domingo, fevereiro 21, 2010

Curso Máster em Produção e Gerenciamento

Instituto Educacional e Cultural Amigos das Bibliotecas Públicas do Estado do Rio de Janeiro

O curso tem como objetivo tornar o aluno apto a realizar todo o processo da produção cultural, fornecer ferramentas e métodos para planejar, elaborar, executar e gerenciar projetos culturais desde a sua idealização até a sua prestação de contas. Apresentar, formatar e enquadrar um projeto cultural dentro dos princípios das leis de incentivo à cultura no âmbito federal e estadual. Planejar a captação de recursos, conhecer as principais empresas patrocinadoras nacionais e internacionais, oferecer contrapartidas, como abordá-las, qual o material ideal para apresentar o projeto de venda. Cada aluno desenvolverá ao longo do curso seu projeto cultural. São realizados simulados durante o curso*.
* Importante: O curso NÃO tem nenhum vínculo com pós-graduação, lato sensu e stricto sensu.

Programa

Módulo: PRODUÇÃO CULTURAL
- Plano de Negócios-Layout.

Módulo: MARKETING CULTURAL
- Captação de recursos

Módulo: LEIS DE INCENTIVO
- ICMS —Lei Rouanet - Teoria e Prática

Módulo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / NEGOCIAÇÃO
Quem são e como chegar aos Patrocinadores

Módulo: PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS / DIVISÃO E CONHECIMENTO
- Descrição do proponente – Apresentação – Objetivos – Justificativa - Público-alvo
- Abrangência do projeto - Ficha-técnica - Planejamento de mídia
- Distribuição do produto cultural- Cronograma - Estruturação do Orçamento

Módulo: GESTÃO ADMINISTRATIVA
- Prestação de Contas

Módulo: PROJETO FINAL
- Projeto de fim de curso, em grupo, permitindo a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos. A ideia base consiste na criação de umevento(fictício) final, programado,produzido e promovido pelos alunos.

Metodologia
- Aulas expositivas, estudo de caso, grupos de trabalho.
Serão realizados módulos abordando temas específicos. Esses módulos constarão de teoria, exercícios práticos, análise de questões e discussão de casos, inclusive Ética e Responsabilidade Profissional.

Carga horária
Duração: 3 meses; aulas semanais; 2ª feiras
Horário: das 18 às 21 horas

Investimento
COM DESCONTO até 10 de março de 2010
R$ 375,00 à vista ou 3 x R$ 150,00 (Cheque pré-datado)

COM DESCOTO até 28 de março de 2010
R$ 550,00 à vista ou 3 x R$ 225,00 (Cheque pré-datado)

SEM DESCONTO
R$ 750,00 à vista ou 3 x R$ 300,00 (Cheque pré-datado)

Ao final do curso
O aluno (O Produtor Cultural), irá servir de intermediário entre os artistas e a prática da arte, podendo administrar todas as funções que possui um produtor cultural, demonstrando de maneira clara qual é o procedimento para que a arte saia do papel para a prática no espetáculo.
Também será trabalhada a questão dos projetos Socio Cultural e a atuação do produtor neles, para que as pessoas possam ter uma melhor compreensão do que se trata na verdade o profissional de produção cultural.

Benefícios e Material
Todos os alunos ao concluírem o curso recebem, sem despesas extras, o Certificado e todo material didático com nosso padrão de qualidade:

Apostila
- Será fornecida apostila contendo cópia do material utilizado em aula, além de questionário de verificação de conhecimento ao final do curso.
Compact Disk
- Será fornecido ao aluno um CD contendo informação do conteúdo do curso.
Certificado
- Serão emitidos certificados para alunos com mínimo 70% de presença nas aulas.

Reservas e inscrições: Rua Camerino nº 114, Centro Rio de Janeiro - RJ
Telefones: (21) 2233.5794 ou 9405.3289
E-mail: cecyfontes@gmail.com

Nenhum comentário: