sexta-feira, julho 21, 2006

Vencedores do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça vão expor na Bienal de São Paulo

Quatro dos cinco ganhadores da primeira edição do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para Artes Plásticas exibirão seus trabalhos em uma das mais importantes mostras de arte do mundo. Consagradas pelo Prêmio, Lucia Koch, Marilá Dardot, Paula Trope e Renata Lucas estão entre os 130 brasileiros e estrangeiros que participarão da 27ª Bienal de São Paulo, cuja exposição será realizada de 4 de outubro a 17 de dezembro, no Pavilhão Manoel da Nóbrega do Parque do Ibirapuera, na capital paulista.

As obras das quatro artistas podem ser vistas na mostra itinerante do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça, que começa na segunda-feira, 24 de julho, e vai até 3 de setembro no Museu de Arte Moderna do Recife. A exposição, que se encerra na capital pernambucana, já passou por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém.

“O Prêmio Marcantonio Vilaça dá visibilidade aos artistas”, afirma o curador do concurso bienal, Celso Fioravante. Segundo ele, na semana seguinte à divulgação do resultado da primeira edição, em 2005, um dos vencedores, o artista Thiago Rocha Pitta, foi selecionado para a Bienal do Mercosul. Também foi convidado para exposições individuais no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Outra premiada, a artista Paula Trope recebeu convites para expor e foi selecionada para a Bienal de São Paulo. “Considero o Marcantonio Vilaça um dos prêmios mais importantes do país e o maior em volume de recursos repassados aos vencedores”, explica Fioravante.

Além da bolsa de R$ 30 mil, o Prêmio oferece aos vencedores o acompanhamento artístico de um crítico ou curador, e exposições itinerantes por seis capitais brasileiras. “Isso dá uma visão continental do país. Com seu caráter nacional o prêmio, de certa forma, une a arte ao Brasil”, destaca o curador.

Na avaliação de Fioravante, o Prêmio valoriza a produção artística e mostra a importância do Serviço Social da Indústria (SESI) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no contexto cultural brasileiro. Na primeira edição do Prêmio, lançado em 2004, a seleção dos vencedores foi ampla e contemplou artistas que atuam em áreas bem específicas.
Renata Lucas, por exemplo, trabalha com a ocupação dos espaços e como as pessoas se relacionam e aproveitam esses espaços. “Isso tem relação com a forma com que a arte é apresentada em museus ou na vida das pessoas”, explica o curador.

A artista Paula Trope trabalha a arte com moradores de favelas e meninos de rua. A obra apresentada no Prêmio foi desenvolvida no morro do Pereirão, no Rio de Janeiro. “O trabalho fotográfico de Paula dá visibilidade a essas comunidades”, afirma Fioravante.

Lúcia Koch, cuja obra usa elementos de cenografia, iluminação e arquitetura, foi desenvolvida no Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), centro cultural comunitário do bairro Jardim Miriam, uma comunidade carente da periferia da zona sul de São Paulo. “Ela trabalha diretamente com as pessoas, para modificar a iluminação e a arquitetura do local para melhorar a qualidade de vida dos moradores.”

As obras de Marilá Dardot envolvem a literatura em instalações, performances, vídeos ou esculturas. “Ela apresenta reinterpretações literárias e poéticas e transforma palavras em outros objetos”, explicou Fioravante, acrescentando que a artista é multimídia porque utiliza um amplo espectro de técnicas e materiais.

HISTÓRICO - Lançado em 20 de abril de 2004, o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas foi criado para estimular iniciativas e produções das artes plásticas no Brasil. O prêmio homenageia o galerista Marcantonio Villaça, nascido em Recife, em 30 de agosto de 1962, que morreu aos 37 anos, na mesma cidade. A galeria Camargo Villaça, fundada por ele, em São Paulo, em 1992, tornou-se, nos anos 90, a mais importante referência para a arte contemporânea brasileira.

O Prêmio integra um conjunto de projetos do SESI para promover a cultura. O SESI tem 42 teatros próprios e promove, a cada ano, cerca de 12 mil eventos artístico-culturais, que são assistidos por 2,3 milhões de pessoas, especialmente os trabalhadores da indústria.

Serviço
Evento: Mostra Itinerante Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas
Expositores: Lucia Koch, Marilá Dardot, Paula Trope, Renata Lucas e Thiago Rocha Pitta
Período: 24 de julho a 3 de setembro, das 9 às 18 horas
Local: Museu de Arte Moderna do Recife
Endereço: Rua da Aurora, 265, Boa Viagem - Recife (PE)
Telefone (81) 3423-2095
Mais informações no site:
www.sesi.org.br/premioartes
Ou nos telefones: (61) 3317-9806, 3217-9825 e 3317-9562

Evento discute marketing promocional na web

A AMPRO - Associação de Marketing Promocional Capítulo RS realizará no dia 27 de julho, a 8ª edição do mesa redonda, com o tema: ''Como utilizar as novas tecnologias para suporte nas ações promocionais?''

O evento contará com três painelistas experts no assunto: Jonatas Abbott e Júlio dos Santos da Dinamize, Paulo Kendzerski da WBI Brasil e Felipe Simões da Comunika. Será abordado, de forma prática e com a apresentação de cases, como as ferramentas de gerenciamento via site, banco de dados e SMS podem ser utilizadas como recursos de implantação, gerenciamento e divulgação de ações de marketing promocional.

Serviço
Evento: Mesa redonda - ''Como utilizar as novas tecnologias para suporte nas ações promocionais?''

Local: Sala Figueira - Hotel Plaza São Rafael Porto Alegre
Data: 27.07.06 (quinta-feira)
Horário: 9 horas
Valor inscrição: - R$ 15,00 (Para associados AMPRO a inscrição é isenta)
Mais informações: AMPRO-RS - 3388-1434 com Luciane

Fundação O Boticário apóia 23 novos projetos

Vinte e três projetos de conservação serão apoiados pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a partir de agosto, em todas as regiões brasileiras. São estudos sobre biodiversidade, controle de espécies exóticas invasoras, conservação e manejo de espécies ameaçadas, pesquisa aplicada a conservação da natureza, restauração de ecossistemas, e valorização e manejo de áreas verdes urbanas. O investimento será de cerca de R$ 500 mil.

Um dos projetos levantará informações sobre a situação atual da onça-pintada, no complexo de unidades de conservação no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) de seu entorno. Os dados obtidos serão comparados com os da década de 1970. As informações resultantes embasarão um estudo posterior na unidade de conservação sobre o impacto do turismo ecológico.

Outra pesquisa estudará a ecologia e conservação do gambá d'água (Chironectes minimus) em rios de Mata Atlântica, no estado do Rio de Janeiro. O gambá d'água é o único marsupial de hábito semi-aquático do mundo. Apesar de sua vasta distribuição (México à Argentina), a espécie está presente em listas oficiais de fauna ameaçada no Sul e Sudeste do Brasil.

Os projetos que serão financiados pela fundação foram selecionados entre 183 propostas enviadas ao edital de apoio a projetos do primeiro semestre de 2006 e passaram pela análise de consultores voluntários e do Conselho de Administração da organização, que consideraram a relevância dos estudos para áreas prioritárias de conservação e os recursos disponíveis para o edital.
Com estas novas doações, a Fundação soma 1.046 projetos financiados desde sua criação, em 1990. Foram mais de US$ 6 milhões em recursos para patrocinar projetos de conservação da natureza em todo o país.

As inscrições já estão abertas para o próximo edital, que recebe propostas até 31 de agosto. A lista completa dos projetos selecionados está no item Apoio a Projetos da página eletrônica da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: www.fundacaoboticario.org.br .

Minas Gerais terá suplemento especial da revista ELLE em setembro

Depois de duas edições de sucesso, a revista ELLE contará com o terceiro número do Suplemento Especial ELLE Minas, que circulará juntamente com a edição nacional de setembro.

O estado de Minas Gerais foi escolhido por ser o terceiro maior pólo produtivo de moda no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A ELLE Minas conterá um panorama completo da moda, beleza e turismo da região. Para isso, a equipe de ELLE já está em Belo Horizonte para produzir, com muito requinte e sofisticação, o material do suplemento. Vale destacar que as alocações de fotos editoriais serão feitas nas cidades de Ouro Preto e Mariana, com produção do fotógrafo Miro.

As cotas para anúncios serão vendidas até o dia 8 de agosto possibilitando às empresas mineiras uma excelente oportunidade de exporem suas marcas ao cenário nacional.

Com tiragem de 95 mil exemplares, a edição especial terá 72 páginas.

Revista ELLE
A ELLE está presente em 37 países no mundo. É uma publicação que apresenta e traduz as grandes tendências nacionais e internacionais de moda e beleza para a mulher.

quinta-feira, julho 20, 2006

TV Mundo.com na Alltv, toda quinta-feira às 11 da manhã

Mundo.com, o 1º programa de TV Online sobre Marketing Digital, transmitido ao vivo toda quinta-feira às 11 horas da manhã na Alltv .

Comandado por Ronaldo Melo, o programa Mundo.com, o 1º programa de TV Online sobre Marketing Digital, tem como destaque entrevista com renomados profissionais do mercado de Marketing Digital que disseminam conhecimentos, discutem rumos, idéias, tendências, mudanças culturais, sociais e comportamentais do marketing digital, e-commerce, CRM, Integração Online/Offline e do e-mail marketing.


Esta semana o convidado é Gil Giardelli, colunista do IDG NOW, colunista da Revista B2B e do voit www.voit.com.br (coluna Inteligência Digital,) fundador do Comitê Anti-spam, Publisher da newsletter Mundo.com , Conselheiro da ABEMD, Jurado do Prêmio da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia Internet e do Prêmio ABEMD.

Conselheiro da Universidade Anhembi Morumbi para os cursos de E-Business, Palestrante em mais de 120 eventos como Maximidia 2004, Expresso Comunicação e Marketing e Caravana Interativa da AMI Designer Industrial, formado pela Universidade Mackenzie, com especialização concluída na King´s College de Londres. Nos últimos oito anos, se dedica a projetos de Marketing e Relacionamento Digital e E-mail Marketing.Sócio-fundador do Núcleo Contemporâneo do Museu de Arte Moderna, com passagens por agências internacionais de comunicação como Grey Direct e Fischer América, planejando ações para marcas como Skol, Absolut Vodka, TAM, Novartis e Toyota. Realiza trabalhos voluntários de Marketing para a Hope – Casa de Apoio à Criança com Câncer, Care e Museu de Arte Moderna.

Microsoft lança ferramenta e evita que links para spams apareçam em buscas

Pesquisadores da Microsoft lançaram uma ferramenta que tem como objetivo prevenir o uso de mecanismos de buscas para propagar links que ajudam a direcionar tráfego a sites de spam. O Strider Search Defender identifica URLs que estão sendo distribuidoras por meio de recados em redes sociais (como o Orkut e o MySpace), posts em blogs e discussões em fóruns e pode evitar que estas URLs sejam indexadas aos mecanismos de busca, disse Yi-Min Wang, do Microsoft Research. O objetivo é combater uma técnica que vem sendo amplamente usada pelos spammers: ao invés de deixar os recados diretamente nas páginas, eles deixam links para os sites de spam, criando um amplo número de referências em sites válidos. Isso faz com que sejam indexados por buscadores - como Google, Yahoo e MSN - e apareçam com freqüência em resultados de buscas.

A ferramenta usa elementos de tecnologias desenvolvidas no passado pela Microsoft, em projetos chamados Strider, HoneyMonkey e Typo Patrol, para vasculhar os sites que foram vítimas de spammers e retirar os links antes que sejam indexados pelos buscadores. Ela também traz um componente capaz de diferenciar URLs legítimas das que levam a spams.

Nos casos em que o spammer usa um domínio legítimo para criar um site de spam (como serviços gratuitos de blog, por exemplo, o que poderia enganar os buscadores e usuários com facilidade), a ferramenta notifica o administrador que o serviço está sendo usado indevidamente para que a página seja removida. Além de apresentar as especificações da ferramenta, o Microsoft Research também publicou informações sobre como os administradores de serviços gratuitos de comunidades, blogs, fóruns podem evitar que spammers usem seus serviços para explorar os mecanismos de busca.
Notícia do site IDG Now!

quarta-feira, julho 19, 2006

Curso gratuito de voluntariado em Realengo (RJ)

O RIOVOLUNTÁRIO promoverá dia 20, próxima quinta-feira, das 14 às 17 horas, no campus Realengo, da Universidade Castelo Branco, a capacitação gratuita "Quero ser Voluntário". O curso é gratuito e aberto a todos os interessados em trabalhar como voluntários na cidade do Rio de Janeiro, desempenhando as mais diversas atividades.

Na capacitação, serão abordados os temas: história do voluntariado no Brasil, legislação, direito e deveres de voluntários e instituições e, também, o que é preciso para ser um voluntário. Depois de fazer a capacitação, os participantes poderão se cadastrar no RIOVOLUNTÁRIO e ser encaminhados para atuar em alguma das centenas de instituições parceiras do cadastrada.
Quem tiver interessado em trabalhar em equipe, poderá também formar grupos para realizar ações pontuais e programadas em diversas instituições.

Clique aqui e veja exemplo de atividades que você pode realizar: http://www.riovoluntario.org.br/oque/dicas.html .
Participe e convide seus amigos!
Anote o endereço: Universidade Castelo Branco, sala 301, bloco A (Av. Santa Cruz, 1631 - Realengo).
Para se inscrever e obter mais informações ligue 2262-1110 ou mande um e-mail para voluntariado@riovoluntario.org.br .

Parceria: Ediouro cria revista de bordo para a TAM

Passageiros da companhia aérea começam a receber a nova publicação a partir deste mês

A Ediouro, que publica as tradicionais revistas Coquetel, acaba de criar a revista Passatempos TAM, direcionada aos passageiros da companhia aérea. A nova publicação, customizada, contém 20 páginas com palavras cruzadas, caça-palavras, criptograma, jogo dos erros e sudoku.

A Passatempos TAM é resultado da parceria entre a Ediouro e a Spring Comunicações - empresa responsável pela venda de anúncios na revista. Com formato 13,5 cm x 20,6 cm, a publicação traz diversas brincadeiras que envolvem curiosidades sobre a TAM e assuntos ligados à aviação. Nesta primeira edição, de julho, por exemplo, os passageiros têm de resolver, entre outros, um problema de lógica denominado Vôo Noturno; e no caça-palavras 14 Bis aprendem um pouco mais sobre a história da aviação.

Mensalmente, serão distribuídos 100 mil exemplares da Passatempos TAM em todas as rotas nacionais, com exceção desta primeira edição, que tem tiragem de 200 mil unidades. A revista completa a mídia de bordo da companhia, que já conta com a TAM Magazine e a TV TAM. É mais uma forma inteligente de levar lazer, cultura e, até mesmo, de descontrair os passageiros durante o vôo.