segunda-feira, abril 16, 2007

Flip já tem sete atrações internacionais confirmadas

A quinta edição da Festa Literária Internacional de Parati, reconhecida como o maior evento literário da América Latina, já tem, a três meses de seu início, atrações confirmadas como o Prêmio Nobel sul-africano J. M. Coetzee, o autor de policiais americano Dennis Lehane, o roteirista mexicano Guilhermo Arriaga (“Babel”, “Amores Brutos”) e os romancistas argentinos César Aira, Rodrigo Fresán e Alan Pauls, além de uma programação especial para crianças - na tenda da FLIPinha –, de cinema e oficinas. Nelson Rodrigues será o homenageado deste ano.

Mais uma vez Parati será palco do grande encontro que transforma a cidade litorânea brasileira por alguns dias em uma capital mundial da literatura. Com a presença já confirmada de escritores premiados e representativos da literatura contemporânea em diversas partes do mundo, a 5ª FLIP – Festa Literária Internacional de Parati está marcada para os dias 4 a 8 de julho.

A escolha de Nelson Rodrigues tem um objetivo: requalificar o papel do escritor na literatura brasileira, ainda refém do personagem que o provocador e irreverente Nelson gostava de incorporar. "Apesar da riqueza de seu trabalho, Nelson Rodrigues infelizmente ainda não se libertou de uma visão folclórica que fazem de sua obra. Muitos ainda o enxergam como um reacionário ou um imoral, como um polemista ou um frasista inconseqüente. Mas o fato é que ele é o principal dramaturgo brasileiro e um dos nossos melhores escritores, um autor que soube, como poucos, garimpar o que existe de universal e grandioso no universo do cotidiano banal", diz o diretor de programação, Cassiano Elek Machado.

Outro dramaturgo universal estará presente pelas mãos de um dos maiores astros da literatura mundial contemporânea. Samuel Beckett, Nobel de Literatura de 1969, será tema da conferência do sul-africano J. M. Coetzee, ele próprio também Nobel de Literatura (2003), vencedor de duas edições do prêmio britânico Booker Prize e autor de clássicos recentes, como Vida e Época de Michael K e Desonra.

O mexicano Guilhermo Arriaga, autor dos roteiros de Babel, Amores Brutos e 21 gramas, e Dennis Lehane, ambos fortemente ligados ao cinema, integrarão a lista de escritores. O último livro de Lehane, Gone, Baby, Gone, acaba de ser adaptado ao cinema por Ben Affleck e chega ao Brasil em janeiro de 2008, com a expectativa de sucesso semelhante aos seus três livros já transformados em filme: Sobre Meninos e Lobos, Dança da Chuva e Apelo às Trevas.

Da consagrada terra de Borges e Cortázar, confirmaram presença três destaques da recente safra de autores argentinos: César Aira, autor de mais de 30 livros publicados em várias línguas, que lançará o romance Varamo durante a FLIP; Rodrigo Fresán, autor de Jardins de Kensington e considerado uma das principais revelações da literatura latino-americana dos últimos anos, e Alan Pauls, autor do elogiado romance O Passado, que está sendo adaptado para o cinema por Hector Babenco.

O moçambicano Mia Couto, grande destaque entre os escritores africanos de língua portuguesa, também está confirmado na 5ª FLIP, onde autografará um de seus principais romances, “Terra Sonâmbula”, que tem reedição prevista para o mês de junho.

Sobre a FLIP

A FLIP é realização da Casa Azul, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) voltada para o desenvolvimento sustentável de regiões ou municípios brasileiros, em especial a região de Parati. A FLIP não é só literatura, como garante seu criador, o arquiteto Mauro Munhoz: “A FLIP é parte de um projeto maior envolvendo ações nos espaços públicos com o objetivo principal de preservar e revitalizar o patrimônio histórico da cidade”. Segundo ele, a idéia de promover a FLIP nasceu em parceria com a editora inglesa Liz Calder, inspirada em grandes festivais europeus voltados para a literatura e realizados em cidades pequenas.

Autor de um grande projeto para retomar marcantes características físicas e culturais da cidade, chamado de Recuperação da Borda D’Água de Parati, o arquiteto e a OSCIP que comandam o evento, desencadearam programas e ações que acontecem durante todo o ano, antes e depois da Flip. Um deles é o Programa Educativo Cirandas de Parati, que já envolve 90% da rede pública, cerca de 7 mil estudantes e 700 professores da região em atividades relacionadas ao incentivo à leitura, valorização e produção cultural. “Como um processo potencializa o outro, a FLIP não seria a mesma sem o enraizamento do evento no ambiente social de Parati”, conclui Munhoz.

São freqüentes os encontros com autores de livros infanto-juvenis nas escolas, mas a principal meta é a capacitação de professores, para que possam incorporar a literatura nas salas de aula.

O ponto de encontro das ações de incentivo à leitura realizadas durante todo o ano é a FLIPinha, que acontece simultaneamente à FLIP e é totalmente voltada para as crianças. Em 2006, a programação na Tenda Azul contou com 34 apresentações de escolas, 12 de artistas locais, nove encontros com autores convidados da FLIP e dez convidados da FLIPinha. Também foram desenvolvidas oficinas de poesia, de máscaras, de cordel e de ilustração.

Patronos e Amigos da FLIP

Particulares ou empresas podem colaborar com a FLIP. A Associação Casa Azul conta a cada ano com o apoio de patronos e amigos para realizar seu grande evento. Há três formas de participação: ser um Patrono Amarelo, Vermelho ou ser um Amigo da FLIP, de acordo com a contribuição.

Os interessados devem ligar para (11) 3078-1693 ou escrever para o e-mail relacionamentoinstitucional@casaazul.org.br.

Nenhum comentário: