quinta-feira, março 23, 2006

Avape de Resende busca parcerias para projetos de inclusão social

ONG faz palestras para sensibilizar executivos e funcionários da região

A Avape - Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais – está em busca de parceiros na região de Resende e cidades adjacentes para futuros projetos de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Algumas empresas já começaram a nos procurar, interessadas em saber como elas podem contratar pessoas com deficiência”, afirma a chefe da unidade Avape em Resende, Sueli Leal.

Segundo Sueli, a maioria dos empresários tem dúvidas de como poderiam viabilizar a inserção dessas pessoas na corporação. “Queremos mostrar que os benefícios da inclusão social estão além do cumprimento da lei. A inclusão contribui para a obtenção de um clima positivo no ambiente de trabalho e estimula a sinergia e cooperação entre os funcionários”, aponta. A lei 8.213/91, regulamentada pelo Decreto 3.298/99, obriga empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas com deficiência na proporção de 2% a 5%.

A unidade Avape de Resende foi inaugurada em dezembro de 2005. Além de promover parcerias, a ONG oferece cursos gratuitos para pessoas com deficiência nas áreas de informática, atendimento ao cliente e telemarketing. Pessoas carentes, acima de 16 anos, que não possuem condições financeiras para pagar um curso e se capacitar para o mercado de trabalho também são atendidas pela instituição.

ESCOLAS PÚBLICAS - É importante ressaltar que a Avape tem estabelecido parcerias com escolas da rede pública de Resende, com o objetivo de levar os cursos de informática para as dependências destes estabelecimentos de ensino. “Muitas delas já possuem salas de aula com computadores. Elas nos cedem a infra-estrutura - espaço e equipamento - e nós levamos os professores”, diz Sueli.

Além desse trabalho, os alunos do período noturno participam de palestras sobre empregabilidade, ministradas por um psicólogo e uma assistente social da Avape. Essa atividade foi iniciada nas escolas Mariucha e Getúlio Vargas. No dia 30 de março, será a vez da escola estadual Olavo Bilac.

As palestras de empregabilidade fazem parte do Programa Compactado da Avape e tem como finalidade dar aos alunos orientações sobre as exigências do mercado de trabalho, dicas de apresentação e comportamento durante um a entrevista, como elaborar um currículo etc.

Para mais informações sobre a Avape, acesse
www.avape.org.br ou ligue (24) 3381-8701

Nenhum comentário: