quarta-feira, maio 03, 2006

A última entrevista de Bob Marley? Está na BIZZ!


Com a edição de maio chegando às bancas de todo o país nesta quinta, dia 4, a sete dias de completar 25 anos da morte de Bob Marley, BIZZ contrariou a mesmice e deu supercerto! Em vez de se prender em, digamos, lamentações pela morte do rei do reggae, a reportagem de capa da edição 201 de BIZZ traz um dossiê incrível recheado de abordagens diferentes: o impacto na época de sua morte, a passagem de Marley pelo Brasil (um de seus últimos momentos de lazer), uma lista das melhores músicas póstumas do cantor e, nada menos que a última entrevista que o rastafari mais famoso – e querido – do mundo concedeu... e na íntegra!

Em 11 de maio de 1981, o mundo ficou perplexo ao receber a notícia da morte de Bob Marley. O repórter especial Otávio Rodrigues, que assina a reportagem de capa de BIZZ, lembra que “os tímidos registros nos jornais e revistas do Brasil e do mundo, parecem agora não dizer respeito à figura fenomenal e mítica que conhecemos”. Hoje, 25 anos depois de sua morte, é inegável o imenso território que sua música conquistou. Otávio Rodrigues divide o privilégio de assinar este fantástico documentário sobre Bob Marley com Leo Vidigal, professor na UFMG que pesquisa música jamaicana há 20 anos e é editor do site Massive Reggae.

A última entrevista do rei. Era 18 de setembro de 1980, três dias antes de sofrer um colapso enquanto corria no Central Park, quando Bob Marley recebeu a jornalista freelancer Anita M. Waters para esta que seria sua última entrevista. Na ocasião, o cantor falou de política, música e religião, negando, por exemplo, a comentada influência de Mortimer Kumi Planner em seu ingresso ao movimento rastafari e admite que a Bíblia lhe mostrou toda a verdade de que precisava. Falecido recentemente, o cubano Planner é considerado um dos pais da filosofia do rastafarianismo. Tudo isso e muito mais em BIZZ, que chega às bancas na próxima quinta-feira, 4 de maio.

Nenhum comentário: