terça-feira, março 21, 2006

“Crianças do consumo” mostra o impacto da mídia e do marketing sobre a infância

Lançada com sucesso nos Estados Unidos, obra estimula a reflexão sobre os valores do mundo atual e sobre o tipo de pessoas que estamos formando com a avassaladora pressão da mídia e do marketing na vida das crianças.

Escrito pela psicóloga norte-americana Susan Linn, Crianças do Consumo – A infância roubada revela como as crianças se tornaram o mais recente e imenso mercado explorado pelas grandes empresas e corporações. O maciço investimento em marketing dirigido ao público infantil – com valor estimado em US$ 15 bilhões anuais somente nos EUA – é visto pela autora como uma ameaça aos esforços feitos pelos pais para estabelecer limites aos seus filhos. Os efeitos nocivos desse fato se estendem a outros aspectos, como diz Linn: “o marketing para crianças enfraquece os valores democráticos, ao encorajar passividade, conformidade e egoísmo. Ameaça a qualidade do ensino, inibe a liberdade de expressão e contribui para problemas de saúde pública como obesidade infantil, dependência de tabaco e consumo precoce de álcool.”
Susan Linn faz uma análise abrangente do mercado infantil, levando os leitores a uma viagem assustadora ao mundo da infância moderna e de sua apropriação pelos interesses comerciais. As crianças estão, no entender da autora, no meio de um redemoinho do marketing, tornando-se alvos para todo tipo de produtos. Todos os aspectos da vida das crianças – saúde, educação, sexualidade e, em especial, valores – estão sob risco.
Entrelaçando histórias reais com a teoria do desenvolvimento infantil, abordando os mais recentes estudos sobre o tema e incluindo a própria visão dos especialistas em marketing sobre seu trabalho, o livro revela a dimensão do problema e procura mostrar o que cada um de nós pode fazer para combatê-lo.
Publicado no Brasil por iniciativa do Instituto Alana, Crianças do Consumo – A infância roubada trata de um tema de grande atualidade e relevância para o país, que é o recordista mundial em tempo médio passado em frente à TV pelas crianças (4 horas e 51 minutos por dia, segundo o Painel Nacional de Televisão do Ibope). No Brasil, o consumismo infantil se espalha, muitas vezes em exemplos perversos, por todas as camadas sociais e regiões: crianças que querem vestir as mesmas roupas, possuir os mesmos objetos, comer a mesma comida. A pedagoga Ana Lúcia Villela, autora do Prefácio à edição brasileira, ressalta a importância do livro no contexto atual, qualificando-o como “uma valiosa pesquisa sobre o impacto do consumismo na formação de novos valores da sociedade e uma reflexão sobre o tipo de pessoas que estaremos formando se permitirmos que a mídia e o marketing tenham tamanha força na vida das crianças”.

Ficha Técnica:
Crianças do Consumo – A infância roubada
Título original: Consuming Kids: The hostile takeover of childhood
Autora: Susan Linn
Tradução: Cristina Tognelli
Instituto Alana, 2006
Preço: R$ 39,00
Tiragem: 3.000 / 342 páginas
Formato: 15 cm x 21,5 cm
Lançamento: 25 de março de 2006

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