Correio Paulistano (ente 1907 e 1908), na revista Kosmos e na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro. Bilac dedicou quase vinte anos à produção de crônicas, aderindo ao jornalismo depois de consagrado como poeta.

A cidade do Rio de Janeiro é a grande personagem da crônica bilaqueana: uma cidade debruçada sobre a cultura do século XIX e, de outro lado, dilacerada nas contradições políticas do início do século XX. Em sua pesquisa, Antonio Dimas revela Bilac em várias perspectivas, um cronista sempre pronto a ver o Brasil e o mundo: o andarilho, o poeta, o jornalista, o político e o polemista que observou o desastre de Canudos, a modernidade de Paris e até estudou a complexa relação do Brasil com a América Latina.

A importância de editar os três volumes da obra de um dos mais consagrados poetas é ressaltada pelo presidente da Imprensa Oficial do Estado, Hubert Alquéres: ““Bilac é o tipo de caso já clássico de endeusamento entre seus contemporâneos acompanhado de esquecimento e injustiça posterior. Os três volumes, contendo sua obra como jornalista, sanam uma grande lacuna para estudiosos de literatura, estudantes de jornalismo e amantes das belas letras; além de fazer justiça à obra de Bilac e de sua importância como observador e descritor de seu tempo.”

Algumas das crônicas desta antologia, na íntegra ou transformadas, já foram publicadas por Olavo Bilac em seus livros Crônicas e Novelas (1894), Crítica e Fantasia (1904) e Ironia e Piedade (1916). Antonio Dimas relata que essas crônicas retiradas de revistas e jornais diversos, publicadas no Rio de Janeiro ou São Paulo, ajudarão o leitor a formar uma opinião mais ampla sobre a sociedade brasileira nessas duas cidades: “As crônicas de Bilac ultrapassam o literário e espalham-se por domínios conexos, nos quais o historiador, o psicólogo, o sociólogo, o economista, o jornalista, o antropólogo e outros pesquisadores da sociedade brasileira poderão encontrar elementos importantes para uma reflexão sobre as diferentes facetas da nossa sociedade”.

Sobre Bilac
Foi um dos mais notáveis poetas brasileiros, prosador exímio e orador primoroso, participou da fundação da Academia Brasileira de Letras, na cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias. É autor do Hino à Bandeira Nacional. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de dezembro de 1865, e morreu em 28 de dezembro de 1918, na mesma cidade.

Após os estudos primários e secundários, matriculou-se na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro, mas desistiu no 4o ano. Tentou, a seguir, o curso de Direito em São Paulo, mas não passou do primeiro ano. Atraído pela vida fluminense, voltou ao Rio e passou a dedicar-se ao jornalismo e à literatura.

Foi um dos mais ardorosos propagandistas da abolição, ligando-se estreitamente a José do Patrocínio. Em 1900 partiu para a Europa como correspondente da publicação Cidade do Rio. Daí em diante, raro era o ano em que não visitava Paris. Fundou vários jornais, de vida mais ou menos efêmera, como A Cigarra, O Meio, A Rua. Na seção "Semana" da Gazeta de Notícias, substituiu Machado de Assis, trabalhando ali durante anos. Exerceu vários cargos públicos no estado do Rio de Janeiro e na antiga Guanabara.

Conferencista, sua obra tornou-se leitura obrigatória, sendo declamado nos círculos literários. Fundindo o Parnasianismo francês e a tradição lusitana, Olavo Bilac deu preferência às formas fixas do lirismo, especialmente ao soneto.

Dominic de Souza está lançando "Como vender seu produto ou serviço como algo concreto", pela editora STS

"Como vender seu produto ou serviço como algo concreto", de Dominic de Souza, lançado pela Editora STS (Formato: 14x21cm; Número de páginas: 74), traz um novo conceito de planejamento, organização e conclusão de vendas, o WinnersMap. Criado pelo autor, que atua na área comercial há quinze anos e na área de tecnologia há 7 anos, tendo trabalhado em grandes empresas como O Estado de S. Paulo, Enterasys, Microsiga e atualmente na Compuware, é um guia onde o leitor aprende os passos para planejar a venda e concluí-la com sucesso.

O método ensina que o vendedor deve transformar o produto ou serviço a ser vendido em algo concreto para o cliente, mostrar o motivo pelo qual o produto deve ser adquirido e fazer todo o acompanhamento da venda auxiliando o comprador. É um guia prático, simples e envolvente, fácil de ser seguido e de resultados rápidos.

Dominic desmistifica o mito de que vender é nato do vendedor, que nasce com a pessoa, ele mostra que seguindo o método WinnersMap qualquer pessoa pode concluir uma venda de forma bem sucedida e se tornar um bom vendedor. Um livro ótimo para quem deseja começar a carreira em vendas ou para treinamento de empresas de vendas de produtos ou serviços. Por ser claro e objetivo, se torna material de apoio e consulta diário e não faz o leitor perder tempo, é ler e vender.

sexta-feira, maio 19, 2006

Petrobrás destina R$ 20 milhões para financiar novos projetos sociais

A Petrobrás irá investir R$ 20 milhões nos novos projetos do Programa Petrobras Fome Zero. Esse foi o anúncio realizado pelo gerente setorial de comunicação institucional da Petrobrás, José Aparecido Barbosa, durante apresentação no primeiro encontro do ciclo Sustentável 2006, promovido pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) nesta manhã.

A abertura oficial do edital para inscrições de projetos sociais está prevista para a próxima quarta-feira, 24 de maio, data sujeita a confirmação. Serão dois meses de captação de projetos, com patrocínio de até R$ 600 mil por cada, sendo contemplados os melhores projetos até atingir o limite dos recursos.

O regulamento e regimento para a elaboração dos projetos estão disponíveis no site da empresa.

Shopping usa mapa-guia para desenvolver ações de marketing no bairro

O Boa Vista Shopping(SP)passa a adotar o mapa-guia como ferramenta de marketing para atingir o público local. O material mostra os principais pontos da região de Santo Amaro, entre escolas, teatros e hospitais e será distribuído nas proximidades.

A mídia, criada pela agência Z+, visa associar a utilidade dos mapas ao nome do shopping. Serão 50 mil mapas-guias, entre eles, 5 mil reservam uma promoção especial para os moradores da região: um cupom que dá direito a 2 ingressos de cinema grátis.

A validade é de segunda a quinta, nas salas no Moviecom Boavista, e vale para qualquer filme em exibição, até o dia 20 de junho de 2006.

Fundação Gol de Letra e Petrobrás renovam parceria

A Fundação Gol de Letra acaba de renovar com a Petrobrás, até abril de 2007, o contrato de patrocínio para promoção de ações sociais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dirigida pelos ex-jogadores Raí e Leonardo, a Gol de Letra atua em programas de complementação escolar de jovens, incluindo informática, dança, literatura e atividades esportivas.

Desde o segundo semestre de 2003, a Petrobras apóia dois projetos da Fundação: Virando o Jogo, em São Paulo, e Dois Toques, em Niterói, que totalizam o atendimento a 540 jovens entre seis e 14 anos.

A nova versão do contrato incorpora um novo projeto: Formação de Agentes Comunitários, ou FAC Caju, que vai capacitar pessoal por meio de oficinas de arte, comunicação e esportes, além de estimular a postura crítica e cidadã.
Com a renovação do contrato, a Petrobrás vai totalizar, até abril de 2007, R$ 2 milhões em investimentos nos projetos da Fundação Gol de Letra.

Magazine Luiza homenageia clientes da melhor idade

O Magazine Luiza realiza neste mês o ''Dia da Melhor Idade''. Voltado para os cerca de 400 mil clientes com mais de 65 anos, o projeto teve início no ano passado, com um piloto em algumas cidades.

Em 2006, a homenagem a esses clientes será realizada no dia 28, das 9 às 13 horas. Os clientes serão recebidos com café da manhã, poderão aproveitar ofertas especiais e se divertir com muita música e dança. As lojas abrirão no domingo especialmente para atendê-los.

Algumas lojas colocarão à disposição dos clientes especialistas na área da saúde, que farão alguns exames, como aferição de pressão. Além de todos esses benefícios, quem participar da festa concorrerá a uma TV de 14''. As lojas que não conseguiram autorização para abrir no domingo, excepcionalmente, abrirão no sábado (27), das 15 às 19 horas.

O Magazine Luiza conta hoje com 352 lojas, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Tribuna Impressa de Araraquara ouve consumidores para mudar formato

Para lançar o novo formato berliner - tendência na Europa, mas ainda uma novidade no Brasil - a Tribuna Impressa, de Araraquara, investiu em um grande processo que incluiu uma pesquisa apurada sobre os gostos e interesses dos leitores de jornal do município paulista, além de um trabalho minucioso de busca e adequação às tendências jornalísticas atuais.

Leitores, assinantes e não assinantes, foram convidados a opinar sobre o novo formato, menor que o atual (28,9cm x 43cm), e sobre o conteúdo do jornal. ''O núcleo da nossa reforma consistiu em ouvir o leitor e aceitar o que ele quer'', afirma o diretor geral da Tribuna, Antonio Carlos Pereira de Almeida.
Cerca de 90% dos leitores consultados consideraram o formato berliner melhor e mais prático que o atual, o que foi ao encontro do investimento do jornal em modernidade e praticidade de leitura.

A pesquisa também levou o jornal à decisão de imprimir o formato berliner com cadernação, mantendo a estrutura de seus suplementos dentro do novo formato. A inovação requeriu investimentos em tecnologias gráficas, mas garantiu uma estética apurada, com as capas dos jornais parecidas com uma capa de revista, sem matérias ou anúncios.

A reestruturação foi apresentada às agências de propaganda da região e de São Paulo uma semana antes do lançamento do jornal, previsto para o dia 21 de maio. A recepção foi muito positiva. ''O mercado vê com bons olhos essa mudança de formato porque carrega um aspecto de modernidade, importante para os veículos impressos nesse momento'', afirma o diretor da sucursal da Tribuna Impressa em São Paulo, José Tadeu Gobbi.

Para os leitores, as mudanças serão comunicadas com uma campanha publicitária, assinada pela Com Texto Comunicação Corporativa. Com o lema ''Já faz parte da sua vida'', a campanha ficará três meses no ar com spot de rádio, três filmes para TV, outdoor e busdoor, peças de jornal, material de PDV e degustação dirigida.

Aberje promove curso sobre branding

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) apresenta o curso ''Branding: Comunicação e Valor de Marcas Corporativas'', que será realizado no dia 23 de maio, com duração de oito horas. As aulas serão ministradas na sede da entidade, em São Paulo, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.aberje.com.br.

O curso foi idealizado com os objetivos de apresentar os principais conceitos que dão sustentação às estratégias de branding e sua importância no cenário atual, como o branding pode ser o principal sinalizador da administração da comunicação corporativa e caminhos para o profissional de comunicação desenvolver e implementar um processo de gestão de marcas corporativas.

Dentre os temas a serem abordados estão os conceitos de branding e sua relação com a comunicação corporativa, gestão da marca corporativa e demais áreas da empresa, o branding e o valor da marca corporativa, além de como selecionar e contratar empresas que prestem tal serviço.

O responsável pelo curso é o consultor independente em projetos de Comunicação e Branding, Ricardo de Oliveira Rodrigues, mestre pela Northwestern University (Chicago, EUA) em Integrated Marketing Communications e que, nos últimos 12 anos, atuou em Planejamento Estratégico de Comunicação, especializando-se em Comunicação Integrada e Branding.

O curso é dirigido a líderes empresariais, diretores e gerentes de comunicação corporativa, relações públicas, analistas e coordenadores de comunicação, profissionais de marketing, assessores de imprensa e profissionais responsáveis em zelar por marcas corporativas.

Serviço
Curso Aberje: Branding - Comunicação e Valor de Marcas Corporativas
Local: ABERJE - Av. Angélica, 1757 - 12º andar - SP
Data: 23 de maio 2006
Horário: Das 9 às 18 horas
Preço: Associados R$ 540 / Não-Associados: R$ 760
Mais informações: (11) 3662-3990 ou
cursos@aberje.com.br

quinta-feira, maio 18, 2006

Marjorie Estiano, revelação 2005

Marjorie Estiano foi a grande vencedora do Prêmio Multishow na categoria Revelação.
Ao receber o troféu das mãos dos colegas Daniele Suzuki e Jorge de Sá, a cantora estava extremamente emocionada.
A premiação aos destaques da música aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro na noite de terça-feira, 16 de maio.

Universidade do Livro organiza curso para compradores

A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da UNESP, realiza a partir do dia 23 de maio o curso "Gestão de compras de livros para livrarias", que tem como objetivo auxiliar os compradores de livrarias a melhorar os processos de decisões de abastecimento e fornecer elementos para que cada loja construa uma política de compras de acordo com o seu próprio perfil.

Dirigido a livreiros, gerentes de livrarias, compradores e funcionários das áreas de compras e vendas das livrarias, o curso será ministrado por Gerson Ramos, profissional do livro há 24 anos, e diretor de compras da Distribuidora Superpedido. As aulas acontecem nos dias 23, 24 e 25 de maio, das 18h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro (Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo). O investimento é de R$ 270 (sócios e estudantes têm 20% de desconto).

Informações sobre reservas e inscrições podem ser obtidas pelo telefone 11- 3242-9555 e pelo e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br. O programa completo está acessível no site www.editoraunesp.com.br, link para Universidade do Livro.

Meu melhor amigo

"Um menino e seu cão, como milhares, milhões de outros meninos e cães de outras terras e raças, ensinando aos adultos o poder e a importância de ter um amigo. E cultivar sonhos." Este pequeno trecho, escondidinho bem no meio da história, resume bem o simpático Aventuras e desventuras de Tião e Mané (Rocco, 100 páginas, R$ 19), de Lurdes Gonçalves.

A autora, que já ganhou o prêmio Jabuti por Calunga, volta a emocionar com um livro muito bem escrito que fala da forte amizade que une um menino de rua e um cachorro vira-lata. Sem nunca abrir mão da esperança que o faz acreditar num futuro melhor, em que vai poder se juntar aos grupos de meninos e meninas que passam - alegres, barulhentos, carregando tesouros insondáveis nas mochilas - a caminho da escola, Tião é um garoto de sete anos que vive nas ruas fazendo biscates. Mas nessa luta diária pela sobrevivência, além da fome, companheira constante dos dois, a solidão acaba aproximando Tião do vira-lata Mané. Rapidamente eles se tornam amigos inseparáveis na imensidão da cidade. E, claro, passam por muitas peripécias antes do esperado final feliz.
A obra faz parte da coleção Cidadania da Rocco Jovens Leitores.

Poesia que inventa, poesia que ousa

Um caderno que morde o aluno, uma abelha que faz maionese, um macacão que aumenta acompanhando o crescimento do seu dono, um peixe que nada em um aquário de refrigerante, uma torrada que vem com alça para não sujarmos os dedos, um tigre que em vez de rugir tosse, uma árvore em que brotam bolinhas de tênis no lugar de frutas, um filtro que usa fralda para evitar molhadeira, um fogão que bebe água para evitar a desidratação - esses são alguns dos personagens dos dezenove poemas do novo livro de Ricardo da Cunha Lima com ilustrações de Ivan Zigg.

Em Do avesso (Companhia das Letrinhas, 56 páginas, R$ 29), a poesia tira tudo do lugar certo e põe num lugar mais certo ainda: as possibilidades se multiplicam numa exploração do lado não convencional do cotidiano, introduzindo a ousadia e o exercício da imaginação, que costumam encontrar terreno tão fértil no mundo infantil.

Última chamada para o concurso de contos

Estarão abertas ate o dia 31 de maio as inscrições para o Concurso de Contos promovido pelo Centro da Cultura Judaica, em parceria com a Editora Melhoramentos. Destinado a todos os estudantes do Ensino Fundamental, o concurso traz o tema "Quem é você", baseado no livro Os Meninos Morenos (Melhoramentos), de Ziraldo. Os trabalhos inscritos serão avaliados por um comitê curador composto por escritores, jornalistas e educadores, com coordenação do próprio Ziraldo. A primeira triagem será realizada pelas próprias ONG's ou escolas participantes.

A premiação ocorrerá em novembro, durante a 4ª edição do Ciclo Multicultural, e os melhores contos serão publicados pela Editora Melhoramentos. As instituições cujos alunos tiverem trabalhos editados também ganharão um núcleo de biblioteca oferecido pela editora.

Mais informações e regulamento disponíveis no site www.culturajudaica.org.br. O Centro da Cultura Judaica está localizado à Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré e o telefone é 11-3065-4333.

Oscar da Maquiagem” chega à 12ª edição com duas novas modalidades: “NOVOS TALENTOS” e “DESTAQUE


As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Avon Color de Maquiagem já estão abertas e neste ano trazem novidades. Além das já tradicionais categorias, que incluem premiação para melhores maquiagens de Televisão, Desfiles, Artes Cênicas, entre outras, dessa vez a premiação traz as modalidades “Novos Talentos” e “Destaque”. “Ampliamos ainda mais o leque da premiação, depois de uma pesquisa com os maquiadores. Outra novidade é que será apontado não somente um, mas três novos talentos e, além de prêmio em dinheiro, eles receberão um estágio com um maquiador renomado”, explica Carlos Parente, diretor de Comunicação da Avon.

Dentro do PRÊMIO TRADICIONAL, os maquiadores podem se inscrever nas seguintes categorias:

Cinema e Vídeo Publicitários;
Cinema de Longa e Curta-Metragem;
Videoclipe;
Televisão;
Mídia Impressa Editorial;
Mídia Impressa Publicitária;
Artes Cênicas e
Desfiles.

Estas mesmas categorias, incluindo Maquiagem Social, são válidas também para o PRÊMIO NOVOS TALENTOS.

Os interessados em se inscrever para o Prêmio na modalidade PRÊMIO TRADICIONAL podem enviar, até 20 de junho, o(s) trabalho(s) para a Caixa Postal nº. 11.100-7 – CEP 05422-970 – São Paulo – SP, indicando na parte externa do envelope 12º PRÊMIO AVON COLOR DE MAQUIAGEM – PRÊMIO TRADICIONAL. Devem constar do material uma fotocópia da carteira de identidade do maquiador; uma ficha técnica, constando o nome de todos os profissionais envolvidos; nome do maquiador responsável pelo trabalho; endereço completo (CEP, cidade, estado, telefone e e-mail); salão de beleza ou agência e seu endereço completo; e a indicação da categoria escolhida.

Além dos trabalhos enviados, a secretaria do Prêmio Avon Color de Maquiagem realiza uma intensa pesquisa nacional para selecionar os trabalhos a serem avaliados nessa modalidade, que premia o vencedor de cada uma de suas categorias com um troféu e o valor correspondente a R$ 10 mil.

Os interessados em participar do PRÊMIO AVON COLOR - NOVOS TALENTOS devem enviar, até 7 de julho, o(s) trabalho(s) para a Caixa Postal nº. 11.100-7 – CEP 05422-970 – São Paulo – SP indicando na parte externa do envelope 12º PRÊMIO AVON COLOR DE MAQUIAGEM – PRÊMIO NOVOS TALENTOS. As fotos relativas aos trabalhos apresentados deverão ser coloridas e ter, preferencialmente, um tamanho mínimo de 10 cm x 15 cm.

O vencedor do Prêmio Avon Color de Maquiagem – Novos Talentos será premiado com um estágio com um maquiador renomado e R$ 5 mil. O segundo e terceiro lugares também receberão um estágio, além de R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.

O PRÊMIO DESTAQUE é outra novidade, que prestará uma homenagem às instituições contratantes dos maquiadores vencedores na modalidade Tradicional, que valorizam os profissionais oferecendo condições para o exercício criativo da profissão. Nesta edição haverá premiações nas categorias Mídia Impressa Editorial (para a editora do trabalho vencedor na categoria de mesmo nome) e Cinema de Longa e Curta-Metragem (oferecido para a produtora do trabalho vencedor na categoria de mesmo nome).

A 12ª edição do Prêmio Avon Color de Maquiagem transformou a atriz Daniela Escobar em Cleópatra pelas mãos do maquiador Duda Molinos. “A riqueza de detalhes da composição dessa personagem foi desafiadora e ao mesmo tempo motivadora, pela possibilidade de mostrar todas as nuances de uma maquiagem marcante, assim como a personalidade de Cleópatra. Trabalhei muito os olhos, que na maquiagem de Cleópatra sempre mereciam atenção especial e são encantadoramente expressivos no caso de Daniela”, conta Molinos, vencedor de edições anteriores do Prêmio Avon Color. Em 2005 ele foi premiado na categoria Mídia Impressa Editorial.

terça-feira, maio 16, 2006

Na FLASHVIAGEM: o turismo de luxo de Las Vegas

A meca dos cassinos aposta no turismo sofisticado

A FLASHVIAGEM número 3 – nas bancas de todo o País a partir da próxima semana – mostra que a cidade de Las Vegas nos EUA vem apostando cada vez mais no requinte. Resorts-cassinos projetados por renomados arquitetos, lojas das melhores grifes mundiais, gastronomia sofisticada e produções importadas da Broadway fazem com que a capital mundial do jogo se renove e cresça, atraindo mais de 38 milhões de visitantes por ano.

A publicação trimestral da Editora Escala – que, a partir desta edição, também apresenta uma versão em inglês das principais matérias – aborda o lado sofisticado do turismo e das viagens. Como uma viagem pela moderna e eficiente Zurique. A maior cidade suíça, moderna e medieval ao mesmo tempo, composta por um povo hospitaleiro, mostra que não é sisuda e exibe elegância e luxo em diversos roteiros.

Especial inverno: roteiros imperdíveis por Monte Verde, Campos do Jordão e Serras Gaúchas. Galápagos: uma aula inesquecível de ecologia no Pacífico. Cursos no exterior: os cursos de intercâmbio continuam sendo o melhor caminho para o domínio de uma língua estrangeira.

O golfe, um esporte de mãos dadas com o turismo e os negócios. Ainda no mundo dos negócios, o conforte em pleno ar. Viajantes executivos aguardam a entrega de uma nova geração de jatos de luxo da Embraer. Em Natal, as dunas de adrenalina na esquina do Brasil.

Jazz em Montreal: a bela metrópole canadense prepara-se para seu mais famoso festival. Os caminhos de Mozart na Áustria: amantes de música clássica percorrem os passos do maior ídolo do país entre Viena e Salzburgo.

Na Vitrine Brasil o melhor do artesanato decorativo brasileiro, com destaque para a produção a partir de reciclados. E mais: Viagem Drops; Flash Vip, Upgrade e Monumental.

De leitor a editor por um dia

Na exposição da ANER, visitantes tem chance de criar capas de revistas

A exposição "Capas 20/20", um dos eventos organizados para comemorar o vigésimo aniversário da ANER - Associação Nacional de Editores de Revistas, preparou uma surpresa para seus visitantes.

A mostra, que reunirá em São Paulo as melhores capas de revistas nacionais e internacionais das últimas décadas, terá um núcleo interativo onde qualquer pessoa poderá criar e levar para casa uma capa de revista exclusiva, por meio de um programa especialmente criado para a exposição.

A principal atração das "Capas 20/20" é a mostra com as 20 melhores capas de revistas brasileiras dos últimos 20 anos, escolhidas em um concurso que envolveu 149 concorrentes de 29 editoras filiadas à ANER, reunindo imagens históricas de 1986 até hoje.

Além das 20 melhores capas brasileiras, a mostra também trará pela primeira vez no Brasil as 40 melhores capas norte-americanas dos últimos 40 anos, escolhidas em eleição da ASME (American Society of Magazine Editors), as melhores do Clube de Criação de São Paulo e capas feitas por alunos da FAAP.

O vigésimo aniversário da ANER também foi lembrado pelos Correios com o lançamento de um selo e um carimbo postal comemorativos, durante a abertura da exposição, dia 13 de maio no mezanino da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP (Rua Alagoas, 903 - Higienópolis - São Paulo / SP).

A exposição Capas 20/20 ficará aberta até o dia 15 de junho, de segunda à sexta das 9: às 21 horas, e sábados e domingos das 13 às 17 horas, com entrada gratuita.

Banco de imagem nas páginas da revista

Vinculado diretamente ao banco de imagem OtherImages, a revista Other Image Magazine chegou ao mercado no final de abril e é distribuída gratuitamente entre publicitários e empresas de comunicação.

Apesar do nome em inglês, a OtherImage tem seus oito escritórios instalados na América Latina e é nesse mercado que aposta; mais especificamente no Brasil. Em entrevista ao Portal da Comunicação, Marcia Sato, diretora de marketing da revista, explica que 8 mil exemplares são divididos e distribuídos entre Argentina, Panamá, Chile, Colômbia, Equador, México e Perú e 6 mil só para o Brasil e explica o porque: "o Brasil é referência para os outros países da América Latina, é um mercado muito forte, de muita qualidade e concorrentes".

Na primeira edição, a revista traz diversas fotos divididas por editorias, como a "no trabalho" e "em foco". Para acompanhar as fotos, existem os textos que ora comentam a fot, ora a harmonia visual e ora ressaltam a importância do banco de imagens da OtherImage, atualmente formado por cerca de 10 milhões de fotos.

Para a próxima edição, a tiragens da Other Magazine aumentará em 4 mil exemplares, sendo distribuído 8 mil para o Brasil e 10 mil para o restante da América Latina e na pauta estão entrevistas com publicitários e diretores de arte de diversas partes da América Latina, é o que Marcia chama de "intercâmbio de informações".

Tanto a revista, como o site são uma boa estratégia de marketing adotada pela OtherImage com o simples intuito de divulgação das imagens do banco de dado e um canal de relacionamento entre os clientes. A Other Magazine é uma revista trimestral e tem distribuição gratuita dos exemplares durante o ano de 2006 para a análise de aceitação do mercado. "Estou otimista com o nível de aceitação, pois a revista é também uma boa referência de imagens par fotógrafos, por exemplo", conta Marcia.

Trama Universitário prorroga inscrições para seu Festival de Bandas

Já são quase 1.300 inscritos em todo o Brasil. Devido à grande procura, inscrições foram prorrogadas até 30 de maio.

O projeto Trama Universitário (
www.tramauniversitario.com.br), lançado pela Trama em agosto de 2004 com o objetivo de estimular a integração da vida universitária, tem reunido os estudantes em uma comunidade nacional e promovido o diálogo em torno de três pilares conceituais: música, trabalho e informação. Este movimento, patrocinado por HSBC, Natura, Philips e Volkswagen, vem sedimentando um importante e diferenciado canal de comunicação com o público universitário e revelando novos talentos através de concursos culturais. Para 2006, as novidades são o “Festival de Bandas” e o “Você é o Frila”. Neles, os estudantes terão a oportunidade de mostrar seu talento e colocar em prática suas habilidades.

O Festival de Bandas é um concurso entre bandas que possuam ao menos um universitário em sua formação. Os selecionados terão duas músicas incluídas em um CD que será lançado no final do ano. Podem participar bandas de qualquer lugar do Brasil e de qualquer estilo musical. Cada banda concorre com uma música, enviada através de upload, no formato MP3. A banda deve se cadastrar no portal TU (
www.tramauniversitario.com.br) até 30 de maio e indicar uma música de autoria própria para a competição, que será julgada por um júri de especialistas. Este selecionará até 14 de junho as cinco melhores bandas de cada região (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), que serão disponibilizadas no portal do TU para votação popular a partir de 19 de junho. No dia 5 de julho, se encerra a votação popular, para no dia 6 de julho conhecermos as bandas escolhidas pelo público.

AACD recicla lixo como fonte de renda

Coleta seletiva de lixo, além de ajudar a preservar o meio ambiente e a qualidade de vida dos seres humanos, é também uma opção de fonte de renda. A venda de papéis e plásticos se tornou mais uma fonte de renda para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Nos primeiros três meses deste ano, a instituição arrecadou mais de três mil reais, que contribuirão para o tratamento de portadores de deficiência física.

Aos poucos a população têm se conscientizado a respeito da importância da coleta seletiva. Pessoas e empresas descobriram, nesta iniciativa, uma nova fonte de renda com a venda de recicláveis para empresas de reciclagem.

Uma das fontes de arrecadação de verba da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) é a venda de papéis e plásticos. No primeiro trimestre deste ano, a instituição vendeu quase 18 toneladas de papel e mais de 1,5 tonelada de plástico. A ação rendeu R$ 3.313,91 a serem aplicados em tratamentos na instituição. Foram preservados, por meio desta ação, mais de 50 mil metros quadrados de florestas, quase 400 mil litros de água e, aproximadamente, duas toneladas de petróleo.

Na sociedade moderna a praticidade é essencial, mas muitas vezes hábitos práticos prejudicam a natureza. Produtos descartáveis como plásticos e latas, causam danos no sistema ecológico, problema derivado da dificuldade de decomposição destes materiais. A preocupação com a reciclagem iniciou na década de 70, sendo intensificada nos anos 80, em função do grande aumento de lixo e popularização de produtos em recipientes de plástico e lata.

Quem quiser contribuir pode doar materiais recicláveis para a AACD. Para isto entre em contato com o departamento de relações com a comunidade pelo telefone (11) 5576-0890.

Globo.com lança blog sobre o Festival de Cinema de Cannes

O crítico de cinema Carlos Heli de Almeida lança, na Globo.com, um blog totalmente dedicado à 59ª edição do Festival de Cinema de Cannes (http://www.cannes2006.globolog.com.br/). Atualizado diretamente do evento, o blog terá notícias, curiosidades e informações exclusivas sobre os bastidores do festival, que será realizado entre os dias 17 e 28 de maio.

Outro lançamento do portal é o blog "Ego Cósmico" (http://quiroga.globolog.com.br/), do astrólogo Oscar Quiroga, colaborador da revista eletrôninca Ego. Formado em Psicologia na PUC-SP, em 1986 Quiroga começou a assinar a coluna "Astral" do Caderno 2, no jornal O Estado de São Paulo. De lá para cá tem ocupado revistas, jornais, rádio e televisão com suas famosas análises astrológicas.

Claro em parceria com MSN Messenger lança Rádio Claro Hits MP3

Operadora utiliza sua parceria com o Messenger para divulgar suas ofertas em truetones

A Claro acaba de colocar no ar a "Rádio Claro Hits MP3" para os usuários da maior comunidade de mensagens instantâneas do mundo, o MSN Messenger. A rádio tem por objetivo apresentar conteúdos que estão disponíveis para downloads no Claro Idéias (www.claroideias.com.br).

Ao todo, serão 30 trechos de músicas disponíveis com atualização constante. Os clientes vão poder ouvir trinta segundos de canções variadas, como Abalou, de Ivete Sangalo; Beautiful Day, do U2; Ela Só Pensa em Beijar, de MC Leozinho; Ciúme, do Ultraje a Rigor; Pescador de Ilusões, de O Rappa; Sorry, da Madonna; Losing My Religion, do R.E.M; entre outros.

Ao ouvir o hit, o usuário Claro poderá baixá-los no próprio celular. Para adquirir o toque, basta clicar no link ao lado do nome da música. O link levará o internauta direto ao Claro Idéias. Os preços dos hits e os aparelhos compatíveis com o serviço poderão ser vistos no próprio site.

O Claro Idéias é um conceito inovador de serviços de telefonia móvel voltados especialmente para o público jovem. A iniciativa inclui serviços, interatividade, relacionamento, conteúdo exclusivo, mídia e eventos para os clientes da operadora nas tecnologias TDMA e GSM.

O Claro Idéias engloba todos os serviços da Claro, como vídeo, hits, jogos em Java para download, foto, torpedo, imagens e notícias. Além disso, oferece de forma conjunta conteúdo inovador e constantemente atualizado, com foco em três grandes temas - Música, Cinema e Esportes/Futebol. Acesse: www.claroideias.com.br.