sexta-feira, setembro 01, 2006

Xeque-Mate = elenco de estrelas + roteiro inteligente

Quando o jovem roteirista Jason Smilovic - da série Karen Sisco exibida aqui no Brasil pelo então canal USA – escreveu, em 1997, a irreverente história do azarado jovem que se vê bem no meio de uma guerra entre as duas mais famosas famílias de gângsteres de Nova York, não imaginava que oito anos depois estaria em um set de filmagem, dividindo o estúdio com os maiores medalhões de Hollywood, como Ben Kingsley, Morgan Freeman, Bruce Willis, Josh Harnett, Stanley Tucci e Lucy Liu.É comum encontrarmos produções que tem em seu elenco uma verdadeira seleção de talentos e profissionais consagrados, reunidos em torno de um único grande atrativo: um roteiro muito bem construído, que envolve personagens ricos e que traz em suas linhas uma história original capaz de “escalar” grandes astros por pura satisfação profissional.

Sir Ben Kingsley confessa que quando leu o roteiro, achou-o muito engraçado “O material era muito inteligente e pensei que esse era o tipo de filme a que o meu filho de 16 anos adoraria assistir, porque ele fica intrigado com enredos em labirintos, em que você tem de estar atento, com vontade e satisfeito. Quando o público se sente intrigado por um roteiro como este, ele deixa o cinema com a sua inteligência verdadeiramente estimulada”.

Antes de iniciarem as filmagens de Xeque-Mate a equipe de produção já contava com um excelente elenco, encabeçado pelo galã Josh Hartnett, Lucy Liu e Sir Ben Kingsley. E quando faltavam oito semanas para o início das filmagens a equipe foi agradavelmente surpreendida. Bruce Willis e Morgam Freeman também selaram a sua participação. O produtor Chris Roberts (Camisa de Força e Senhor das Armas) relata a emoção: “Quando nós recebemos o roteiro pela primeira vez, achamos que havia muitos papéis excelentes e muitos diálogos extraordinários, que o roteiro realmente gravitaria na direção dos atores, mas isto realmente foi algo além da nossa imaginação. Quando Morgan e Bruce assinaram as suas participações, isso foi totalmente inesperado. Eles arredondaram um elenco absolutamente de sonho”.

Além da possibilidade de interpretar um personagem malvado, Morgam Freeman conta o prazer de trabalhar ao lado de grandes colegas “Interpretar um cara mau é sempre um pouco divertido, mas então você olha para o elenco. Puxa, sabe, o Bruce fazendo parte dele, e o Ben Kingsley fazendo parte dele, e o Josh Hartnett. É muito mais pela alegria e pelo prazer de trabalhar com colegas que você aprecia do que por qualquer outra coisa. Mas toda vez que eu assumo um trabalho é porque acho o roteiro muito interessante. O roteiro fica enrolado até o final, mas interessante. A outra coisa sobre estar neste negócio é que muitos de nós ficamos fascinados com astros. Você vê alguém dar um show em seu trabalho (como Ben Kingsley) e depois você tem a chance de trabalhar com eles, e você então se avalia e se questiona: Como cheguei até aqui?”.

ESTRÉIA NACIONAL: 15 de setembro de 2006.

Nenhum comentário: