sexta-feira, agosto 18, 2006

Recife no circuito do jazz mundial

Jazz internacional no Recife: esse fenômeno raro se materializa sábado e domingo no Teatro de Santa Isabel. É a etapa pernambucana do Circuito Jazz Festival, evento programado para outras cinco capitais brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo).

Na noite de abertura, a partir das 21 horas, apresentam-se a Antigua Jazz Band, da Argentina, e Judy Carmichael, dos Estados Unidos, acompanhada pelo trompetista Randy Sandke. No domingo, a partir das 19 horas, é a vez dos ingleses da Ray Gelato‘s Band e dos americanos do The Perfect Gentleman.

O Circuito Jazz Festival surgiu em Belo Horizonte em 2001, com o nome de Jazz Gerais. As primeiras edições foram realizadas na capital mineira. No ano passado, surgiu uma versão candanga chamada Jazz Brasília. Agora, o festival trata de ampliar as fronteiras. Segundo o produtor Leonardo Soltz, “o jazz influenciou grande parte dos músicos de nosso país e precisa ser mais conhecido”.

Serviço
Quando: Sábado (21 horas), domingo (19 horas)
Onde: Teatro Santa Isabel

Quanto: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia) ou R$ 70 (passaporte)
Informações: www.jazzgerais.com.br

quinta-feira, agosto 17, 2006

Revista Época divulga as melhores empresas para se trabalhar

O Great Place to Work Institute Brasil e a Revista Época reuniram na noite de 14 de agosto, em São Paulo, mais de 1.200 executivos e gestores das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. A 10ª edição da pesquisa contou com a apresentação da jornalista Lilian Witte Fibe e apresentou pela primeira vez no país uma premiação complementar com base nas cinco Dimensões que compõem a sua metodologia: Credibilidade, Respeito e Imparcialidade (associadas à Confiança); Orgulho e Camaradagem. O ranking de Melhores Empresas para Mulheres também foi destaque da premiação.

Na edição 2006, as dez Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil são:

1º - Serasa
2º - Promon
3º - Chemtech
4º - FedEx
5º - Zanzini
6º - Belgo Mineira
7º - Magazine Luiza
8º - Todeschini
9º - Microsoft
10º- Boehringer Ingelheim

As melhores em cada Dimensão foram:

Credibilidade - Serasa
Respeito - Promon
Imparcialidade - FedEx
Orgulho - Boehringer Ingelheim
Camaradagem - Kaizen

Na lista 2006, as dez Melhores Empresas para Mulheres são:

1º - Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
2º - Accor
3º - Unimed São José do Rio Preto
4º - Serasa
5º - Magazine Luiza
6º - Bristol-Myers Squibb
7º - ABN AMRO Real
8º - São Bernardo Saúde
9º - Veirano Advogados
10º- Laboratório Sabin

Renata Fan é a musa da coleção primavera-verão Maria Valentina

A apresentadora e modelo Renata Fan estampa todo seu charme e beleza na campanha primavera-verão da grife paranaense Maria Valentina. A ex-miss Brasil fotografou para catálogo, outdoor, postal, banner e anúncios da empresa. A Yurban Comunicação assina todas as peças publicitárias que estão sendo veiculadas por todo país.

O cenário das fotos é uma limusine extra-large, com bancos revestidos em couro branco e um mini-bar com destilados. O perfume doce e marcante incendeia o ambiente e ela se exibe dona da situação, com seu glamour inabalável. Este revival de luxo, sensualidade e vanguarda é a atmosfera da coleção primavera-verão Maria Valentina.

Ficha Técnica
Agência: Yurban Comunicação
Anunciante: Maria Valentina
Campanha: Primavera Verão 2006/07
Direção de Criação: Marcos Barreto
Direção de Arte: Edílson Furlan
Fotografia: Burzega
Modelos: Renata Fan
Planejamento: Juliane Abrahão
Marketing: Marco Antonio
Atendimento: Marcos Barreto
Aprovação: Marco Franzato
Veiculação Nacional

Reabilitação desportiva será abordada em curso da AACD

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) promoverá nos dias 26 e 27 de agosto o curso “A lesão medular e o esporte adaptado”. O objetivo é orientar profissionais e estudante de educação física e da área da saúde sobre o esporte para pacientes com lesão medular.

Como alternativa de apoio ao tratamento e reintegração à sociedade, grande parte das pessoas portadoras de necessidades especiais, encontra no esporte o incentivo que precisa. Esta prática passou a ganhar espaço em todas as modalidades das competições profissionais.

No centro de reabilitação da AACD dentre todos os tratamentos disponíveis, a reabilitação desportiva é uma delas. Para orientar profissionais e estudantes da área da saúde sobre a adaptação dos esportes a instituição irá promover nos dias 26 e 27 de agosto o curso “A lesão medular e o esporte adaptado”.

Assuntos diversos como lesão medular; benefícios e oportunidades do esporte adaptado; medicina esportiva; suporte psicológico e adaptação para atletismo, tênis de mesa, halterofilismo, natação e basquete, serão abordados pela equipe: Marcelo Ares, fisiatra; Edna de Moraes Garcez, coordenadora do setor de reabilitação desportiva da AACD; Elizabete Saito, fisiatra; Marcelo Lemos Wojciuk, terapeuta esportivo; Tatiana Camargo Guimarães, psicóloga e Cristiane Vieira Cardoso, terapeuta esportiva, além dos depoimentos de alguns paraatletas. Haverá ao final das palestras um jogo de basquete que será seguido por uma apresentação do grupo de capoeira da AACD.

Estudantes e profissionais da saúde podem se inscrever para o curso pelo site www.aacd.org.br. O investimento é de R$ 60,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais. Mais informações pelo telefone (11) 5576-0612.

Serviço
A lesão medular e o esporte adaptado
Dias 26/08 (sábado) – Das 8 às 18 horas
27/08 (domingo) – Das 8 às 12 horas
Local: Anfiteatro Banco Itaú – av. Prof. Ascendino Reis, 724 – Vila Clementino
Investimento: R$ 60,00 (estudantes) e R$ 80,00 (profissionais)
Informações: (11) 5576-0612
Vagas limitadas: 100 vagas

Será lançado no Teatro Sesi do Rio de Janeiro o Programa Aprendiz Legal

Nesta sexta-feira, dia 18 de agosto às 11 horas, será lançado no Teatro Sesi do Rio de Janeiro o Programa Aprendiz Legal. Às 10h30, no mesmo local, será concedida entrevista coletiva pelo ministro Luiz Marinho e demais autoridades que representam empresas e entidades parceiras do Programa.

Estarão presentes à solenidade o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o gerente executivo de Comunicação da Petrobras, Wilson Santarosa; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; o secretário geral da instituição, Hugo Barreto; o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; o presidente do Conselho de Administração da Fundação Abrinq, Carlos Antonio Tilkian, e o diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger.

O Aprendiz Legal - uma parceria entre Petrobras, TV Globo, Fundação Abrinq, Instituto Ethos, Grupo de Institutos e Fundações (GIFE) e Fundação Roberto Marinho - é um programa de abrangência nacional que tem como objetivo contribuir para a inserção de jovens no mundo do trabalho. Essa proposta foi desenvolvida com base na Lei 10.097/2000, que prevê a contratação de aprendizes por empresas de médio e grande porte, desde que inscritos em um programa de formação.

Serviço
Local: Teatro do Sesi - Avenida Graça Aranha, nº 1 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 11 horas

Aeroporto Internacional de São Paulo recebe 2ª edição do Lemier Airport Fashion

Desfile acontecerá numa passarela em formato de 14 bis e exibirá 140 looks numa simulação do túnel do tempo da moda, partindo da década de 20 aos dias atuais

No ano de comemoração do centenário do 1º vôo do pai da aviação, Santos Dumont, com o emblemático avião 14 Bis, acontece um evento cuja ambientação não poderia ser melhor: a 2ª edição do Lemier Airport Fashion; desfile que acontece nos próximos dias 17 e 18 na seção de embarque e desembarque TPS2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O evento reunirá 140 looks nos dois dias de evento e terá como tema central a evolução da moda década a década; dos anos 20 aos dias atuais e, evidentemente, a apresentação da coleção primavera-verão 2007 Lemier. Os desfiles acontecerão às 20horas (dia 17) e às 12 horas e 20 horas (dia 18). O evento conta com o apoio da Infraero.

Empresa promotora do evento e principal destaque nas passarelas, a Lemier contará com desfile exclusivo no dia 17 e 18 (desfile 12 horas). Para os demais horários, teremos também o desfile da Liquido (moda praia). A expectativa de público está embasada na circulação diária no aeroporto que atinge em média 100 mil pessoas. “Dentro deste universo, esperamos que cinco mil pessoas assistam ao desfile não só no local do evento, mas também nos telões e TV’s de plasma do próprio aeroporto e no telão principal que ficará no espaço do desfile”, conta Nancy De Febba, gerente de marketing da Lemier.

Sobre a Lemier
Empresa com 33 anos de mercado localizada em um dos principais centros de compras do país; a região do Brás em São Paulo. Possui quatro lojas na capital paulista e representantes espalhados pelo território nacional. É especializada em jeans (carro-chefe) e malharia e suas vendas acontecem no atacado. O consumidor Lemier tem o perfil eclético, passando do tradicional ao fashion.

Serviço
Evento: Lemier Airport Fashion
Onde: Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos
Quando: dias 17 e 18 de agosto
Horários: 17/08: às 20 horas (exclusivo Lemier)
18/08: às 12 horas (exclusivo Lemier) e 20 horas (Lemier e marcas convidadas)

Festival de Brasília Do Cinema Brasileiro abre inscrições

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para a 39º edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Para inscrever seus filmes, os interessados devem apresentar: 1) ficha de inscrição devidamente preenchida; 2) cópia do filme em VHS, DVD ou, preferencialmente, em película e; 3) duas fotos do filme e uma do diretor(a), na Coordenação do Festival, situada na Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Setor Cultural Norte, Av. N2 – Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro / 70041-905 / DF / tels.: 61 3325.7777, 3325.6212 / fax.: 61 3325.5366 / e-mails: festbrasilia@sc.df.gov.br e cinema@sc.df.gov.br).

As fichas de inscrição estão disponíveis na Coordenação do Festival e no site www.sc.df.gov.br. Poderão participar das mostras competitivas em 16mm e 35 mm, filmes brasileiros de longa, média ou curta-metragem concluídos a partir de outubro de 2005.

Para a mostra competitiva em 35mm, que acontece no período de 22 a 27 de novembro, serão selecionados seis títulos de longa-metragem e até doze filmes no formato curta ou média, inéditos no Distrito Federal e preferencialmente inéditos no país.

A programação do 39o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro compreende as mostras competitivas, mostra Brasília e mostras paralelas; 3° Mercado do Filme Brasileiro; exibição de filmes infantis para alunos de escolas públicas; exposições; lançamentos de catálogos, livros e DVDs; encontros; cursos; debates; homenagens; e o seminário “Crítica Cinematográfica e o Cinema Brasileiro”, com a participação de alguns dos mais importantes críticos de jornais do país.

O Festival distribuirá um total de R$ 345 mil aos vencedores, sendo R$ 190 mil para longas-metragens em 35mm; R$ 55 mil para curtas ou médias-metragens em 35mm e R$ 50 mil para os curtas e médias realizados em 16mm. Soma-se a esses prêmios R$ 30 mil conferidos ao melhor longa-metragem e R$ 20 mil ao melhor curta ou média, de acordo com o Júri Popular.

O prêmio da Câmara Legislativa, destinado produções do Distrito Federal, distribuirá um total de R$ 65 mil, sendo R$ 50 mil para longa-metragem, R$ 10 mil para curta em 35mm e R$ 5 mil para um filme em 16mm. Os prêmios do Festival somados aos da Câmara somam R$ 410 mil.

As atividades do 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro serão realizadas no Cine Brasília, nas salas Villa-Lobos e Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro e no hotel sede do evento. Os filmes em concorrência serão reexibidos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Cinemark Pier 21, Cine Embracine Casa Park, Centro Cultural Sesi de Taguatinga e Cinema Voador.

Serviço
Patrocinador: Petrobras
Co-patrocinador: Terracap, CCBB, Eletrobras
Apoio: Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Banco de Brasília, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Codeplan, Kodak, Quanta, Centro Cultural Sesi, Cinemark, Bohemia, Dolby Digital, Instituto Terceiro Setor.

Mark Up anuncia novo projeto OdontoPrev

A Mark Up anuncia novo projeto OdontoPrev, que terá sua participação no Conarh 2006 coordenada por esta agência de marketing de relacionamento de São Paulo (SP). A OdontoPrev, além de estar entre os patrocinadores oficiais do evento, participará com um estande de 120 metros quadrados, organizado pela Mark Up.

A Mark Up destaca que o estande da OdontoPrev no Conarh foi desenhado para funcionar como espaço para relacionamento com os clientes, reforçar a sua visibilidade de marca e solidez junto ao público; além de abrigar happy hour para os visitantes e apresentações musicais do conjunto Duo de Jazz, da cantora Adriana Peixoto e da banda Cantrix, sempre a partir das 18 horas.

Esta 32ª edição do Conarh, Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, ocorre de 22 a 25 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), com promoção da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). A previsão é que o evento receba visita de cerca de 12 mil pessoas ligadas à área de Recursos Humanos de diversos segmentos da economia.

Sobre a Mark Up
A Mark Up é uma agência de marketing de relacionamento fundada há 12 anos pelas sócias Silvana Torres e Gisele Lima, que identificaram o trade (canais de escoamento de venda, ou redes de fornecedores, revendedores e distribuidores) de grandes companhias como nicho de atuação. Em 2005, seu faturamento foi de R$ 150 milhões e, neste ano, mira crescimento de 25%.

Na Mark Up, os mais de 100 clientes são atendidos por uma estrutura com 100 funcionários distribuídos entre a matriz em São Paulo (SP) e os escritórios em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Entre as empresas atraídas pelos serviços da agência estão companhias de grande porte, como Mercedes-Benz, Brastemp, Embratur, DuPont, Telemar, Editora Abril, Unisys, Bauducco, Visanet, Banco Panamericano e muitas outras.

Universidade do Livro promove curso sobre literatura juvenil

A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da UNESP, oferece no final de agosto o curso Literatura juvenil: o desafio de se conquistar um mercado cobiçado. O objetivo é discutir o cotidiano da edição de literatura para jovens e a relação leitor-escritor-editor por meio de aulas expositivas e exercícios práticos.
Divididas em blocos temáticos, as aulas tratam do panorama atual da ficção brasileira para jovens, do papel do editor diante do autor estreante e do escritor consagrado e também discutem a importância do tema e da literalidade nos livros juvenis.

O curso tem carga horária de 12 horas e será ministrado por Carmen Lucia Campos editora de livros juvenis que participou da criação de coleções da Ática como Vaga-Lume, Para Gostar de Ler e Sinal Aberto. É proprietária da Carmim, empresa que presta serviços de consultoria, desenvolvimento e gerenciamento de projetos editoriais. Carmen também organiza antologias incluídas em programas governamentais e desenvolve oficinas para leitores infanto-juvenis.

Literatura juvenil: o desafio de se conquistar um mercado cobiçado é voltado para produtores culturais, profissionais da área de marketing, artistas, autores, empreendedores e futuros empreendedores da área cultural, bibliotecários, pesquisadores, jornalistas, estudantes de marketing, publicidade e administração e demais interessados. O curso acontece nos dias 28 a 31 de agosto, das 18h às 21h, na sede da Universidade do Livro, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo, SP). O investimento é de R$ 280 (R$ 224 para sócios e estudantes).

Informações detalhadas sobre os programas podem ser obtidas pelo site: www.editoraunesp.com.br, no link para a Universidade do Livro. Outras informações e reservas pelo telefone (11) 3242-9555 ou universidadedolivro@editora.unesp.br.

Campo Grande vê última etapa de classificação do basquete de rua

A última etapa da fase classificatória do Campeonato de Basquete de Rua – Libbra2006 será disputada amanhã, dia 19, a partir das 10 horas, em Campo Grande, entre a Av. Alhambra e Rua Príncipe. Desta eliminatóri, participarão equipes de cinco estados: Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. No total, serão 32 times disputando as últimas vagas para a semifinal. O destaque será a equipe paulista End 1 Brasil, campeã brasileira em 2005.

A quarta etapa, disputada sábado passado, classificou os times da OAB (CE), IBCC (CE) e Cufa Basquete de Rua (RJ), na categoria masculina. Já na feminina, as classificadas foram as equipes Botafogo III (RJ), Cufa Brasil (RJ) e Girls (RJ).

No dia 2 de setembro, serão jogadas em Irajá as partidas da semifinal. No sábado seguinte, dia 9, haverá a repescagem em Madureira, e, no dia 16, está programada a grande final, na praia de Copacabana. Patrocinado pela Eletrobrás, o Campeonato Brasileiro de Basquete de Rua distribuirá R$ 15 mil em prêmios.

Serviço
Assunto: Quinta etapa do 2º Campeonato Brasileiro de Basquete de Rua
Data: 19 de agosto de 2006
Hora: 10 horas
Local: Av. Alhambra com Rua Príncipe, Campo Grande (RJ)

Pessoas físicas e jurídicas podem direcionar parte do IR a AACD

Pessoas físicas e jurídicas podem doar parte do seu Imposto de Renda para ajudar a AACD. As doações realizadas para um dos cinco projetos do Fundo Pró-Infância da AACD por meio dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas esferas Municipal, Estadual e Federal permitem às empresas deduzir 1% do IR devido e as pessoas físicas até 6%. A prática não acarreta ônus ao contribuinte, e representa esperança e melhor qualidade de vida para crianças portadoras de deficiência física.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 13/07/1990) em seu art. 260, prevê que as doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, para os projetos aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas esferas Municipal, Estadual e Nacional podem ser deduzidas do imposto de renda devido. A renúncia fiscal, sem ônus para o contribuinte, pode ser feita no caso de doações que representem até 1% do IR devido, para pessoas jurídicas, e até 6% do IR devido, para pessoas físicas.

Tais doações garantem a viabilização de projetos aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, possibilitando sua inclusão social, especialmente nas áreas da Educação e Saúde.

A AACD, com base na renúncia fiscal, busca recursos junto às pessoas físicas e jurídicas para beneficiar o "Fundo Pró-Infância da AACD", composto por cinco projetos. No Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Paulo a AACD tem três projetos aprovados: "Redução de Fila de espera para cirurgias", "Redução de fila de espera para aparelho ortopédicos" e "Dores não articulares: O enigma das dores de crescimento". O projeto "Manutenção do Centro de Reabilitação" foi aprovado no CMDCA de Porto Alegre e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Recife aprovou o projeto "Ampliação em 5% no número de atendimentos".


O doador poderá escolher qual projeto deseja beneficiar devendo direcionar a doação para o Conselho respectivo, o que possibilita mais transparência, pois o doador poderá acompanhar o desenvolvimento desse projeto e o resultado do seu investimento social.

Grandes empresas já perceberam que o Imposto de Renda também pode ser motivo de muito orgulho e colaboram com o Fundo Pró-Infância da AACD, demonstrando sua solidariedade com os projetos sociais da Instituição e ajudando a transformar o futuro de crianças e adolescentes portadores de deficiência física. A iniciativa promove inúmeros e significativos benefícios para a sociedade, além de ajudar a desenvolver os conceitos de cidadania responsável e produtiva.

AACD
A AACD é uma instituição filantrópica fundada em 1950, especializada no tratamento de crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência física. Sendo um Centro de Excelência na área de reabilitação física, mantém amplo serviço de assistência à saúde e promove a reabilitação e inclusão social de seus pacientes.

Atualmente, a AACD realiza cerca de cinco mil atendimentos diários, em suas sete unidades. Os pacientes recebem assistência de médicos, fisioterapeutas, terapeutas-ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, arte-terapeutas, musicoterapeutas e hidroterapeutas - fisioterapeutas que trabalham na água -, além das escolas da entidade, com turmas do ensino fundamental, de primeira à quarta série, cujo objetivo é preparar as crianças para o ingresso em escolas de padrão convencional.

Box reúne volumes 1 e 2 da grande obra de Quentin Tarantino

Chega este mês nas prateleiras do varejo e das locadoras Kill Bill Collection. O Box com os dois volumes do sucesso que abalou as estruturas de quem assiste e de quem faz cinema. Mais uma vez Quentin Tarantino (Cães de Aluguel) prova que é um diretor diferenciado. Em seu quarto filme, ele não faz apenas uma referência, faz uma verdadeira homenagem aos quadrinhos, ao bang-bang, ao cinema oriental, anime, kung-fu, mangá e samurais japoneses. Embora com todas essas referências a inúmeros filmes de kung-fu e western spaghetti em seu filme, Quentin Tarantino não pode ser comparado a nenhum outro diretor. Seu estilo é único.

A primeira parte de Kill Bill, o Vol. 1, narra o início desta saga pop onde “A Noiva” (Uma Thurman) sofre uma tentativa de assassinato, justamente no dia de seu casamento. Traída e quase morta, a assassina de elite acorda de um coma após cinco anos. Ela quer vingança contra seu inimigo "Bill" (David Carradine) e seus comparsas assassinos; Vernita Green, O-Ren Ishii, Elle Driver, Budd e, é claro, o próprio Bill.

O making of de Kill Bill Vol. 1 está disponível no primeiro disco e lá acompanhamos, através de entrevistas com o diretor, Uma Thurman, David Carradine e toda a equipe do longa a viagem sobre este universo fantástico criado por Quentin Tarantino. Encontramos ainda neste disco cenas exclusivas dos bastidores de filmagens, e neste material é possível analisar como as câmeras dançam no ar para nos contar esta história. Há, ainda, o clip exclusivo da banda “The 5,6,7,8´s”, além de uma galeria de fotos, trailer de cinema e a filmografia completa do elenco de Kill Bill.

No Vol. 2, a saga de vingança iniciada no volume anterior, com dois nomes riscados de sua lista de morte, a Noiva está de volta com muita sede de vingança e os próximos da lista são Budd (Michael Madsen) e Elle Driver (Daryl Hannah), os únicos sobreviventes do esquadrão de assassinos que a traiu cinco anos atrás. Mas sua espada ainda pede o sangue do último confronto com Bill, seu antigo mestre e mandante da execução. Assim como no primeiro disco, o material extra deste volume é excepcional. Nele, podemos conferir o making of desta segunda parte com entrevistas exclusivas do elenco e da equipe de produção, além do trailer de cinema, filmografias, uma galeria de fotos e a novidades da Imagem Filmes.

As ponderações dos filósofos estão na revista FILOSOFIA CIÊNCIA & VIDA

A revista FILOSOFIA CIÊNCIA & VIDA número 2 mostra que o poder é sedutor e viciante e sempre intrigou os filósofos. Mas é preciso ter cautela ao exercê-lo, sem provocar efeitos colaterais. A publicação da Editora Escala ouviu pensadores e analisa como o poder está presente nas relações hierárquicas de trabalho e nos métodos educacionais.

Também nesta edição:

Felicidade existe? Esta é, talvez, a grande pergunta da humanidade. Pensadores respondem se ela é atingível

• Como lidar com o excesso de informações, reter o conhecimento, assumir posturas, separar o que realmente é importante e manter a massa crítica

Feminismo: a luta agora não é contra os homens, mas contra o mundo moderno e a opressão

• Na entrevista do mês, a filósofa e poetisa Viviane Mosé fala sobre conhecimento e competitividade. Segundo ela, a Filosofia pode produzir um choque de idéias necessário para o desenvolvimento competitivo.

• Como vovó já dizia... uma análise filosófica dos ditos populares

• O “jeitinho” brasileiro encontra embasamento filosófico

E mais: três colunistas indicam opções de teatro, literatura e cinema; e as notas assinadas por Paulo Ghiraldelli Jr., “O filósofo de São Paulo”, e Lúcio Packter, o criador da Filosofia Clínica.

Destinada a leigos, iniciados e interessados no assunto, a FILOSOFIA contará com colunistas e articulistas de renome e respeito no meio. Terá também um conselho editorial, que avaliará os textos. Ela se junta à outra com o mesmo conceito, mas na área de Psicologia, a Psique – Ciência & Vida. Ambas sob direção de Ethel Santaella e edição de Jussara Goyano.

domingo, agosto 13, 2006

Franck Caldeira e Fernanda Keller vencem a Bowerman 10 K no Rio de Janeiro

Em um domingo tipicamente carioca, com muito sol e calor, 5 mil pessoas, vestidas com camisetas laranja, comemoraram o Dia dos Pais participando da primeira edição da Bowerman 10K, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A prova de dez quilômetros, que reuniu atletas, artistas e corredores amadores da cidade, foi vencida pelo mineiro Franck Caldeira na categoria masculina e pela triatleta niteroiense Fernanda Keller no feminino. O nome da corrida foi uma homenagem a Bill Bowerman, um dos fundadores da Nike.

"Fiquei muito feliz pelo resultado, pois é uma prova de que o meu trabalho está sendo bem feito", disse Franck, atleta da equipe Pé de Vento/Nike, que cruzou a linha de chegada pouco mais de um minuto à frente do companheiro de equipe José Frazão Jr. "Gosto de participar de provas que misturam amadores e profissionais e que atraem muito público. Correr no Rio de Janeiro é sempre bonito e gostoso", contou o atleta mineiro, que se prepara para a disputa da Maratona de Milão, em outubro. Franck está de olho em uma vaga na maratona do Pan-Americano do Rio 2007 e é considerado um dos maiores corredores de rua da atualidade.

"Agora vou finalizar a preparação na Bolívia. Independentemente da distância de uma prova, o que vale é vencer. O cansaço fica estampado no rosto, mas a felicidade é ainda maior", finalizou.

A triatleta Fernanda Keller, que representará o Brasil no Ironman do Havaí pela 20ª vez consecutiva, ofereceu a vitória ao pai, Manuel. "É uma forma de presenteá-lo nesse Dia dos Pais. Ele esteve no hospital na semana passada, mas agora está em casa, felizmente", disse. Também participaram da prova 20 crianças do Instituto Fernanda Keller, projeto esportivo-social voltado a crianças e jovens das classes menos favorecidas, com idade entre 7 e 17 anos.

"Participei da Bowerman 10K para fazer um treinamento forte, mas sinceramente não esperava vencer. A corrida é um esporte superdemocrático. Aqui, ninguém é melhor do que ninguém", disse Fernanda, que distribuiu autógrafos e recebeu inúmeros elogios. Ao lado dela, o também triatleta Marcus Ornellas comemorava a oportunidade de voltar ao Rio e estar ao lado dos pais. Atualmente ele mora em Joinville (SC). "O lugar é muito bom para treinar, mas não há comparação com essa paisagem do Rio de Janeiro", comentou.

Personalidades - O ator Guilherme Berenguer (Bang Bang e Malhação), a cineasta Paula Lavigne, a apresentadora Dani Monteiro e o ex-VJ da MTV Thunderbird deixaram a preguiça de lado e começaram o domingo se exercitando na Bowerman 10K.

O pernambucano Guilherme Berenguer, de 25 anos, destaque da novela Sinhá Moça, disse que pratica esportes regularmente. "Corro dia sim, dia não, de 50 minutos a uma hora. Em São Paulo, completei uma prova de dez quilômetros em 1h05min. Aqui, terminei abaixo de 51 minutos", contou. "O esporte é importante, pois dá disciplina para a vida", finalizou.

A cineasta Paula Lavigne cruzou a linha de chegada com pouco mais de uma hora de prova e não demonstrava cansaço excessivo. "Adoro correr. No cinema, dependo de todo mundo. Por isso, quero fazer uma coisa que dependa só de mim, como disputar e completar corridas. Quero superar os meus limites e correr uma maratona como a de Nova York ou Paris", afirmou.

Já o ex-VJ Thunderbird, contundido, esperou todo mundo disparar na largada para começar a correr. "Meu tornozelo não está legal. Valeu para suar um pouco", disse.

Três Gerações - Ettore Puccioni, de 79 anos, o filho Rômulo, de 50, e o neto Felipe, de 24, reuniram três gerações da família Puccioni na Bowerman 10K. Cheio de vigor, Ettore foi um dos destaques da prova. Ele completou a prova na 2274ª colocação, a melhor da sua faixa etária, foi aplaudido várias vezes e ainda teve fôlego para conceder entrevistas. "Foi impressionante o mar de gente vestido de laranja pelas ruas do Rio de Janeiro. Agora vou pra casa rever minha esposa e almoçar com a família reunida", disse. Ex-professor de inglês e ainda triatleta, Ettore corre, diariamente, de oito a dez quilômetros na Praia de Copacabana. "Se eu não tivesse essas corridas para participar, já estaria em outro mundo a essa hora. O esporte é meu combustível", confessou.

O engenheiro civil Rômulo, filho de Ettore, resumiu como vê o pai. "Ele é um fenômeno! As pessoas sempre dizem que não têm tempo para fazer nada a não ser trabalhar, mas é preciso encontrar tempo para se exercitar e envelhecer com saúde, como meu pai. Ele não perde um dia de treino, seja com sol ou com chuva."

Já Felipe, que é estudante, aprovou a edição inaugural da Bowerman 10K. "Família unida é uma família feliz. Foi um ótimo programa e, especialmente, um orgulho ter a companhia do meu pai e do meu avô na corrida."

Os últimos - A edição inaugural da Bowerman 10K no Rio de Janeiro foi encerrada com a chegada das amigas Arlete e Adelaide, que comemoraram muito a façanha. Aos 69 anos, Arlete Ferreira do Amaral mora na Gávea e já disputou 38 maratonas. Sua amiga Adelaide Mendonça Dias, 79 anos e moradora do Catete, já participou de 37 maratonas. As duas correm há 23 anos. Neste domingo, completaram a prova em 1h47min43seg.

Camiseta - Um dos diferenciais da prova foi a camiseta com o número de peito estampado e a inovadora tecnologia Nike Sphere Dry, que transporta o suor do corpo para o lado externo do tecido, onde pode evaporar, mantendo a pele seca. Esse processo apóia o sistema natural de refrigeração do corpo e evaporação do suor. Ao mesmo tempo, a estrutura tridimensional interna do tecido (pequenos nós) afasta a camisa do corpo do atleta, permitindo circulação do ar e colaborando para reduzir a aderência da camisa na pele.

A tecnologia Nike Sphere Dry, que colabora para o desempenho dos atletas, mantendo-os mais secos e confortáveis, é utilizada pela Nike em vários uniformes de equipes de corridas de rua e também em outros esportes. Ela foi utilizada em futebol nos uniformes das oito seleções Nike na Copa do Mundo da Alemanha (Austrália, Brasil, Coréia do Sul, Croácia, EUA, Holanda, México e Portugal). Os uniformes de Corinthians, Flamengo, Boca Juniors, Barcelona, Arsenal, Manchester United, Inter de Milão, Paris St Germain e Juventus, todos lançados recentemente, também possuem a tecnologia Nike Sphere Dry.

Classificação masculina

1º) Franck Caldeira (Pé de Vento/Nike) - 29min52seg
2º) José Frazão Jr (Pé de Vento/Nike) - 30min49seg
3º) Robson Lima (Pé de Vento/Nike) - 31min10seg
4º) José Ferreira (Pé de Vento/Nike) - 31min21seg
5º) Paulo Luís dos Santos Filho (Pé de Vento/Nike) - 31min24seg
28º) Marcus Ornellas - 35min18seg
669º) Guilherme Berenguer - 50min59seg
1414º) Felipe Puccioni - 57min51seg
1768º) Rômulo Puccioni - 1h00min52seg
2274º) Ettore Puccioni - 1h06min42seg
2523º) Thunderbird - 1h11min11seg

Classificação feminina

1º) Fernanda Keller - 40min12seg
2º) Ana Cristina da Silva Pimenta - 40min40seg
3º) Andrea de Souza Melo - 40min44seg
4º) Aparecida de Andrade - 41min08seg
5º) Danielle de Jesus Carvalho - 42min23seg
201º) Dani Monteiro - 59min09seg
249º) Paula Lavigne - 1h00min26seg

Mais informações no site www.nikecorre.com.br.