sexta-feira, maio 19, 2006

Tribuna Impressa de Araraquara ouve consumidores para mudar formato

Para lançar o novo formato berliner - tendência na Europa, mas ainda uma novidade no Brasil - a Tribuna Impressa, de Araraquara, investiu em um grande processo que incluiu uma pesquisa apurada sobre os gostos e interesses dos leitores de jornal do município paulista, além de um trabalho minucioso de busca e adequação às tendências jornalísticas atuais.

Leitores, assinantes e não assinantes, foram convidados a opinar sobre o novo formato, menor que o atual (28,9cm x 43cm), e sobre o conteúdo do jornal. ''O núcleo da nossa reforma consistiu em ouvir o leitor e aceitar o que ele quer'', afirma o diretor geral da Tribuna, Antonio Carlos Pereira de Almeida.
Cerca de 90% dos leitores consultados consideraram o formato berliner melhor e mais prático que o atual, o que foi ao encontro do investimento do jornal em modernidade e praticidade de leitura.

A pesquisa também levou o jornal à decisão de imprimir o formato berliner com cadernação, mantendo a estrutura de seus suplementos dentro do novo formato. A inovação requeriu investimentos em tecnologias gráficas, mas garantiu uma estética apurada, com as capas dos jornais parecidas com uma capa de revista, sem matérias ou anúncios.

A reestruturação foi apresentada às agências de propaganda da região e de São Paulo uma semana antes do lançamento do jornal, previsto para o dia 21 de maio. A recepção foi muito positiva. ''O mercado vê com bons olhos essa mudança de formato porque carrega um aspecto de modernidade, importante para os veículos impressos nesse momento'', afirma o diretor da sucursal da Tribuna Impressa em São Paulo, José Tadeu Gobbi.

Para os leitores, as mudanças serão comunicadas com uma campanha publicitária, assinada pela Com Texto Comunicação Corporativa. Com o lema ''Já faz parte da sua vida'', a campanha ficará três meses no ar com spot de rádio, três filmes para TV, outdoor e busdoor, peças de jornal, material de PDV e degustação dirigida.

Nenhum comentário: