terça-feira, maio 23, 2006

Embratur promove o Brasil no Rock in Rio Lisboa

Sorteio de viagens, banners e campanha publicitária são algumas das ações para o público final em Portugal

O turismo brasileiro marca presença na edição 2006 do Rock in Rio, que acontece em Lisboa (Portugal), nos dias 26 e 27 de maio e entre 2 e 4 de junho. Durante os cinco dias de festival, a promoção "Brasil Eu Vou" oferecerá, uma vez por dia, uma viagem ao Brasil com direito a acompanhante. A iniciativa é do Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), e tem o objetivo de consolidar o Brasil como opção turística e cultural para o público jovem de Portugal.

Para concorrer, os participantes deverão se cadastrar no estande do Brasil, que estará localizado no gramado da Cidade do Rock, numa área de 80 m², responder à pergunta "Por que você gostaria de conhecer o Brasil?" e tirar uma foto em um dos três painéis com imagens do Brasil. A foto será veiculada no fotolog do Portal Brasileiro do Turismo (www.braziltour.com) e o participante ganhará uma bandana com a Marca Brasil, símbolo que representa o turismo brasileiro no exterior e seus principais atributos de exportação.

Além da promoção - executada em parceria com a Associação Brasileira de Resorts - outras ações foram especialmente preparadas para o evento: front light e sinalizadores para a Cidade do Rock, banner no site oficial do evento (http://rockinrio-lisboa.sapo.pt/) e exibições da campanha "Vire Fã do Brasil" nos telões do festival durante o intervalo dos shows no Palco Mundo e nas TVs de plasma da área VIP e do estande brasileiro.

De acordo com o gerente de Marketing Cooperado da EMBRATUR, Romualdo Lopes, essas ações visam a reforçar a imagem do Destino Brasil no mercado português. "Neste caso, estamos falando com o público final. Acreditamos que promoções como estas são tão importantes quanto nossas campanhas publicitárias, projetos de promoção comercial e ações de Relações Públicas. Nosso objetivo é criar um mailing para futuras ações de marketing direto com este público", comenta.

No último Rock in Rio Lisboa, em 2004, cerca de 700 milhões de pessoas de 60 países assistiram à transmissão televisiva do evento. Mais de 700 jornalistas foram credenciados para a cobertura diária do festival, que juntamente com os visitantes, puderam assistir a mais de 130 horas de espetáculos de mais de 70 intérpretes nacionais e estrangeiros. Aquela edição também contou com o apoio da EMBRATUR.

Preferência Lusa - O Brasil continua sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas de Portugal. As ações do Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR, nesse mercado são consideradas estratégicas, pois Portugal é o maior emissor de turistas europeus para o Brasil. Em 2005, de acordo com os dados da EMBRATUR, 357.640 portugueses vieram ao País, um aumento de 6,13% em relação a 2004 (quando tinham sido registrados 336.988 visitantes).

Além da participação no Rock in Rio Lisboa, outras ações direcionadas ao mercado português acontecem através da realização de seminários de vendas, treinamentos para agentes de viagens, ações promocionais diversas, apoios a eventos, participação em feiras internacionais, contatos com companhias aéreas, fomento ao estabelecimento de vôos charters, edições do projeto Caravana Brasil e Press Trips, além de ações de marketing na mídia portuguesa. Todo esse programa conta com o apoio permanente do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) em Lisboa.

De acordo com a Demanda Turística Internacional 2003, 76% dos turistas portugueses tiveram o lazer como motivação da visita ao Brasil. Compromissos de Negócios, Congressos e Convenções responderam por 12,5% das razões e visitas a familiares ou amigos, por outros 10,1%. Hospedaram-se em hotéis 77,4% desses visitantes e 17,4% ficaram em casas de amigos ou parentes. Cerca de 97% manifestaram intenção de voltar ao Brasil.

Ainda de acordo com o estudo, as cidades mais visitadas pelos portugueses são: Recife (PE) com 27%, Fortaleza (CE) com 25,1%, Salvador (BA) com 23,5%, Rio de Janeiro, 15,6%, Natal (RN) 11,2%, Ipojuca (PE) com 10,5% e São Paulo, 4,8%.

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