sexta-feira, julho 21, 2006

Fundação O Boticário apóia 23 novos projetos

Vinte e três projetos de conservação serão apoiados pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, a partir de agosto, em todas as regiões brasileiras. São estudos sobre biodiversidade, controle de espécies exóticas invasoras, conservação e manejo de espécies ameaçadas, pesquisa aplicada a conservação da natureza, restauração de ecossistemas, e valorização e manejo de áreas verdes urbanas. O investimento será de cerca de R$ 500 mil.

Um dos projetos levantará informações sobre a situação atual da onça-pintada, no complexo de unidades de conservação no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) de seu entorno. Os dados obtidos serão comparados com os da década de 1970. As informações resultantes embasarão um estudo posterior na unidade de conservação sobre o impacto do turismo ecológico.

Outra pesquisa estudará a ecologia e conservação do gambá d'água (Chironectes minimus) em rios de Mata Atlântica, no estado do Rio de Janeiro. O gambá d'água é o único marsupial de hábito semi-aquático do mundo. Apesar de sua vasta distribuição (México à Argentina), a espécie está presente em listas oficiais de fauna ameaçada no Sul e Sudeste do Brasil.

Os projetos que serão financiados pela fundação foram selecionados entre 183 propostas enviadas ao edital de apoio a projetos do primeiro semestre de 2006 e passaram pela análise de consultores voluntários e do Conselho de Administração da organização, que consideraram a relevância dos estudos para áreas prioritárias de conservação e os recursos disponíveis para o edital.
Com estas novas doações, a Fundação soma 1.046 projetos financiados desde sua criação, em 1990. Foram mais de US$ 6 milhões em recursos para patrocinar projetos de conservação da natureza em todo o país.

As inscrições já estão abertas para o próximo edital, que recebe propostas até 31 de agosto. A lista completa dos projetos selecionados está no item Apoio a Projetos da página eletrônica da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: www.fundacaoboticario.org.br .

Nenhum comentário: