
A programação da FLIP vai além da literatura. O cinema também ocupa lugar de destaque, com várias atrações na Casa de Cultura de Paraty. A mais importante delas será a estréia do documentário “Português, a língua do Brasil”, de Nelson Pereira dos Santos, que oferece uma visão panorâmica da diversidade lingüística do Brasil por meio de depoimentos de membros da Academia Brasileira de Letras.
Logo após a apresentação do filme, no dia 6 de julho, haverá um debate com o cineasta, que também pertence à ABL. A V FLIP será realizada de
Como o homenageado da FLIP deste ano será o escritor Nelson Rodrigues, nada melhor do que rever clássicas adaptações cinematográficas de alguns de seus textos e conhecer um registro filmado de montagem teatral. O longa-metragem “Toda nudez será castigada”, dirigido por Arnaldo Jabor em 1973, é uma das melhores transposições do universo rodrigueano para as telas. “Boca de ouro”, realizado por Nelson Pereira dos Santos em 1962, com Jece Valadão no papel central, é outro filme fundamental no repertório de adaptações. “Vestido de noiva”, de 2001, marcou a estréia de Joffre Rodrigues, filho do dramaturgo, como diretor de cinema. Uma peça filmada está programada: “Boca de ouro”, dirigida por Zé Celso Martinez Corrêa e filmada por Tadeu Jungle. Os três filmes e a peça filmada serão apresentados ao público pelos próprios realizadores.
Programação
06/07 – Sexta-feira
Das 17 às 20 horas
“Português, a língua do Brasil”, de Nelson Pereira dos Santos
Projeção e debate
07/07 – Sábado
Das 15 às 17h30
“Toda nudez será castigada”, de Arnaldo Jabor
Apresentação do diretor seguida de projeção
Das 17h40 às 20h30
“Vestido de noiva”, de Joffre Rodrigues
Apresentação do diretor seguida de projeção
08/07 – Domingo
Das 15h15 às 17h30
“Boca de ouro”, de Nelson Pereira dos Santos
Apresentação do diretor seguida de projeção
Das 17h40 às 20h30
“Boca de ouro”, de J. C. Martinez Corrêa e Tadeu Jungle
Apresentação de Tadeu Jungle seguida de projeção
Nenhum comentário:
Postar um comentário