quarta-feira, setembro 10, 2008

Bahia amplia investimentos em educação profissionalizante

No programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, Jaques Wagner falou sobre a viagem que fez à região do Vale do São Francisco, na semana passada, com o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. O programa está disponível na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e no telefone gratuito 0800-71-7328, além de ser reproduzido pela rádio Educadora FM 107,5 MHZ e várias emissoras do estado. Outro destaque é a elevação do ensino profissionalizante no estado.

Em Petrolina eles inauguraram um Hospital de Traumatologia e em Juazeiro o Hospital de Oncologia. “Pela primeira vez na história do Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde, eu e o governador de Pernambuco vamos criar uma região interestadual de saúde”, anunciou Wagner. Numa solenidade em Petrolina Lula e Wagner inauguraram a Reitoria da Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco, que tem campus em Juazeiro.

Wagner disse que saúde e educação são prioridades do governo baiano e federal. “Agora a juventude do Vale do São Francisco vai ter a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho. Estamos crescendo e incluindo socialmente”, ressaltou. Ele informou ainda que está trabalhando incessantemente para melhorar os índices da qualificação profissional da juventude baiana. “Numa parceria com o governo federal, estamos triplicando as matrículas no ensino profissionalizante. Vamos inaugurar mais nove escolas técnicas até 2010. Vamos também ampliar o número de vagas nas universidades estaduais e federais e criar novas universidades”.

O governador também falou sobre sua viagem à África. No Benin, Wagner vai assinar acordos na aérea cultural e de transferência de tecnologias. Ele é o primeiro governador da Bahia a visitar oficialmente o Benin. Foi desse país africano que saíram os maiores números de negros escravos vindos para o Brasil. “A visita é de reparação. A nação brasileira tem uma dívida com o povo africano que veio para cá construir nosso país”, finalizou.

Nenhum comentário: