sexta-feira, agosto 11, 2006

O Sol das bancas de revista às telas

Hoje, 11 de agosto de 2006 estréia em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife, o documentário brasileiro O Sol - Caminhando Contra o Vento, sobre um jornal alternativo e combativo que marcou época no Brasil da ditadura e foi resgatado em 2004.

Em abril daquele ano, um grupo de artistas e jornalistas se reúne no Instituto Histórico e Geográfico, no Rio de Janeiro, para uma festa-filmagem celebrando a reedição do jornal que dá nome ao documentário.

1967/68. Brasil pós-golpe militar de 64 e pré AI-5, tempo de passeatas estudantis e festivais de música. Nasce no Rio de Janeiro o jornal-escola O Sol. Com vida curta, porém, intensa, a publicação simbolizou o espírito de uma época.


Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Carlos Heitor Cony, Zuenir Ventura, Arnaldo Jabor, Betty Faria, Fernando Gabeira, Gilberto Braga, Ziraldo, Daniel Azulay e muitos outros prestam seus depoimentos e registram suas impressões sobre o período.
Material de arquivo e músicas de época contribuem para formar um quadro que rememora parte da história da chamada "geração 68". Embalado pela canção Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, o documentário explora também a relação entre esta canção e o espírito do projeto do jornal O Sol.

Tetê Moraes assina a direção e a produção. Martha Alencar e Tetê Moraes assinam o roteiro e as conversas. O filme contou com a consultoria de Ana Arruda Callado, Reynaldo Jardim e Paulo Halm. A direção de produção é de Cristiana Garcia de Souza, Luiz Teatini e Beth Formaggini e a montagem de Henrique Tartarotti.

Nenhum comentário: