segunda-feira, fevereiro 12, 2007

“Fassbinder, um anarquista romântico” no Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta, de 28 de fevereiro a 18 de março, mostra do gênio do “novo cinema alemão”: Rainer Werner Fassbinder, uma máquina de fazer filmes. Intitulada: Fassbinder, um anarquista romântico, serão apresentados 15 filmes dos mais representativos da obra do cineasta, considerado um dois maiores diretores da década de 70.

Com seus filmes, Fassbinder questionou o aburguesamento da sociedade alemã pós-guerra, que segundo ele teria abraçado o consumismo da mesma forma que anos antes abraçara o nazismo. Considerado um dos realizadores mais importantes naquela década, Fassbinder foi um grande provocador. Realizou 40 longas metragens em 14 anos. Morreu em 1982, aos 37 anos. Em 2007 completam-se 25 anos do aniversário de sua morte.

Com imagens de grande beleza e com enorme talento para a veemência, criou uma obra cheia de teor romântico desesperançado que, purgando os males do mundo, pretendia libertar o espectador.

Além da mostra, com curadoria do professor, crítico e jornalista Ruy Gardnier, o público poderá acompanhar uma série com 03 aulas abertas, realizadas aos sábados das 10h30 às 12h, com entrada franca, mediante retirada de senha meia hora antes.

A primeira aula aberta acontece dia 03 de março, sob o título “Trajetória de Rainer Werner Fassbinder”, com Sérgio Alpendre, editor da revista Paisà. No dia 10 de março, o curador Ruy Gardnier fala sobre o “Estilo de Fassbinder”, e para finalizar, dia 17 de março, é a vez do crítico de cinema, Cleber Eduardo com “Fassbinder e as questões políticas e sociais da Alemanha no pós-guerra”.

Para o curador: “Fassbinder adiciona a acidez e o confrontamento de seu estilo, criando uma obra única, um sentimentalismo que é ao mesmo tempo crítico, um olhar questionador e ao mesmo tempo cheio de ternura sobre as relações amorosas, inevitavelmente vistas como jogos de poder em que um domina e outro sucumbe”. Vale conferir.

SERVIÇO

FASSBINDER, UM ANARQUISTA ROMÂNTICO

Data: De 28 de fevereiro a 18 de março de 2007

Local: Centro Cultural Banco do Brasil -Rua Álvares Penteado,112 – Centro – SP

Tel (11) 3113.3651/3652

Aberto de terça a domingo das 9 às 20 horas

Cinema: 70 lugares

Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00

Filmes em DVD serão GRATUITOS

Nenhum comentário: