segunda-feira, setembro 29, 2008

II Semana de Publicidade e Propaganda da Uniasselvi/Assevim tem programa definido

Tema do evento que acontece em Brusque: “Tudo ao mesmo tempo, agora!”

Está marcada para o dia 6 de outubro, 19h00, a abertura da II Semana de Publicidade e Propaganda da Uniasselvi. Naquela noite haverá a formação de uma mesa redonda, para discutir as novas vertentes da Comunicação Integrada.

Debatedores
- Publicitário da Fischer/América e organizador do Festival Universitário de Comunicação, Cláudio Venâncio;
- Profissional da Tempo Brasil Comunicação, Adriano Pereira;
- Proprietário da Pfau Comunicação, José Geraldo Pfau;
- Presidente da Associação Catarinense de Propaganda (ACP), Anuar Pedro Júnior.
Na oportunidade também haverá a exibição dos ganhadores do Festival de Cannes.

Terça-feira, 7 de outubro
- 19h00, Rodrigo Ramgrab, da BZZ Comunicação, ministra a palestra “Criação em tempos de convergências”;
- Às 20h30min, palestra do vice-presidente da RIC Record, Marcelo Côrrea Petrelli.

Na quarta-feira, 8 de outubro
- Profissionais do departamento de Marketing da Taschibra, Natalie Schreiber Felippi e Alexandre Felippi, falam sobre o case de sucesso da empresa;
- Cineasta Andréas Peter abordará a cultura Hip Hop, em documentário.

Na quinta-feira, 9 de outubro
- Às 14h00, a II Semana de Publicidade e Propaganda organiza um workshop com os publicitários Ernani Baraldi e Andréz Gonzáles, sobre o tema: “Como buscar recursos para uma idéia?”.
- Às 19h00, os profissionais falam sobre a pesquisa de tendência, análises de novas mídias, produção e execução de uma idéia e planejamento de marketing.

Inscrições
O passaporte, válido para todas as noites da II Semana de Publicidade e Propaganda, custa R$ 20 para acadêmicos e egressos. Para profissionais e a comunidade em geral, R$ 40,00.

Mais
(47) 3044-9000 ou pelo email: comunicação@assevim.edu.br.
Brusque - SC

Currículo dos palestrantes
Claudio Venâncio
- Mora em São Paulo e é formado em Economia. Têm muitos anos de experiência profissional e trabalhou em agências como Lintas, Ogilvy & Mather, Denison e Fischer América. Foi presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, idealizador do Projeto da Biblioteca do Grupo de Mídia. Responsável pelo programa de reciclagem profissional do Grupo de Mídia na Europa no ano de 2005. Foi professor de planejamento de mídia da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Teve seu nome indicado três vezes para o Prêmio “Caboré”, sendo vencedor em um deles. Claudio participa regularmente de seminários nacionais e internacionais. Atualmente vem se dedicando a um projeto pessoal denominado Festival Universitário de Comunicação (FUC) de âmbito nacional destinado ao público jovem.

José Geraldo Reis Pfau – Mora em Blumenau e começou a trabalhar com propaganda em 1972. Foi presidente e fundador do Grupo de comunicação e Marketing de Blumenau (GPCM) e presidente do Sindicato das Agências de Propaganda no Estado de Santa Catarina, além de diretor da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e conselheiro da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Rodrigo Ramgrab – Mora em Florianópolis e é formado em Publicidade e Propaganda. Atuou em agências como a Martins + Andrade, Símbolo, Quadra, D/Araújo, Loducca, Propague, OneWg e Mercado. Já criou para marcas como a Cerâmica Portobello, Eliane, Itagres, Tractebel, Bunge, Eletrosul, Santur, Dudalina, Buettner, Marisol, Döhler e SENAI/SC. Seu sucesso profissional resultou em prêmios como o Colunistas/SC, Prêmio Catarinense de Propaganda, Prêmio Central de Outdoor, Prêmio Abril de Publicidade, Festival Mundial de Publicidade de Gramado, Festival de Nova Iorque, além de peças publicadas na revista Archive e shortlist no Festival de Cannes.

Marcelo Corrêa Petrelli – Mora em Florianópolis e é vice-presidente Executivo Rede Independência de Comunicação - RIC Record SC, afiliada à Rede Record, com emissoras em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Itajaí, Chapecó e Xanxerê. Ele também é vice-presidente executivo da Record News SC, vice-presidente executivo do Jornal Notícias do Dia de Florianópolis e Jornal Notícias do Dia, de Joinville, é membro do Conselho da Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (ABERT.) e do Conselho da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/SC).

Andréas Peter – Mora em Blumenau, é formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Novas Mídias, Rádio e TV. Atua na área acadêmica desde 2002 e na área de produção de vídeo e cinema, desde 1997. Fez a série de documentários para ONU - PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), documentário Frank Graf e a memória da música erudita em Santa Catarina. Em 2008 foi assistente de produção em Blumenau para o documentário “Sem Palavras” de Kátia Klock. Diretor, roteirista e montador do documentário Contornos na Cidade, Hip-Hop, a cultura do Gueto em Blumenau, vencedor de edital da Fundação Cultural de Blumenau. Tem os seguintes projetos em desenvolvimento: Vencedor do Edital Prêmio Cinemateca Catarinense 2006, Associação Brasileira de Documentaristas, Secretaria do Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, com o projeto Maestro Heinz Geyer.

Andréz Gonzales – Mora no Chile e é formado em Meteorologia, com especialização em Administração e Marketing. É assessor climático do projeto Duao Software - Incubadora de empresas 3ie – desenvolvido na Universidade de Santa Maria, que ganhou um prêmio da Microsoft. Hoje é assessor do departamento climático da Chilevision (TV aberta no Chile). No Brasil, é diretor geral do projeto Festival de Arte e Cultura Urbana (Facu), além de trabalhar como produtor de mídia.

domingo, setembro 28, 2008

Campanha de doação de ração


Esta campanha está sendo realizada na cidade de Volta Redonda (RJ) pelo Grupo Vira-Lata: www.vira-lata.net .

Expedição do Redescobrimento - um novo jeito de conhecer o Brasil

A Exposição "Expedição do Redescobrimento - um novo jeito de conhecer o Brasil" é uma das principais ações coletivas do Brasil Memória em Rede. O Brasil Memória em Rede é uma rede nacional de instituições e pessoas que valorizam o uso da memória como ferramenta de desenvolvimento social e cultural do país.

Na abertura da exposição será realizado um debate abordando os seguintes temas:

Memória e Tradições populares
Memória e Educação
Memória e Desenvolvimento Comunitário

Mesa de abertura – 17 horas (Teatro I)
Rodas de conversa – 18 horas (Teatro I)

SESC Tijuca
Rua Barão de Mesquita, 539
De 7 a 12 de Outubro
Informações
(21) 3183-2816
sobradocultural@gmail.com
fotografia.sobrado@yahoo.com.br

Idosos ditam mudanças e tendências no mercado consumidor

Segmento tem potencial de consumo de R$ 7,5 bilhões, o dobro da média nacional

Eles possuem potencial de consumo de R$ 7,5 bilhões e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 10,5% da população brasileira - mais de 18 milhões de pessoas. Os idosos, que têm sua data comemorada no próximo sábado, dia 27, despontam como novo filão de mercado para empresas de produtos e serviços. Com independência financeira, vontade de gastar e consciência sobre como e o que consumir, os idosos começam a chamar a atenção do varejo para a importância do atendimento personalizado e da fidelização.

Segundo o diretor de Planejamento e Negócios da Gerencial Brasil, Sidney Porto, algumas características tornam este público muito especial na hora da compra. Eles são mais fiéis à tradição, têm pouca tolerância à demora e ao barulho e reagem extremamente bem à oferta de produtos que saciem suas necessidades. "O idoso é um cliente que quer ser encantado por algum diferencial. Um supermercado que ofereça alguém para acompanhá-lo em suas compras, auxiliando desde a entrada
na loja até a colocação dos produtos no carro, certamente terá a preferência desse público, mesmo que cobre preços mais altos que seus concorrentes", explica.

Outro ponto a ser reforçado é que os idosos, em sua maioria, possuem recursos em reserva para compras de maior valor agregado e são mais confiáveis no pagamento das contas. Isso porque são previsíveis em seus gastos e se programam muito melhor do que os jovens. A ADCOS - Cosmética de Tratamento é um exemplo de empresa que está atenta ao comportamento e aos interesses desse público. Ela desenvolve e comercializa produtos para beleza e saúde e possui linhas de tratamentos estéticos para desacelerar o envelhecimento cutâneo. Para atrair os consumidores da terceira idade, realiza ações em 26 pontos-de-venda na grande Belo Horizonte, incluindo farmácias de manipulação
e lojas próprias.

Todas as semanas, as promotoras de vendas, que também têm formação de esteticista, realizam o "Dia de Beleza ADCOS" nos locais de venda, presenteando os clientes com sessão de relaxamento com os produtos da marca. As agentes limpam, tonificam, esfoliam e hidratam a pele, para que o consumidor sinta as características e os benefícios das linhas de tratamento. "O cliente idoso é mais conservador e pede mais segurança e atenção na hora da compra. Por isso essas ações de demonstração de produtos fazem muita diferença na conquista desse perfil de cliente e nas vendas para o uso home care dessa faixa etária", afirma o máster-franqueado da ADCOS-BH, Guerra Filho.

Na Lar Imóveis, maior imobiliária em venda e locação de imóveis de Belo Horizonte, 40% dos proprietários de imóveis para locação são idosos. Para conquistar a clientela, que possui patrimônio adquirido ao longo da vida, a empresa passou a oferecer serviços diferenciados como Sistema de Pagamento Programado, no qual o proprietário recebe o valor do aluguel mensalmente, no dia programado, independentemente do inquilino ter pago ou não. "Nós assumimos o pagamento junto ao proprietário e depois resolvemos a situação com o inquilino. Assim, o idoso tem a garantia de que naquele dia terá o dinheiro disponível para pagar suas despesas", conta o diretor da Lar Imóveis, Luiz Antônio Rodrigues.

É nítido o potencial de crescimento deste público como consumidor, já que de acordo com o IBGE a previsão é que o número de idosos no país dobre nos próximos anos. "Quando o número de idosos cresce, a tendência é que passem mais despercebidos e, com isso, contem menos com a ajuda solidária das pessoas em suas tarefas. Cabe a quem quer vender facilitar no que for possível, seja com serviços de apoio, com produtos direcionados às suas necessidades e outros", detalha Porto.

A grande questão a ser analisada pelas empresas, de acordo com o diretor da Gerencial Brasil, é a dinâmica do mercado consumidor. Para ele, o cenário encontrado nunca é o ideal, já que o mercado está em constante e veloz mudança e os fornecedores andam em seu rastro. Isso exige das empresas flexibilidade e agilidade para mudar rapidamente, promovendo a atualização e o conhecimento de seu público consumidor.