quinta-feira, outubro 19, 2006

CEBDS apóia lançamento do filme de Al Gore

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - CEBDS apóia o lançamento do filme “Uma verdade inconveniente” do Al Gore, ex vice-presidente dos Estados Unidos na gestão Bill Clinton. Ao longo dos últimos anos o debate sobre mudança do clima deixou de ser meramente ambiental para tornar-se uma questão de sobrevivência, influenciando de forma crescente questões econômicas e sociais para empresas, governos e sociedade civil.

Pesquisas realizadas pelo World Bussiness Council for Sustainable Development - WBCSD e Global Scan, com executivos das maiores empresas do mundo e especialistas em desenvolvimento sustentável, mostraram que a questão climática é uma das mais delicadas e urgentes, sendo prioridade nas estratégias de empresas e governos ao redor do mundo.

Na primeira quinzena de novembro no Kenya, África, se realizará a COP 12, a Conferência de Mudança do Clima, que acontece em conjunto com o Segundo Encontro das Partes do Protocolo de Kyoto. O CEBDS e o Governo Brasileiro vão realizar um evento paralelo durante a conferência, chamado Mecanismos de Desenvolvimento Limpo no Brasil: Soluções Vencedoras para Mudança do Clima Global e Desenvolvimento.

No Brasil, algumas questões importantes precisam ser analisadas com urgência. O CEBDS vem se reunindo com o Ministério das Relações Exteriores, ponto focal brasileiro nas negociações internacionais sobre mudança de clima para discutir uma ação integrada entre governo e setor privado. Temas como a situação do 2º período de Kyoto (pós 2012), a questão dos biocombustíveis, a substituição do uso da biomassa não-renovável por biomassa renovável no âmbito do Movimento de desenvolvimento limpo, e o desmatamento estão na ordem do dia e são discutidos nas reuniões da Câmara Técnica de Mudança de Clima do CEBDS.

A humanidade vive num mundo cada vez mais influenciado por questões de sustentabilidade. Restrições quanto às emissões de gases de efeito estufa, acesso à água e recursos naturais estão definindo, com força crescente, o ambiente em que as empresas operam. A questão estratégica e central nesta discussão é se nossos modelos de negócio serão capazes de lidar com oportunidades e desafios derivados dessas restrições. Devemos lembrar que o valor de mercado da maior parte das empresas é cada vez mais determinado pelos ativos intangíveis não financeiros e que boa parte deles reflete como a empresa é vista pela sociedade quanto a sua estratégia de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: