sábado, agosto 15, 2009

O que os anunciantes esperam das agências digitais?

Pesquisa encomendada pela agência iThink e executada pelo Grupo Consultores com 70 anunciantes constatou que a verba publicitária investida nos meios digitais é consideravelmente maior do que se imaginava. Em média tirada entre empresas multinacionais e nacionais, a participação da internet no bolo publicitário estaria, na verdade, em pouco mais de 7%.


"Nessa medição, colocamos variáveis que vão além da compra de mídia. Medimos os investimentos em links patrocinados, construção de sites e custos de produção, entre outros", explica Marcelo Tripoli, presidente da iThink. No geral, segundo a pesquisa, as multinacionais investem 8,72% de sua verba, contra uma média de 4,85% dos anunciantes brasileiros.

Outro ponto que pode trazer otimismo para o setor é o fato de mais de 80% dos clientes/anunciantes estarem satisfeitos com os serviços prestados por suas agências digitais - aproximadamente 13% deles se disseram insatisfeitos. Em comparação ao grau de satisfação com as agências de publicidade tidas como tradicionais, o cenário é bastante semelhante, uma vez que 81,7% se mostraram felizes com o trabalho das empresas contra apenas 9,1% de insatisfeitos.

O estudo, que tem como proposta traçar o perfil ideal das agências interativas, mostrou que entre os requisitos mais importantes na hora de escolher uma agência estão a apresentação de cases bem-sucedidos e de portfólio de clientes - citada como primordial por 65% dos entrevistados -, seguida pelo entendimento do negócio/conhecimento do target (35%) e pelo desejo de uma apresentação detalhada do que se propõe.

Quando o quesito é criatividade, as agências tradicionais são mais exigidas. E também são mais cobradas ao se falar em apresentação de resultados e equipe/profissionalismo. "Quando o anunciante pensa em um projeto digital, ele centra suas atenções em resultados focando pontos como ativação, conversão e relacionamento. Não que a criatividade não seja importante para o universo digital, mas outros critérios acabam tendo mais peso", afirma Tripoli. (
Fonte: Meio e Mensagem)

Nenhum comentário: