quinta-feira, março 23, 2006

Solução reduz 20% dos custos logísticos na indústria de plásticos

Medida substitui as caixas de papelão pelos contêineres aramados Artok

O acirramento da concorrência e os baixos índices de crescimento da indústria de bens de consumo obriga os fabricantes de embalagens a buscarem meios efetivos de manter a sua competitividade. Entre elas está a Jaguar Plásticos, que está investindo em equipamentos diferenciados para reduzir seus custos logísticos no transporte de tampas para detergente e copos de requeijão, que representam 30% da produção da empresa.
Uma das medidas foi a substituição das caixas de papelão pelos contêineres aramados Artok na movimentação, armazenagem e transporte das peças. Conforme explica José Ricardo Fratta, gerente de produção da Jaguar, a primeira vantagem foi o aumento da capacidade de armazenagem. “O contêiner aramado é resistente e tem alta capacidade de empilhamento, ao contrário do que acontecia com as caixas de papelão”, afirma. “Outra vantagem é de poder utilizar a mesma estrutura para transportar as peças até os clientes. Lá eles são descarregados e retornam para ser utilizados novamente na armazenagem.”


Desde que a empresa adotou a nova solução logística, a empresa conseguiu reduzir os seus custos de movimentação e armazenagem em cerca de 20%. Além disso, houve uma expressiva melhora no atendimento aos clientes, pois o número de embalagens danificadas também diminuiu.

Pioneira na introdução dos contêineres aramados no Brasil, a Artok possui uma linha completa de soluções em equipamentos para diversos setores da indústria, varejo e logística. São diversos modelos de contêineres, cestos e caixas Kanban que proporcionam mais de 50% de redução no tempo de movimentação, assim como aproveitamento total da área de armazenagem. A empresa também desenvolve produtos exclusivos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Nenhum comentário: