segunda-feira, março 27, 2006

Livraria FNAC e INTERCOM promovem debate sobre “ética na propaganda”

Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM e a Livraria FNAC Pinheiros realizam no próximo dia 3 de abril, segunda-feira, às 19h, no Fórum de Debates da Livraria, a segunda edição do Café INTERCOM. Destinado aos estudantes, publicitários, pesquisadores, professores, sociológos, escritores, associados da entidade e público interessado no assunto, o evento tem como proposta debater a “ética” em função do interesse coletivo.

A Publicidade sempre foi alvo do olhar crítico da sociedade. Apontada como responsável por fazer com que se compre mais do que se necessita, gerando uma discussão inevitável, pois retrata muito mais posições ideológicas diametralmente opostas.

Ela é, sem dúvida, um instrumentos de grande influência sobre a opinião pública e seu exercício deve ser pautado pela “ética”. Assim como a publicidade é pedagógica em relação ao consumo de produtos e serviços, deve também ser pedagógica no exercício cotidiano da ética, no cotidiano das pessoas. A ética deve ser objeto de reflexão em todo o processo de ensino e aprendizado, constituindo elemento fundamental na formação do profissional de publicidade. Debates como este são fundamentais para o amadurecimento da profissão e para a sociedade.
Esta edição do Café INTERCOM será conduzida pelo publicitário Paulo Rogério Tarsitano (educador, doutor em Comunicação, diretor da Faculdade de Publicidade, Propaganda e Turismo da Universidade Metodista de São Paulo, integrante da diretoria da Intercom, na qual coordena a Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) e com a participação do presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda, André Porto Alegre (publicitário, jornalista, diretor geral da Promocine, membro do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR e do Conselho Consultivo da Intercom), e do advogado do CONAR, Paulo Gomes de Oliveira Filho (conselheiro do CONAR e membro da diretoria executiva da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda).


Paralelamente ao evento, acontecem os lançamentos dos livros: Imprensa Brasileira: Personagens que Fizeram História, vol. 2 (Imprensa Oficial), organizado por José Marques de Melo; A imprensa na berlinda: a fonte pergunta (Editora Celebris), dos jornalistas Norma Alcântara, Manuel Carlos Chaparro e Wilson Garcia; Propaganda e linguagem, da professora. Elizabeth Gonçalves (Editora da UMESP); O consenso forjado, de Francisco Fonseca (Editora Hucitec); e Webjornalismo, de Denis de Oliveira e Moisés dos Santos (Editora do Celacc), bem como da Revista Brasileira de Inovação Científica em Comunicação – Inovcom , volume 1, n° 1, apresentada por Adolpho Queiroz.

Serviço
Café INTERCOM

Tema: Publicidade: A ética na Sociedade de Consumo
Dia 3 de abril de 2006, segunda-feira, às 19 horas
Local: Livraria FNAC PinheirosAvenida Pedroso de Moraes, 858 – Fórum de Eventos – 3º and. – Pinheiros (SP)

Mais informações
William Lara – billara@terra.com.br
Assessoria de Imprensa INTERCOM(11) 8273- 1178 / (11) 3091 4088
www.intercom.org.br

Nenhum comentário: