sexta-feira, agosto 11, 2006

Por que as pessoas espertas podem ser tão tolas?

Atos de extrema estupidez estão por todos os lados, muitas vezes cometidos por pessoas brilhantes. O comportamento de indivíduos espertos - presidentes, professores, promotores - é, às vezes, inexplicavelmente tolo. O livro Por que as pessoas espertas podem ser tão tolas?, organizado pelo renomado psicólogo Robert. J. Sternberg, procura responder por que tais pessoas podem chegar agir de maneira tão estúpida - a ponto de, em alguns casos, destruir suas carreiras e suas vidas. Apresentando o que a mais atualizada pesquisa psicológica tem a dizer sobre a estupidez na vida cotidiana, Sternberg e seus colaboradores apresentam exemplos de pessoas sabotando seu próprio sucesso e oferecem explicações sobre este tipo de comportamento. Mostram, por exemplo, como a atitude e o conseqüente desempenho de pessoas pode mudar de acordo com suas crenças em uma inteligência fixa (que não pode ser aprimorada) ou flexível (que pode ser treinada e ampliada) ou ainda de acordo com a personalidade (mais ou menos extrovertida, narcísica, dependente etc).

O livro reúne os seguintes ensaios, escritos por renomados estudiosos de várias áreas da inteligência humana: "Por que e quando as pessoas espertas são tolas?", "Crenças que transformam pessoas espertas em idiotas", "Pessoas espertas fazendo coisas idiotas: o caso da incompetência administrativa", "A máquina da insensatez", "Quando pessoas espertas se comportam de modo estúpido: reconciliando as incoerências na inteligência socioemocional", "Sexo, mentiras e audiotapes: o escândalo Clinton-Lewinsky", "Racionalidade, inteligência e níveis de análise na ciência cognitiva: a dysrationalia é possível?", "De esperto e de estúpido todos nós temos um pouco: explorando as bases de raciocínio equivocado das pessoas espertas na aprendizagem e em outras deficiências", "Tendências da personalidade", "Quando o estúpido é mais esperto do que nós: inadvertência e a atribuição da estupidez" e "Pessoas espertas não são estúpidas, mas, com certeza, podem se mostrar tolas: a teoria do desequilíbrio da tolice".

Nas palavras do próprio Robert J. Sternberg, o livro "é particularmente oportuno, no momento em que os norte-americanos assistem a líderes políticos... comportarem-se de uma maneira que, pelo menos para quem vê de fora, parece absurdamente estúpida". Por que as pessoas espertas podem ser tão tolas? centra-se no lado negligenciado desta discussão, formulando pensamentos a partir de um amplo espectro teórico e de pesquisa sobre comportamento estúpido, de modo a nos ajudar a entender como as pessoas podem evitar a tolice e suas conseqüências devastadoras.

Sobre o autor
Robert J. Sternberg é professor de psicologia e educação no IBM e diretor do PACE, o centro de psicologia de habilidades, competências e especialização da Universidade de Yale. É bastante conhecido como um especialista em testes de inteligência e autor ou organizador de cerca de sessenta livros, incluindo The Psychology of Love, que co-organizou com Michael J. Barnes.

Serviço

Livro: Por que as pessoas espertas podem ser tão tolas?
Tradução: Luiz Antonio Aguiar
Preço: R$ 49,00
Páginas: 364
ISBN: 85-03-00877-7
Capa: Isabella Perrotta / Hybris Design
Formato: 16 x 23 cm

Nenhum comentário: